terça-feira, 7 de dezembro de 2010

[FNL] 5x05 Kingdom

Depois de investir pesado no drama pessoal de seus personagens durante essas primeiras semanas, os autores resolveram dar um tempo nessas tramas e deixá-las um pouco de lado, para assim concentrar-se nos Lions como uma equipe. Dessa vez os jogadores precisam viajar até Kingdom, onde enfrentariam os Rangers, aqueles mesmos que na premiere da temporada passada tinham pela frente uma equipe dos Lions ainda em formação e aplicaram uma dolorosa surra, deixando Coach Taylor sem outra opção além de desistir e preservar seus jogadores. Portanto, além de disputar uma partida fora de casa, o time ainda precisava enfrentar um trauma de seu passado. Após mais um péssimo início de jogo, com os Rangers controlando a partida na base da força física, Coach Taylor tem de tomar outra decisão crucial para revertar essa situação, colocando a equipe para praticar um futebol de alto contato ao tomar como base suas próprias regras. O resultado é uma vitória de virada, mas que deixa todos em alerta para possíveis punições pelo excessivo número de infrações dentro de campo.

Mas o grande mérito do episódio foi promover a união dos Lions fora de campo, através de diversas cenas em que os jogadores se relacionavam e mostravam suas dúvidas, ambições e anseios. A longa viagem de ônibus, uma conversa descontraída entre as sacadas do hotel, a comemoração pós-vitória. Novos personagens, como Hastings e Buddy Jr, tiveram a oportunidade de se adaptar a esse contexto, enquanto velhos conhecidos puderam aprofundar ainda mais sua relação. Fico curioso para saber como Vince e Luke, colegas de quarto na própria concentração, irão reagir com essa disputa para chegar à TMU. Também parece evidente, pela aproximação entre o pai de Vince e o olheiro da TMU, que não será nada fácil para Coach Taylor lidar com todo esse assédio pelo seu capitão. O que me pareceu mais intrigante é que vários pequenos detalhes levavam a crer que essa viagem terminaria em desastre, como o ônibus quebrando no meio da estrada, Hastings colocando bebida escondida em sua mala ou a fuga do hotel para uma festa de comemoração entre os principais jogadores. Numa segunda temporada de desespero, aliás, essas ameaças certamente se concretizariam. Porém, numa temporada de despedida os personagens apenas levam esse espírito de equipe às últimas consequências, deixando seus corpos marcados para sempre como eternos jogadores dos Lions.
Enquanto isso, Julie Taylor continua vivendo sua vida de isolamento longe de Dillon, um tipo de situação que Friday Night Lights sempre teve dificuldades para lidar. Mas felizmente esses parecem ser seus últimos dias na universidade, já que assim como previa, seu caso com o tutor acabou em um escândalo assim que sua esposa descobriu tudo. Resta a Julie apenas voltar para Dillon e procurar por conforto no lar dos Taylors, provavelmente em definitivo. Ou ao menos assim todos nós esperamos.

Fotos: Reprodução.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

Nenhum comentário: