quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

[90210] S03E05 - Catch Me If You Cannon

por Rafael S


Bom, vamos direto ao fato: Cannon é um estuprador, que violentou Naomi e por pouco não fez o mesmo com Silver. Um crime sério e grave. E sabendo de tudo isso, o que as garotas (com a ajuda de Adrianna) resolveram fazer? Denunciá-lo? Não, apenas tentaram um plano bem manjado para pegá-lo no flagra. Às vezes acho que os próprios roteiristas da série esquecem a noção da gravidade do assunto que escolheram por introduzir, e o desenvolvem desse jeito duvidoso...e some isso ao fato do episódio se chamar Catch Me If You Cannon para deduzir que ele iria sair impune (o que acabou acontecendo). Não sei se era essa a intenção, mas o olé que ele deu nas garotas foi bem desconcertante - mas deveríamos estar torcendo pelo criminoso? Pelo menos não foi dessa vez que mais um bom ator saiu da série.

E a única dentre as amigas que não participou desse plano fracassado foi Annie, que estava com a cabeça em outros assuntos. Como por exemplo, seu relacionamento com os irmãos Charlie e Liam. E toda a briga entre eles no capítulo passado trouxe o Liam carrancudo de volta, o que é sempre ruim. Acabou que Annie preferiu ficar com o irmão de voz fina, o que significa que sua participação ainda irá se estender, infelizmente. Mas nem só de plots ruins a garota viveu dessa vez. Sua mãe descobriu (muito mais cedo do que eu esperava) seu plano de doar óvulos para sua chefe. E com um belo sermão e o providencial nascimento de um bebê (que comentarei mais para frente), conseguiu dissuadi-la da venda.

E a participação de Debbie dessa vez não parou por aí, já que ela se tornou nada mais, nada menos, que a nova assistente da Jen! Uma escolha inusitada, mas promissora para as duas personagens, que andavam meio soltas na série. E principalmente Jen pode se beneficiar muito disso tudo, já que é o tipo que precisa de um "controle" para não exagerar e cair na caricatura, contraponto que Debbie pode desempenhar muito bem, ainda mais agora, que Jen se tornou mãe. A menina que ela esperava, na verdade era um menino, o que frustrou seus planos grandiosos logo de cara. E agora ela vai contar com Ryan ainda mais ao seu lado, já que ele quer total participação na vida do filho. Esse episódio pode ter marcado o ponto de virada na vida de Jen: embora vilã, ela se tornou uma personagem recorrente na série, provavelmente devido ao feedback positivo do público. Assim, encaro a aproximação de pessoas centradas como Ryan e Debbie à ela não como uma mera coincidência, mas uma tentativa de humanizá-la. Resta esperar para ver se a mãe de Jacques/Jack vai calçar as sandálias da humildade.



Enquanto isso, Teddy continuou em sua jornada (forçada) de autoconhecimento. E fazer dois desafetos trabalharem juntos, ainda mais em um contexto escolar (devido às famosas detenções dos colégios americanos), sempre foi um recurso muito utilizado em narrativas. Assim, a estranha tarefa de limpeza das calhas do colégio foi o primeiro passo do entendimento entre Teddy e Ian - não que eles tenham ficado amigos, mas pelo menos quebrou-se o clima da agressão no episódio passado. E como primeiro capítulo dele longe de Silver, devo dizer que as coisas correram muito bem. Que continue assim então.

Mas sem dúvidas o grande gancho do episódio passado foi a revelação da Sasha possuir o vírus HIV. E devido ao peso dessa afirmação, tenho que dizer que fiquei decepcionado com seu desenvolvimento aqui. Qualquer um que já fez um exame de HIV sabe o quanto a dúvida e a espera podem ser incômodos, mesmo quando você tem a quase absoluta certeza de que não tem nada. Agora imagine a situação de Dixon, indo fazer o teste com a certeza de que sua ex-namorada, com quem transou algumas vezes sem camisinha, era portadora do vírus? É situação para multiplicar esse incômodo por mil. A cena em que o rapaz foi ao consultório retirar sangue foi até eficiente, mas depois o episódio basicamente se esqueceu dele, relegando-o a segundo plano. Só de vislumbrar as possibilidades da dúvida e do medo corroendo-o por dentro que não foram exploradas, fico decepcionado, tanto que tudo isso poderia render trama não só para esse capítulo, mas para o próximo também. Ao invés disso, tudo foi reduzido ao triângulo amoroso dele com Ivy e Oscar, culminando apenas na perda da virgindade da garota com o australiano. Um grande desperdício trocar toda uma trama envolvendo AIDS por uma simples caso de traição (que tem aos montes na série).



Além disso, a montagem das cenas ficou estranha. Quando Ivy vai à casa de Dixon e ele mente para ela, dá a impressão de que ele já sabia do resultado do exame - afinal, a cena anterior do personagem havia sido da enfermeira ligando para ele sobre o resultado estar pronto - só para, em seguida, descobrirmos que não. Pelo menos a última cena, com o celular da Ivy tocando, e o plano abrindo para revelar ela e Oscar na cama funcionou. Mas foi muito pouco.

Nesse texto foquei mais aspectos negativos que positivos desse capítulo, mas ele não foi um desastre completo como talvez tenha dado a impressão, tanto que estou curtindo mais agora do que o fim da temporada passada. Como sempre, foi irregular (característica inerente a 90210), mas ainda vejo futuro na série. Talvez seja um otimista incurável...

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: