sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

[FNL] 5x06 Swerve

Para uma série que nunca teve medo de encarar as consequências das escolhas de seus personagens -- às vezes levando além até dos limites aceitáveis --, não chega a ser surpresa nenhuma que Julie e Vince estejam agora envolvidos em tramas trazendo lembranças que gostariam de esquecer. Julie, que até então vivia a história mais delicada desta temporada em sua nova vida universitária, procura pelo suporte de sua família em Dillon. Porém, o receio de revelar seus segredos levam a garota a tomar outra decisão tola para retardar sua partida. Dramático até demais, isso para alguém que um par de cenas depois já está desabafando com Tami Taylor num restaurante. Lidar com esse problema provavelmente levará à maior crise da família Taylor, já que Tami ainda parece hesitante mas não quer deixar sua filha desamparada, enquanto Eric mostra-se claramente desapontado com sua conduta. Coach Taylor "caçando" sua filha pelos corredores para obrigá-la a voltar para a universidade talvez tenha sido a cena mais perturbador a se desenrolar naquela casa. Mesmo que os fins de forma alguma pudessem justificar os meios, certamente a impressão seria outra sem ter tolerado por tanto tempo esse affair tedioso longe de Dillon.
Já os problemas de Vince parecem mais graves, até porque a volta de Kennard representa um risco tanto para sua vida quanto para sua família. O arco de seu pai, que parecia estar sendo direcionado para atingir a redenção, sofreu um pequeno desvio neste episódio e ganhou complicações interessantes, assim que ele assumiu a responsabilidade de proteger o filho. Embora Vince ainda não saiba os meios que seu pai teve de recorrer para afastar Kennard, esse ato com certeza fez surgir um reconhecimento que antes não existia. Afinal, hoje Vince tem tudo a perder: sua carreira promissora no futebol, o respeito de seus colegas de equipe, as responsabilidades dentro de sua casa e o excelente papel que vem desempenhando ao cuidar dos irmãos de Jess. Mas parece certo, principalmente por toda a hesitação diante da casa de Coach Taylor, que esse perigo ainda deve voltar a perseguí-lo. Afinal, como aconteceu por tantas vezes com outros jogadores, mais cedo ou mais tarde todas as ocorrências acabam chegando em Coach Taylor. Além disso, como já disse anteriormente, nenhuma decisão, seja de Vince ou de seu pai, acaba passando em branco na série.

Provavelmente essa característica seja o principal atestado de qualidade da série, de dar profundidade até ao menor dos detalhes. Sua própria postura distinta ao tratar do futebol colegial pode ser vista neste episódio, não se preocupando com a partida em si, mas com tudo aquilo que rodeia e motiva seus jogadores. Luke descobre através de Vince que pode estar tomando uma rasteira da TMU e isso com certeza afetaria seu desempenho em campo. Mas através dos cuidados de Billy Riggins, e após desprezar todo orgulhoso (e bêbado) o falso interesse da universidade, o jogador volta a se concentrar e termina sendo o grande destaque da partida. Desde o início da temporada, já me agradava bastante essa ideia de dar espaço para o casal Riggins, mas não esperava que eles poderiam ser os grandes destaques do episódio, Billy pelo seu discurso motivador no vestiário dos Lions e Mindy pela hilária forma de aproximar Luke e Becky na festa pós-vitória. Grandes séries são assim, superam a dificuldade de perder personagens importantes ao longo do caminho investindo em figuras já conhecidas, que sempre serviram muito bem como coadjuvantes.

Fotos: Divulgação.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

Nenhum comentário: