quinta-feira, 6 de outubro de 2005

[Lost] Orientation - 2x03



Orientation. Tá aí o novo divisor de águas na série. Graças à fita que Jack e Locke assistiram, agora sabemos que a ilha não é simplesmente um lugar onde coisas estranhas acontecem. O lugar é na verdade parte de um experimento cietífico chamado Dharma Initiative iniciado em 1970 por 2 professores da Universidade de Michigan e que tencionava estudar e pesquisar assuntos voltados à zoologia, eletromagnetismo e psicologia, o que de cara já se relaciona e explica o "poder" do lugar, se não vejamos: O(s) urso(s) na ilha foram colocados lá e ao que tudo indica não são frutos de uma suposta paranormalidade do Walt, Locke é o homem psicológico, se é que podemos chamá-lo assim, pois desde os primeiros momentos acreditou que a ilha tinha algo especial. Daí talvez a justificativa para que ele tenha voltado a andar. Será que a ilha exerce esta influência no corpo daqueles que acreditam e têm a mente aberta? E por fim o lance do eletromagnetismo. Os produtores têm falado que aidna irão mostrar como e porquê o avião caiu na ilha. Especula-se que ele tenha sido sugado por alguma força, portanto creio que o eletromagnetismo se aplique ali não? Enfim, esse vídeo trouxe muita luz para todos nós fãs. Tenho certeza que muitas novas teorias surgirão a partir de agora. O caminho se abriu.

E o que dizer sobre o embate entre Jack e Locke? Mais um na verdade. Tá ficando chato esse lance do Jack ser do contra toda hora e querer controlar as decisões do que se deve ou não fazer. Mas confesso que achei que ele teve um bom argumento nesse episódio. Executar ou não a sequência dos números no computador? Seria este ritual (digitar os bad numbers a cada 108 minutos e re-iniciar a contagem) realmente essencial pra sobrevivência de todos na ilha, como o Desmond disse? É verdade que algo deu errado no projeto Dharma, e que o ritual é a única forma de se corrigir isso? Enfim, só me irritei pelo fato dele ter feito o discurso ao longo de quase todo o episódio de que tudo deveria passar de um jogo psicológico dos criadores do projeto para que alguém ficasse eternamente naquela escotilha cumprindo o ritual, e no final resolve subitamente executar a sequência. Pô cadê a personalidade de líder? Não acredita no próprio argumento?



Sobre o flashback do Locke, não nos trouxe nenhuma grande novidade além de conhecermos a Helen, que no final das contas não era garota de programa ou psicóloga do Locke e que o pai dele é um grandessíssimo filho da puta. O que você faria se o pai que você acabara de conhecer precisasse de um transplante de rins, e que após você salvar sua vida fosse tratado como lixo? Como assim o véio diz na cara dura pro filho que "You're not wanted" ? Merecia uma porrada dentro da cara no mínimo não acham? Aliás, o Terry O'Quinn mostrou nessas cenas porque é o melhor ator do elenco. Sensacional a atuação dele naquele flashback.



E comentando sobre o encontro do trio Michael, Sawyer e Jin com a Ana Lucia, creio que a maioria que lê spoilers já sabia o que aconteceria né? E mesmo que não leu nada antes, deve ter sacado desde o 1º momento em que ela foi jogada naquele buraco junto deles, que ela na verdade fazia parte do grupo de captores deles. Pra mim aquele pessoal definitivamente não tem nada a ver com "Os Outros" citados pela Danielle. Agora entender os motivos de tamanha animosidade é o mistério que fica, afinal teoricamente são todos sobreviventes do vôo 815. Bem, pelos menos a Ana Lucia sabemos que é. O Shaft (apelido dado pelo Sawyer ao armário negro) me parece ser alguém que está por la´a mais tempo. Talvez ele realmente seja um sobrevivente daquele avião de traficantes.

Num último adendo, quero destacar que quem assite Alias deve ter reparado a citação àquela série no momento em que o Locke tenta arrumar o computador e o contador mostra o recorrente número 47 tão usado na outra cria do JJ. Gostei da brincadeira.



Bem é isso aí pessoal, gostei bastante de Orientation e já espero ansiosamente pelo Everybody hates Hugo que pelo promo promete novas e surpreendtes revelações como por exemplo a de que o Jin fala inglês perfeitamente. Como será que ele aprendeu hein?!! E que papo era aquele dele de que "Everything is going to change"???

Mais comentários logo logo com o Ribas, Lilian, Anchieta, Patrick, Cybeli e a Enid Rachel. Abraços.

Anchieta: Caramba. Tá cada dia melhor, hein. Curti bastante esse episódio e ficou um gostinho de "já acabou?". Episódio bom é assim, a gente nem sente o tempo passar. Enfim, o que todo mundo pensou no primeiro episódio veio por agua abaixo: Desmond não sabia do acidente, seu encontro com Jack no passado, pelo menos para ambos, foi coincidência e ele é mais uma vítima da ilha. Agora, que doença é essa afinal? Teria alguma coisa a ver com o SS? E o pessoal da parte de trás do avião, estariam doentes? Davi, apesar de ter desconfiado no final do episódio 02 que eles fossem os outros sobreviventes, quando jogaram a Ana Lucia lá fiquei meio na duvida, mas tb pensei na possibilidade disso ter ocorrido de propósito, principalmente qdo ela diz q ficou esse tempo todo sozinha. E logo, logo teremos o primeiro flashback dela, no episódio "The Other 48 Days", será que vai dar pra entender melhor tudo q aconteceu? Agora, sobre o Jin falar ingles... isso não aparece no preview do proximo episódio, aparece? Eu nao me lembro. E se isso é mais um spoiler, ai, ai, bad robot pra mim. Tb percebi o número 47 e logo relacionei a Alias. Não sei se vcs perceberam, mas esse foi o primeiro episódio em que as cenas de flashback não foram anunciadas pelo som das turbinas do avião. Achei estranho. Tb acho q eles estão se focando muito em determinados personagens. Já é o terceiro episódio e naõ teve uma participação ativa de nenhum dos personagens q ficou na praia. Espero q no proximo apareçam mais. Té mais.

RIBAS:
Bom, mais um episódio que não consigo inaugurar heheheh(ops, quer dizer snif snif)
Desse episódio e de tudo que já foi dito, tenho por enquanto apenas mais tres pontos a destacar, que são:
>>> qto ao flashback do Locke, que praticamente todo mundo achou fraco e tal, além do que o Davi já disse, outra coisa me chamou atenção, alias me chamou muito a atenção, me refiro a forma de terapia em grupo e o fato da mulher chegando e seduzindo-o... Isso me deu um insight e me fez lembrar, também, de Alias, mais específicamente qdo o Will(Alias) estava em um grupo p/reabilitação de drogados e uma guria tentou seduzi-lo com teorias de conspiração, p/ver o que ele sabia e até onde ele falaria, quem vê Alias, deve lembrar disso... Pois bem, estou achando que o Locke estava sendo testado pela Sd6? Nããããão, maaaaaaaaaaaas JJ esta nos dois seriados e pode ter aproveitado a idéia...O tempo mostrará...
>>> Outra coisa, embora eu ache que essa experiência(1970) e o video(1980), não tenham mais tanta importância, e talvez até já tenha sido abortada(talvez até no fim da guerra fria, sei lá...) afinal, aparentemente eles foram esquecidos lá, o parceiro morreu e o DD já esta há 3 anos pelo menos, qdo era p/ficar apenas 45 dias(ou até como o WOLV - Rodrigo F.S. de Souza, citou "5 hundred and 40 days", ou seja, 540 dias!), alias o DD nem era p/ficar, visto que sobreviveu a um naufrágio, maaaaaaaas como eu dizia, embora pense da forma acima, algo nesse projeto deu errado, ainda na década de 70, e originou o reloginho e talvez "Os outros", Ethan, o tubarão, o "Lostzila" e tudo o mais que esta vivendo fora(talvez numa Vila hehehe) "em quarentena".
>>> O Terceiro ponto que julgo interessante, é o fato do DD, ter sido resgatado do naufrágio pelo Kelvin(ou Calvin), pois se o Kelvin estava na escotilha, escondido e "protegido" do setor de quarentena, como e pq saiu, p/resgatar um sobrevivente de um naufrágio? Essa pergunta é extremamente cabível, qdo vemos as datas... A experiencia teve início em 70, no período de 70 a 80, algum mread aconteceu "a doença", em 1980 o video foi feito ou refeito(incluindo até o gaguejar do DR.) e só depois nosso, ainda desconhecido, amigo Kelvin chegou e com base no que lhe foi ensinado ensinou o DD(que chegou na Ilha, por volta do ano 2001)... É pois é, muitas peças ainda faltam e muitas que vao sirgindo acabam complicando mais ainda, maaaaaaaas isso que é legal hehehhe
Abaixo posto o texto do video, traduzido pelo pessoal do Forúm do Dellmelo:

"BEM-VINDOS. SOU O DR. MARVIN CANDLE.
E ESTE É O FILME DE ORIENTAÇÃO PARA A ESTAÇÃO 3 DA PROJETO DHARMA.
EM POUCOS MOMENTOS, VOCÊ RECEBERÁ INSTRUÇÕES SIMPLES SOBRE COMO VOCÊ E SEU PARCEIRO DEVERÃO CUMPRIR SUAS RESPONSABILIDADESJUNTO A ESTA ESTAÇÃO.
MAS, ANTES, UMA PEQUENA HISTÓRIA.
O PROJETO DHARMA FOI CRIADA EM 1970 E É RESULTADO DE GERALD E KAREN DEGROOT, DOUTORES DA UNIVERSIDADE DE MICHIGAN. SEGUINDO OS PASSOS DE PIONEIROS COMO B.F. SKINNER ELES IMAGINARAM UM GIGANTESCO CENTRO DE PESQUISAS ONDE CIENTISTAS E PENSADORES DE TODO O MUNDO...PUDESSEM REALIZAR PESQUISAS SOBRE METEOROLOGIA, PSICOLOGIA, PARAPSICOLOGIA, ZOOLOGIA, ELETROMAGNETISMO, E SOCIALISMO UTÓPICO (A Vila - suposição minha, não consta do texto original).
INDUSTRIAIS DINAMARQUESES RECLUSOS E O MAGNATA ALVAR HANSO,CUJO APOIO FINANCEIRO PERMITIU QUE O SEUS SONHOS DE UM CENTRO DE PESQUISA SOCIAL E MULTIDISCIPLINARSE TORNASSEM REALIDADE.
POR ENQUANTO, VOCÊ E SEU PARCEIRO ESTÃO ALOJADOS NA ESTAÇÃO 3. OU O "CISNE". VOCÊS DEVEM PERMANECER AQUIPELOS PRÓXIMOS 45 DIAS.

A ESTAÇÃO 3 FOI ORIGINALMENTE CONSTRUÍDAPARA SER UM LABORATÓRIO, ONDE CIENTISTAS PUDESSEM TENTAR ENTENDER, CERTAS FLUTUAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS RARAS QUE EMANAM, EM ESPECIAL, DESTE SETOR DA ILHA.
HÁ POUCO TEMPO, NO ENTANTO,
ALGUNS EXPERIMENTOS COMEÇARAM...
AQUILO FOI UM INCIDENTE...
(Nesse momento, Dr. Marvin, se perde, gagueja e "enrola" os espectadores do video, algo realmente aconteceu de errado, voltem o video e percebam essa parte - observação minha, não consta do texto original)
E DESDE ESSA ÉPOCA, OBEDECEMOS AOSEGUINTE PROTOCOLO:
A CADA 108 MINUTOS, ESTE BOTÃO DEVE SER PRESSIONADO. QUANDO O ALARME SOAR, VOCÊ TERÁ 4 MINUTOS PARA ATIVAR O CÓDIGO NO PROCESSADOR DO COMPUTADOR, INDUÇÃO NO PROGRAMA.
QUANDO O ALARME SOAR, VOCÊ OU SEU PARCEIRO DEVERÃO DIGITAR O CÓDIGO. É ALTAMENTE RECOMENDÁVEL QUE VOCÊ OU SEU PARCEIRO FAÇAM TURNOS ALTERNADOS. DESSA FORMA, PODERÃO ESTAR ALERTAS E DESCANSADOS. E MAIS IMPORTANTE AINDA, O CÓDIGO DEVE SER CORRETAMENTE DIGITADO NO TEMPO DEVIDO. NÃO TENTEM USAR O COMPUTADOR PARA QUALQUER OUTRA COISA.
PARABÉNS, NOS VEMOS QUANDO SEUS SUBSTITUTOS CHEGAREM.
O FUTURO DESSE PROJETO ESTÁ EM SUAS MÃOS. EM NOME DOS DEGROOTS, DE ALVAR HANSO E DE TODOSOS FUNCIONÁRIOS DA PROJETO DHARMA, NÓS OS AGRADECEMOS.
OBRIGADO.
E...
BOA SORTE."
É, pois é, só nos resta esperar, pois realmente este episódio foi um divisor de águas e uma porta de entrada p/todo um novo mundo de suposições!!
Ultreya!!

Patrick: O prometido é devido, e para quem pensava que nos iriam enrolar, os produtores cumpriram o que prometeram, está explicado grande parte do mistério da ilha, claro que agora surgem mais perguntas mas se não fosse assim, seria o fim da série. Os produtores falaram que esta temporada será mais virada para a exploração da ilha. Será que vão procurar as outras estações? Estarão elas também guardadas por alguém? Seja qual for a resposta, tenho certeza que eles sabem o que estão fazendo e eu com certeza vou adorar! Para já este filme da Dharma já nos deu mais respostas do que eu esperava.

Quanto ao flashback do Locke, apesar da unica novidade ser termos conhecido a Helen de quem já tinhamos ouvido falar no 1º flashback dele e que até agora pensavamos que era uma psicologa ou "menina" de sexphone, foi bastante interessante ver essa fase da vida dele e ficam as perguntas: O que correu mal na relação dos 2? Será que acabou porque ele não conseguiu

manter a promessa? Ou ela o terá abandonado por ele ter ficado paraplégico? Possivelmente saberemos a resposta no proximo flashback dele. Ponto importante sobre o Locke, penso que definitavamente ele não é do MAL! rs

Quanto ao que aconteceu ao Sawyer, Jin e Michael, por terem sido capturados de uma forma tão bruta e depois de sabermos que a Ana Lucia ao se fazer passar por prisioneira e na verdade estar apenas a tentar recolher informações, fiquei a pensar no que terá acontecido para agirem desta maneira? Será que eles já tiveram algum contacto com os "Outros"? para quê tanta precaução? Não deveriam ficar contentes por encontrar gente? Cada vez acredito mais que a estadia desses passageiros foi bastante mais violenta do que a dos nossos já conhecidos herois.

Outro ponto importante é o estado do Jack, vê-se que ele está bastante debilitado psicologicamente, o comportamento dele demonstra-o claramente, ele está com os nervos à flor da pele... Interessante a reação dele quando o Desmond perguntou pela mulher dele, o que terá acontecido com ela? Espero que tenhamos a resposta ainda esta temporada.

Quanto ao preview do proximo episódio, se depois de a Kate apanhar o Jack espiando ela a tomar banho, ele não tomar uma atitude mais vale ele ser comido pelo Lostzilla! rs E o Jin será que ele fala mesmo inglês? Não acredito nisso, penso que estejam a tentar enganar-nos, eles não costumam entregar um spoiler desses assim de mãos beijadas... Que venha o proximo episódio para tirarmos essa duvida!

Cybeli: Bom, os meninos já disseram praticamente tudo... A única coisa que vejo faltando, é a questão do Jin... conversando com o Davi, estranhamos o fato do coreano não ter demonstrado nenhuma reação quando a Ana Lucia foi jogada no buraco com eles... oras, se ele foi capturado mais cedo, obviamente viu a "mocinha" junto com o resto do povo (dá pra perceber que é ela atrás da loira com cara de mulher das cavernas)...então, porque razão ele não avisou? E a questão dele falando inglês no promo do próximo episódio me deixou ainda mais desconfiada...tudo bem, essa questão a gente tira a limpo no "Everybody Hates Hugo".

Mas, no geral, adorei o episódio, finalmente tivemos algumas respostas, tudo bem que ainda tem muita coisa pela frente, mas agora já sabemos um pouquinho mais...Ah, outra pergunta...quanto tempo será que vai levar para o povo parar de apertar o botão a cada 108 minutos?

Não vou nem falar a respeito do Locke (definitivamente o Terry O'Quinn se mostra cada vez melhor - dá pra sentir a dor dele quando aquela "coisa" fala que ele não é bem vindo), mas, uma cena que eu achei muito boa, foi a do Hurley achando a despensa...fiquei imaginando o que ficou passando pela cabeça dele quando ele viu aquilo tudo de comida...muito bom...

Enfim, realmente esse foi um episódio que passou voando e deixou aquele gostinho de "quero mais"... o próximo também promete ser muito bom...


10 comentários:

Anônimo disse...

Davi, falou tudo...
Tambem acho que esse episodio é um divisor de aguas na série.
Fico aqui esperando os comentarios do resto do pessoal.
Até!!!

Anônimo disse...

Opa, o primeiro comentário no Comentários em Série a gente nunca esquece. hehehe

Bom, primeiramente queria parabenizar o trabalho de vcs por aqui, sempre com deduções interessantes a respeito de Lost, Alias, entre outras tantas séries q vcs abordam.

Só queria fazer uma correção a respeito do q disseram. Aquele lance de "vocês devem permanecer aqui pelos próximos 45 dias" realmente foi erro de tradução da legenda. Ouvindo mais atentamente dá pra entender muito bem q ele diz "5 hundred and 40 days", ou seja, 540 dias!

Anônimo disse...

O Wolv tá certo:

"You and your partner are currently located in Station 3, or the Swan, and will be for the next 540 days."

Davi Garcia disse...

Opa valeu pessoal, esse detalhe do período tinha passado batido pra mim também. Abração.

Um Mero Espectador disse...

Após corrigir o tempo, graças ao comentários do wolv, fiquei pensando, o video era p/duas pessoas, logo, inicialmente(em 1980), TALVEZ o Kelvin tenha chegado com mais uma pessoa, que morreu, depois o Kelvin morreu e só sobrou o DD, ou seja mais uma vez repito que esse projeto deve ter sido esquecido há anos...

Um Mero Espectador disse...

Postando na Lost Brasil em 8/10/2005 12:52

Tive um estalo...

Vcs já pararam p/pensar que, originalmente(após a feitura do video, que data de 1980) chegou a "estação 03" uma dupla?

Já pararam p/pensar que pela total falta de informações que o DD tem, o Kelvin devia fazer parte dessa dupla?

Já pararam p/pensar que o(a) parceiro(a) do Kelvin(Calvin) deve ter morrido(ou adoecido)...

Já pararam p/pensar que o DD esta lá há tres anos(mais de 540 dias) e que o kelvin morreu nesse espaço de tempo)

Pois é, com base nisso tudo, deixo aqui registrado novamente o meu achismo de que o projeto e tudo mais ligado a escotilha, já deve ter sido descontinuado há tempos, alias se bobear nem as empresas existem mais...

Para mim, isso tudo que foi e deverá ser mostrado do projeto e das pessoas envolvidas, em mais alguns episódios, servirá apenas p/explicar no que a ilha(Ilha??) se transformou(com a "doença" que fez o DR gaguejar no video) nada muito mais que isso, vejo isso como um mero "flasback" da ilha hehehhe...

Ultreya!!
Que venha quarta feira!!

Anônimo disse...

"...mais vale ele ser comido pelo Lostzilla.." essa foi otEma..heheh
blog ta show..parabens

Anônimo disse...

Curti o site conheci só essa semana e achei legal ver opiniões de fãs da série de uma forma diferente da do orkut.
Anyways...
Eles vão revesar com todos os participantes do grupo, por que se a Shanon for ficar com um turno ela não devia apertar o botão já que o walt disse prela naum apertar, correto? Tratando o som de quando ele aparece da pra ouvir isso, mas sera que ela ouviu isso... eheheh
LOST ROX ate o inferno!

Anônimo disse...

Curti o site conheci só essa semana e achei legal ver opiniões de fãs da série de uma forma diferente da do orkut.
Anyways...
Eles vão revesar com todos os participantes do grupo, por que se a Shanon for ficar com um turno ela não devia apertar o botão já que o walt disse prela naum apertar, correto? Tratando o som de quando ele aparece da pra ouvir isso, mas sera que ela ouviu isso... eheheh
LOST ROX ate o inferno!

Anônimo disse...

Ribas, acho que dia 08 tivemos uma transmissão de pensamento (telepatia???), pq tbém postei no LostBrasil sobre o Kelvin ter um parceiro antes do DD. Não vi seu comentário, nem vc deve ter visto o meu...
Anyway... Mas a primeira pessoa em pensei foi o Ethan. O tal parceiro pode ter morrido, mas tbém pode ter escapado do cafofo...
Que o projeto deu errado não há dúvidas. Mas fico pensando se ele foi mesmo abandonado, talvez continue sendo monitorado - em referência ao "grande irmão" de 1984...
Abraço a todos!