quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

[FNL] 5x04 Keep Looking

Apesar de ambientada em uma cidade que vive sob a influência do futebol colegial, Friday Night Lights nunca se esforçou para desenvolver episódios temáticos, tentando relacionar seus personagens através de um mesmo assunto. Mas neste início de sua temporada final, chama atenção a quantidade de relações estabelecidas entre pais e filhos que vem sendo abordadas. Não é de hoje que a série explora este tema, mesmo o breve retorno do pai de Matt Saracen a Dillon há algum tempo atrás, provocou reação bem similar a essa que acompanhamos agora com Vince. E assim como Saracen tinha de assumir uma posição invertida nesta relação, após tanto tempo cuidando sozinho de sua avó, Vince também precisa manter seu pai longe de qualquer desvio que possa decepcioná-lo mais uma vez. Além do interesse repentino na carreira do garoto, justamente diante de um futuro promissor em uma universidade, ainda deixarem incertas as reais intenções nesta nova aproximação. A grande ironia é que Vince não acredita que seu pai possa mudar, quando ele mesmo é a maior prova disso. É neste exemplo também que Buddy Garrity resolve se apegar com a chegada de seu filho, já que todas as tentativas de controlar seu comportamento abusivo foram frustradas. No final, Buddy acaba recorrendo à disciplina do East Dillon Lions, com a esperança de que seu filho tenha herdado a mesma dedicação pelo futebol.

Enquanto isso, Becky é obrigada por seu pai a voltar a viver com sua madrasta, mas é acolhida por tempo indeterminado no lar dos Riggins, assim que Mindy presencia a encrenca em que a garota está envolvida. Com uma imensa eficiência ao construir essa aproximação das duas, Becky se oferece a fazer qualquer serviço que for necessário na casa, e me deixa com altas expectativas com esta estadia. Ela ainda encontra Luke na festa do luau que promete voltar para resgatá-la assim que possível, mas Becky continua sentindo a ausência de Tim em cada foto espalhada pela casa dos Riggins. Da mesma forma que os Taylors também sentem a falta de Julie, arrumando até desculpas para telefoná-la, enquanto a filha continua passando pelo difícil isolamento desta nova vida. Neste episódio sua trama foi até reduzida, com duas cenas breves ainda indicando seu interesse pelo tutor, mas que continuam sendo o grande problema da temporada. Não me agradou também a atenção dada a Epyck, que de forma rasa continua sendo a típica garota problemática, avessa às regras da escola. Pode até virar um caso interessante para Tami Taylor lidar, mas que espera muito mais desenvolvimento adiante. Por outro lado, agora vejo com bons olhos esta "invasão" de Jess ao vestiário dos Lions. Não só pela dedicação e responsabilidade com os equipamentos do time, como pela possibilidade de conseguir até uma vaga como coordenadora, já que sua observação sobre o posicionamento da equipe foi bem recebida pelos técnicos quando levado por Billy. As discussões que esse fato gera na relação de Jess e Vince podem não ser tão interessantes, mas quando isso bagunça o vestiário de Coach Taylor chega a ser bem divertido -- sua saída pela direita ao presenciar a discussão do casal pela primeira vez, por exemplo, foi sensacional.
Porém, o episódio foi mesmo marcado novamente pelas relações entre pais e filhos. Quando Friday Night Lights resolve investir nesses temas familiares, fica impossível não lembrar de como Parenthood trabalha esse mesmo tema. Parenthood parece assumir poucos riscos e sempre investir numa mesma fórmula, de que todos os problemas podem ser superados através da sólida estrutura familiar dos Braverman, mas nem por isso deixa de ser uma das séries mais prazerosas da atualidade. Ao final de um de seus episódios, por exemplo, é bem capaz de que você esteja convencido a mudar-se para os EUA, constituir uma família apenas para passar um Halloween como os Braverman. A comparação pode parecer injusta -- como todas normalmente são --, até porque as séries lidam com públicos diferentes e em emissoras diferentes (embora Friday Night Lights também chegue à grade da NBC posteriormente na midseason), mas não custa lembrar que ambas são comandadas por Jason Katims com extrema competência. Então, se você já está sentindo saudades de Friday Night Lights por antecipação, dê uma chance a Parenthood, até porque uma boa parte do elenco de Dillon já arrumou uma vaga, mesmo que temporária, em sua contraparte da Califórnia.

Fotos: Divulgação.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

Nenhum comentário: