quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

[FILME] Slumdog Millionaire


4 Globos de Ouro depois resolvi ir assistir Slumdog Millionaire.

- Best Director - Motion Picture: Danny Boyle
- Best Motion Picture - Drama
- Best Original Score - Motion Picture
- Best Screenplay - Motion Picture: Simon Beaufoy


Not too shabby...

Okay, minto. Danny Boyle, diretor desse filme, eh meu diretor favorito desde... Cova rasa. Que foi provavelmente um dos primeiros filmes dele lancado no Brasil. Mas ele eh mais conhecido por Trainspotting (outra obra prima se me permitem dizer) e A Praia com o ator Leonardo DiCaprio (e justamente por a escolha desse ator, a praia nao foi um dos seus melhores momentos no cinema).

Entao eh claro que o fato de que Slumdog Millionaire ganhou quatro Golden Globes nao fez a menor diferenca na minha decisao de ir assistir esse filme. Sendo um filme do Boyle, eu jah sabia que ia gostar.

Slumdog (para mim) foi um misto de Bollywood e Fernando Meirelles. Algumas cenas tinham um ritmo parecido com o cidade de deus - e ao mesmo tempo um ritmo bem Danny Boyle para quem conhece seu estilo. Mas sim, a comparacao com cidade de deus na minha cabeca foi inevitavel. As favelas (slums) da India, a historia que conta a vida de um garoto nessa situacao miseravel.

[OFF topic: Outro filme que vi semana passada, "The Five Obstructions" de Lars Von Trier (nao vou entrar em muitos detalhes), mas em um momento do filme que eh meio documentario, Lars fala para outro diretor que ele deve filmar no lugar mais miseravel do planeta, e o diretor escolhe a India.]

ENFIM. A historia? Jamal Malik participa da versao Hindu do Show do Milhao mas eh acusado de roubar para ganhar. Quando interrogado pela policia, ele conta sua historia, e como atraves dela ele soube responder todas as perguntas no show.

No fim, vemos que Jamal nem se importava com o premio em dinheiro. A unica razao para ele ter ido participar no programa, era para poder encontrar Latika, seu amor desde a infancia, pois ele sabia que ela estaria assistindo.

Slumdog Millionaire eh definitivamente um bom filme. Assistam no cinema, para poder apreciar a bela fotografia do filme, e as cores maravilhosas da India. Quem sabe agora o resto do mundo darah mais atencao ao Danny Boyle.

(PS. se gostarem de Slumdog, filmes que recomendo do diretor:
- Cova Rasa
- Traisnpotting
- Por uma vida menos Ordinaria
- A Praia
- Exterminio)

ps2. Essa sexta comeca o Sundade Film Festival aqui em Salt Lake City. Estou com ingresso para 4 filmes. Entao nesse mes voces verao mais de mim por aqui comentando sobre o Festival e os filmes que vou assistir!

Anita

5 comentários:

e.fuzii disse...

Bom, se há dois anos atrás tivessem apostado comigo que entre todo o elenco de Skins Anwar seria o primeiro a ganhar reconhecimento internacional, eu provavelmente estaria devendo um milhão agora.

'Slumdog Millionaire' é com certeza o filme mais superestimado pela crítica que já vi. A comparação com 'Cidade de Deus' é apropriada, principalmente em algumas relações entre as personagens. Mas embora Meirelles soubesse delimitar exatamente o "caminho do bem", ele nunca forçou isso no espectador. Tanto é que já vi gente achando que ele até glorificava a bandidagem.

Já 'Slumdog' narra um conto de fadas apoiado nas mais cruéis tragédias da vida do rapaz. Assim, além dos flashbacks serem extremamente conveniente e em certo momento perderem até o aspecto de suspense, eles compilam as maiores injustiças da humanidade. Aí fica fácil pedir para o espectador sentir pena do protagonista raso, torcendo para que ele superasse tudo e como prêmio ganhasse a mocinha no final.

É muito manipulativo e apelativo para mim e me sinto trocando de canais entre o Show do Milhão e o Linha Direta.

Unknown disse...

Anita, A Praia, não foi um sucesso, não por causa do Leonardo DiCaprio (que aliás, é um excelente ator), e sim porque foi mal vendido, e não era um filme tão bom.
Já e.fuzii, não percebeu que o filme nada tem de manipulativo, e se torcemos pelo protagonista, é porque conhecemos sua história, e esta que acaba ajudando-o a responder as perguntas. Já chamar o protagonista de raso, é preguiçoso, já que Salim, seu irmão, sacrificou (literalmente e metaforicamente) sua vida, para que Jamal nunca perdesse sua humanidade e caísse no mundo violento que ele entrou.

e.fuzii disse...

Marcio,
Se você consegue encontrar profundidade no protagonista olhando para o irmão, que bom pra você. :)

Unknown disse...

e.fuzii, não venha armado, postei minha opinião sobre sua observação. Por não querer escrever um texto longo, acredito que fui mal compreendido. Se fui agressivo com você, me desculpe, só queria mostrar contra-argumentos do seu, e não brigar.

Anônimo disse...

www.linkdogame.tk
Aqui voce encotra jogos, temas, programas, aplicativos e muito mais.