terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

[90210] S03E03 - 2021 Vision

por Rafael S


Esse terceiro episódio da segunda temporada de 90210, em uma de suas primeiras cenas, apresentou uma premissa interessante: onde você estará daqui a 10 anos? E na idade em que os personagens se encontram (por volta dos 18 anos), essa é uma pergunta muito recorrente, por toda a incerteza sobre o que o futuro lhes reserva, seja pessoal, profissional ou amorosamente falando. E foi divertido ver a montagem feita com suas declarações, que refletiram bastante a personalidade de cada um. E depois dessa cena tão interessante e com tanas possibilidades a disposição para trabalhar esse tema, pensei imediatamente que o episódio todo iria girar em torno dele...mas estava enganado. Infelizmente, as referências pararam praticamente por aí (além de servirem de título ao episódio). Mais uma chance desperdiçada de construir 42 minutos em torno de uma ideia central, iniciativa que costuma gerar episódios sólidos. Mas ao invés disso, tivemos mais do mesmo: a velha sequência de altos e baixos e tramas desconexas que a série tanto adora. Uma pena.

Sendo assim, vamos lá: Annie deixou de lado (ao menos temporariamente) sua indecisão entre Liam e Charlie para adentrar em uma nova trama: depois de um episódio cheio de mal-entendidos, sua chefe Katherine (Lisa Waltz) lhe fez uma proposta tentadora: por não conseguir engravidar, ela ofereceu a Annie 20 mil dólares pelos seus óvulos. Não sei o que virá a partir daí, mas de cara me parece muito mais animador que o cretino plot introduzido no capítulo anterior (e ignorado nesse) de Liam e Charlie serem irmãos. Afinal, devido à capacidade dela de fazer as coisas e se arrepender em seguida, soa demais como mais um passo para o amadurecimento da personagem (tendência que já havia comentado em textos anteriores).

Enquanto isso, Adrianna começou a sofrer o revés por ter roubado a canção de Javier, pois entrou em cena o tio do rapaz, Victor (Nestor Serrano, um dos vilões da quarta temporada de 24 Horas), que logo de cara descobriu a farsa por possuir uma gravação da demo da música feita pelo sobrinho meses antes de sua morte. E como a performance da garota no funeral vazou e se tornou rapidamente uma febre no Youtube, criou-se uma situação delicada para os dois, e ainda para Laurel, que sem saber da mentira de Ade, quer fazer da música um sucesso estrondoso. Uma ideia muito bem sacada, que deve gerar bons momentos nos próximos episódios, ainda mais se mantiverem Navid afastado da namorada, como aconteceu nesse.



Já Naomi continuou em seu caminho de autodestruição, que dessa vez culminou em sua overdose de remédios para tentar esquecer as lembranças do estupro. Cada vez mais reclusa, dessa vez ela praticamente não contracenou com ninguém, e sinceramente, a AnnaLynne McCord não segurou tão bem essa responsabilidade sozinha. Talvez por ter se acostumado com a personalidade já estabelecida da Naomi, sempre extrovertida e expansiva, a atriz não conseguiu desassociá-la ao ter que representar momentos mais intimistas aqui, não convencendo em diversos momentos, como nas várias tentativas sem sucesso de dormir, atormentada pelos pensamentos sobre o Cannon. Mas ainda assim, toda essa subtrama envolvendo o professor, Silver e ela continuou muito interessante, e acabou ganhando intensidade nesse episódio. Toda a abordagem do Cannon para cima de Silver foi feita de modo bem realista, inclusive com vários momentos de hesitação do agressor, como se estivesse lutando consigo mesmo contra aquele desejo, além de uma montagem bem eficaz intercalando as cenas de Silver na casa dele e Naomi tomando as pílulas. Claro que um pouco mais de refinamento seria bem-vindo - afinal, utilizar o som de uma chaleira apitando para marcar o aumento de tensão é totalmente batido, além do fato do documentário dele ser sobre "presas e predadores" ser uma referência óbvia demais - mas o capítulo merece créditos por sair um pouco do lugar-comum da série.

Infelizmente, o triângulo amoroso Dixon-Ivy-Oscar não funcionou como nos dois episódios anteriores. A chave para um personagem novo ter longevidade em uma série como 90210 é fazê-lo se integrar ao todo, e não restringi-lo a apenas um nicho. Esse foi o grande problema da Annie na segunda temporada, rebaixada de protagonista à coadjuvante. E aqui o roteirista perdeu uma grande oportunidade de trabalhar essa abordagem com um personagem carismático como o Oscar, prendendo-o a intrigas envolvendo o casal Ivy e Dixon e a um papo desinteressante sobre a virgindade da garota. E não satisfeito, ainda revelou que o australiano possui um grande plano: está em busca de vingança pelo seu pai, que teve a vida destruída por Laurel. Depois disso, Oscar ficou com a maior cara de personagem que será descartado da trama em breve, o que seria realmente uma pena.

Mas em termos de reviravolta, nenhuma superou a que envolveu Teddy. Entre um pedido de desculpas e outro dele para Silver, foi revelado que ele transou com outro garoto! Ian (Kyle Riabko) foi sendo introduzido discretamente nesse capítulo: primeiro, foi um dentre os muitos que deram um depoimento na gravação do vídeo de 10 anos, e depois cruzou com Liam e Teddy no refeitório sem chamar muita atenção. Mas só no final do episódio soubemos da verdade. Pela reação mais de vergonha do que de surpresa, dá pra deduzir que Teddy sabia muito bem o que estava fazendo naquela noite, ainda que provavelmente vá culpar a bebedeira.



Com essa faceta até então desconhecida do personagem, várias possibilidades se abrem a partir de agora, tanto para ele, quanto para outros personagens, como o novato Ian e a própria Silver, que torço para que volte a se destacar como na primeira temporada. Sei que, inevitavelmente, muitos fãs irão reclamar dessa revelação, mas contanto que seja bem conduzida, sou totalmente a favor dessa guinada no personagem. Do jeito que estava é que não dava mais para aguentar.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: