quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

[90210] S03E04 - The Bachelors

por Rafael S


Sem dúvida alguma, toda a expectativa em cima desse episódio de 90210 girou em torno da revelação sobre o Teddy feita no capítulo anterior. Afinal, quem imaginaria que o maior mulherengo da série teria um caso homossexual? Por isso, Ian se tornou um grande elefante branco para o rapaz, aparecendo em todos os cantos do colégio para onde ele olhava, desde uma conversa inocente com Silver até como coreógrafo do número de dança do evento beneficente que foi organizado pelos alunos. E incomodado com a presença dele em todos os cantos (e possivelmente em seus pensamentos também), a situação se tornou insustentável, e que culminou em um ato reprovável de homofobia por parte de Teddy. Essa foi a gota d'água para Silver se afastar de vez de seu namorado (e olha que ela nem descobriu a verdade ainda), o que mexeu ainda mais com a cabeça do ex-tenista que partiu para a briga contra o coreógrafo - e é claro que os dois se atracando pelo corredor do colégio teve todo um subtexto sexual. Assim, acho que podemos dar como certo uma participação relevante de Ian na série a partir de agora, além do processo de aceitação (ou não) do Teddy. E espero que seja melhor trabalhado que o relacionamento entre Adrianna e Gia na temporada passada, que começou muito bem, mas foi atropelado e descartado pelas mudanças constantes de rumo da série.

E falando na Ade, estabeleceu-se o conflito entre ela e Victor pela música do Javier - e como esperado, eles não puderam ignorar o real sucesso que tinham em mãos. O problema é que, de uma hora para outra, o roteirista resolveu caracterizá-lo como um empresário inescrupuloso. Bom, talvez a palavra "descaracterização" seja um pouco forte demais, afinal esse foi apenas o segundo episódio que o personagem participou, mas tentaram tanto ressaltar a ganância dele de formas tão forçadas que soou como pura caricatura. Claro que foi coerente ele querer explorar a música devido ao sucesso, mas chantagear Adrianna não fez sentido algum, pois caso a verdade seja revelada, ele mesmo seria diretamente prejudicado também, afinal se tornou o empresário dela. Penso que uma parceria entre os dois renderia frutos muito melhores em termos de história, com ambos se questionando a todo momento o peso moral daquilo que estavam fazendo. Mas optaram pelo caminho mais fácil, infelizmente. E parece que vai sobrar para o Navid salvá-la mais uma vez de uma enrascada. E falando neles, vale um comentário: não sou dos maiores defensores do namoro entre Ade e Navid, mas achei bem bonitinha a cena no leilão de solteiros, quando ninguém queria "comprar" o rapaz, e Adrianna apareceu e o arrematou com todo o dinheiro que ganhou com seu show.



E Annie se viu entre Liam e Charlie mais uma vez. Para piorar, todo o assunto sobre eles serem irmãos (meio-irmãos, na verdade) veio à tona. Tudo muito desnecessário, afinal já seria de se esperar um conflito entre Liam e qualquer um que estivesse ficando com Annie, independente do motivo. Mas vieram com essa história de parentesco, e com direito a mágoas do passado. Mas a cereja (negativa) do bolo é o fato de que esse Evan Ross atua muito mal. Muito mal mesmo, dizendo suas falas com expressividade zero. Assim fica fácil escolher com quem Annie deve ficar (curioso que nesse capítulo, Liam esteve mais descontraído que o normal - terá sido para ressaltar a ruindade do Charlie?). Mas pelo menos a Annie não viveu só disso nesse episódio. Ela aceitou a proposta de vender seus óvulos para Katherine depois de notar as dificuldades financeiras que sua mãe está passando. O que deu à Debbie alguma coisa pra fazer na série, já que andava tão jogada de lado.

Mas o retorno mais inesperado desse episódio foi o da Sasha. Lembram-se dela? A DJ, namorada do Dixon na segunda temporada, que forjou uma gravidez e posteriormente foi desmascarada e enxotada pela mãe do rapaz. Pois então, ela reapareceu e começou a cercar Dixon de modo muito suspeito...até que revelou na última cena do capítulo que era portadora do vírus HIV. No mínimo chocante. E tenho que dar o braço a torcer: no episódio passado chamei o assunto da virgindade da Ivy de "desinteressante". Bom, com essa informação agora, as coisas meio que se justificaram (tematicamente falando). E embora esteja longe de ser novidade na dramaturgia, esse acaba sempre sendo um assunto delicado, e introduzido para colocar em destaque todas aquelas discussões sobre a doença e o preconceito. Claro que pra isso precisa ser confirmado ainda se Dixon contraiu o vírus ou não (até porque não imagino que Sasha vá voltar definitivamente, e sim foi apenas um veículo para a notícia). Mas de qualquer jeito, foi daqueles acontecimentos que estremecem vários núcleos do seriado.



E pegando carona nesse tema da AIDS, vale destacar que esse talvez tenha sido o episódio mais politizado de 90210 Até agora. Não só foi introduzida a questão da doença, como foi abordada a questão da homofobia (Teddy/Ian), do câncer de mama (o evento beneficente organizado por Silver) e do estupro (as amigas juntas dando força para Naomi após descobrirem a verdade). Um dos pioneirismos de Barrados no Baile foi trazer esses temas polêmicos para a televisão e para um universo jovem, isso em 1990. Muita coisa mudou desde então, muitas outras séries hoje fazem o mesmo, mas gosto de ver esse legado ainda sendo carregado pela sua "filha" - a primeira temporada teve essa característica, que se perdeu durante a segunda. Espero que tenham retomado de vez.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: