sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

[90210] S03E06 - How Much Is That Liam in the Window

por Rafael S


Quando vi o nome desse episódio de 90210, logo tentei decifrá-lo em minha cabeça: seria algum tipo de trocadilho ou de metáfora? Errado, ele é simplesmente literal: de fato temos Liam em uma vitrine. E é claro que por causa de seu novo trabalho, ele virou alvo da zoação dos amigos (vide foto acima) e assédio das garotas - principalmente de Laura (Amelia Rose Blaire), se lembram dela? A garota que "comprou" o rapaz no leilão de solteiros do quarto episódio dessa temporada. Ela não desgrudou dele desde então, e bolou um plano para tirá-lo da vitrine e trazê-lo para trabalhar (e morar) em sua mansão. E Liam mais uma vez, pulou da frigideira para o fogo. É o que sempre digo, o personagem se sai muito melhor quando está mais solto ou desconcertado - aqui, toda o constrangimento dele por causa do assédio ficou muito legal, e agora que ele vai conviver com uma louca que cita Crepúsculo como sua referência de relacionamento amoroso, as possibilidades parecem bem promissoras para deixá-lo ainda mais sem jeito.

E enquanto tentava esquecer Liam, Annie foi se relacionando cada vez mais com Charlie. E se a coisa não podia ficar pior do que um almoço em um restaurante francês (só porque ele escreve para teatro?), inventaram uma trama sem pé nem cabeça onde Annie ficou assustada por ele escrever peças sombrias e violentas. E...? Que tipo de gente se assusta com essas coisas? E nem preciso dizer que a tentativa de construção de tensão em cima disso não deu certo, não é? Além disso, com a relevação de cicatrizes tanto em Charlie quanto em Liam, é certo que vem por aí algum segredo tenso não revelado (mas que foi mencionado tangencialmente no episódio passado) envolvendo os dois irmãos.

E bastou começar o processo de amadurecimento da Jen, que ele rendeu consequências inéditas já nesse capítulo. Pela primeira vez na série houve um momento de compreensão sincera entre ela e Naomi. Após descobrir (sem querer) o abuso sofrido pela irmã, Jen finalmente baixou sua guarda e mostrou o quanto se importa com ela. E justamente essa se tornou a peça que faltava para enquadrar Cannon. Dessa vez sim, com uma abordagem séria do assunto, o roteiro acertou ao mostrar Jen e Ryan chocados com a gravidade do caso, e dispostos a formalizar legalmente uma denúncia - e para isso, a série resgatou aquele pequeno gancho do Ryan no season finale da temporada passada, onde o professor (bêbado) viu Naomi e Cannon em uma sala do colégio, na mesma noite em que houve o estupro. Incrível como colocar Jen, Debbie e Ryan para contracenarem juntos contribuiu tanto para a série. Fui muito bem surpreendido por isso.



E a onda de otimismo do episódio não passou por aí. Com a trama da carreira de Adrianna de volta ao foco, a caracterização caricata de Victor infelizmente continuou, mas dessa vez um elemento interessante foi acrescentado à história: ele é de fato, um empresário de sucesso, e todas a sua campanha de marketing agressivo com a Adrianna deu certo! Ensaios fotográficos, sucesso com a música, capas de revistas...a carreira dela nunca esteve tão bem. Aí sim criou-se um dilema para ela, tendo que escolher entre a fama e os mandos e desmandos (e chantagens) de Victor, era o tipo de componente que faltava na trama. E reparem como nem a descoberta de Silver e Navid (que tiveram uma interação interessante nesse capítulo) da verdade foi suficiente para demover Ade de sua ambição. E isso ainda traz ecos da Adrianna da primeira temporada, com toda aquela sede desmedida do sucesso. A prova de como uma simples característica adicionada a um personagem (no caso o Victor) pode trazer tantas melhoras.

A primeira cena desse capítulo foi uma continuação direta do fim do anterior, com Ivy acordando depois de sua primeira vez. E já de cara, ela teve que encarar Dixon, que foi correndo explicar o mal-entendido com a Sasha (e depois disso, acho que dá para jogar uma pá de cal sobre a trama do HIV). Mas o destaque acabou sendo Oscar, que depois de comer pelas beiradas por cinco episódios, resolveu mostrar suas garras e confrontar mãe e filha com a notícia de que ele já transou com ambas. Depois dessa já dá para selá-lo como o vilão da série nessa terceira temporada? Fui contra esse "passado sombrio de vingança" do personagem, mas pelo menos essa revelação para os outros aconteceu rápido. E vale dizer que a Kelly Lynch teve uma boa atuação aqui - até agora, ela basicamente esteve sempre no piloto automático, como a mãe cool e descolada, mas dessa vez ela deu vazão (com sucesso) às suas emoções.



Definitivamente, esse capítulo foi muito superior ao passado, com melhorias significativas em vários núcleos. E para fechar bem um bom episódio, ele foi encerrado ao som de Wicked Game, do Chris Isaak, um clássico da música romântica dos anos 90. Hoje em dia, ela soa meio datada, mas quem liga? Afinal, não é todo dia que toca uma música em 90210 que é mais velha que a maioria de seus personagens!



Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: