quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

[24 Horas] 6x07 - 12 P.M. - 1 P.M.

Talvez o melhor dos episódios dos 127 que conhecemos. Simplesmente fascinante. É mais ou menos o que eu previ no último comentário: como o episódio 6 foi relativamente morno mas com a inserção de elementos “explosivos” que uma hora ou outra viriam a detonar, certamente os posteriores seriam igualmente explosivos. Só não estava achando que seria tão cedo, achava que algo bombástico aconteceria mesmo no episódio 8 ou 9.

Eu transgredi meus próprios princípios e vi o promo antes do episódio, dessa vez. Claro que dá aquela vontade de saber o que vai acontecer, mas me arrependi. Parece que perde totalmente a graça. Colocar a cena do Morris dentro do carro e levando tiros só provocou tensão enquanto eu assistia o fragmento de poucos segundos, mas inibe a diversão quando você está assistindo ao episódio. Acho que não vou mais fazer isso...
Vamos aos pontos relevantes.

Photobucket - Video and Image Hosting
No layer da Casa Branca, não poderíamos deixar de ver mais cenas de intriga, duvido que haja episódios em que pelo menos uma discordância ou princípio de armação ocorra. Surpreendendo cada vez mais, Wayne assume uma postura firme perante tantos tubarões querendo sua ruína. Isso é para calar a boca de todos aqueles que falavam “putz, Wayne Palmer como presidente? Por favor né.” Não gosto nem um pouco da FOX como emissora de TV, mas os roteiristas por ela contratados para escrever esta maravilha de série merecem muito respeito: eu também achava que o Wayne seria fraquíssimo para o posto. Ok, mas ainda ta cedo para dizer algo em caráter definitivo...
Photobucket - Video and Image Hosting
...ao passo que o Vice-Presidente, Noah Daniels, tão sinistro quanto em “Morte Súbita”, parece mais ameaçador do que Jim Prescott, na segunda temporada, Noah parece calmo demais. Mas Lennox não vai parar por aí, ele tem sede de poder. Mesmo ocupando um dos mais importantes cargos do país, parece que ainda quer mais, não apenas fazer papel de conselheiro, mas de propor medidas abusivas que futuramente ele falaria “eu que tive essa idéia!”
No layer do terror, demos um tempo de Fayed, ele ta só lá esperando a “encomenda”. Marwan já teria se articulado de outra forma! Fora os que, como de praxe, aparecem para lucrar com a situação, não vimos ainda nenhuma outra célula terrorista. Eu ficaria muito triste se toda a temporada for em torno de Fayed. Pelo menos então que se esclareçam mais detalhes sobre o passado dele com Jack, pois a premissa para a volta dele da China ainda é muito fraca, como eu disse antes.
Darren McCarthy: das duas, uma: ou ele não é apenas o vendedor das bombas para Fayed e tem planos mais mirabolantes ainda para fazer com seu dinheirinho, ou ele morrerá logo no começo do próximo episódio, afinal Fayed não mais precisará dele. E se isso acontecer... ficará muito difícil achar uma pista para encontrá-lo.
Photobucket - Video and Image Hosting

Morris O’Brian: simpatizo com o personagem dele desde o final da quinta temporada. Não só é bom entendedor do que deve fazer como também é um excelente toque de humor dentro da CTU. Também é muito bom ver o crescimento dos personagens em 24, coisa que é dificílima de acontecer. O formato é impeditivo, e o que sabemos do passado de cada um não é visto em flashbacks, e sim em conversas como as de corredor. Bill, por exemplo: o que sabemos sobre ele? Trabalhou em Seattle com a Michelle, quase teve um affair com ela, veio para a CTU de LA e casou-se com Karen Hayes. O que está no curriculum do profile do site oficial pouco diz. Voltando ao Morris, o cara realmente sabe. Usa até utilitários hackers para decryptar a imagem! Só não sabia que era ele mesmo!
Photobucket - Video and Image Hosting
Detalhe para a foto acima: uma falha no episódio. A hora da cena acima é 12:55, mas está parecendo que é finalzinho de tarde ou começo da manhã, algo que não gosto em 24 desde a 4ª temporada: o nascente e poente acontecem em horas não-terrestres...
Agora, vamos ao layer principal do episódio: a inescrupulosa família Bauer. É incrível, acho que Jack é o segundo homem do mundo que suportar tanto sofrimento. Recebe nas costas o dever de virar segurança de político (ta bom que se tornaram grandes amigos), perdendo a mulher nessa brincadeira; salvar LA de uma bomba, tendo que ter 6 EQM’s em 24 horas, com direito a tortura; depois salvar o país inteiro de um agente biológico, ao mesmo tempo em que enfrenta a vingança de seus velhos conhecidos e a traição daquele com quem fizera acordo, recebendo também, só nesse intervalinho de tempo de 24 horas, a incumbência de executar um inocente. Só seis horas depois teve que mutilar seu genro. A essa altura, sua filha já o desconsidera, a única pessoa que tinha... não bastando, se vê de volta à CTU em caráter extra-oficial para enfrentar uma ameaça sem precedentes, arriscar perder a namorada, quem lhe dava motivação para continuar vivendo, para o marido dela, perseguir por 17 horas o mesmo homem para perdê-lo no final, envolver-se em homicídio que não cometeu, ter que se fingir de morto. Em seguida perde-se os amigos que tanto lhe deram apoio, e mais 24 horas de perseguições e sofrimento, para terminar do pior jeito possível. Tá claro que tudo isso foi um resumo, não quero cansar vocês. Agora este sexto dia é sem precedentes mesmo: depois de uma viagem altamente desconfortável, já se inicia uma nova sessão de tortura, acaba matando um amigo e vê uma bomba atômica clarear sua visão. Isso não é NADA. Pior foi descobrir, ainda que não completamente, como ele, na verdade era um homem feliz! Afinal, ficou longe da família por quase dez anos, e não poderia ter alivio maior que esse. Seu irmão protagonizou o ato que resultou em suas maiores perdas.
Photobucket - Video and Image Hosting
Esta temporada também está sendo boa para o Keifer. Se ele levou Emmy no ano passado pela 5ª temporada, então acho difícil ficar de fora deste, já que sua atuação está melhor do que nunca. São elementos que contribuem para que 24 seja e continue sendo a melhor série desta década. Não esqueçamos dos roteiristas, eles conseguiram criar um evento espetáculo – a revelação sobre quem é o irmão do Jack – seguido de mais um acontecimento eletrizante: Jack torturando com elevadíssimo remorso! Tortura e acaricia, essa cena foi de dar frio na espinha. Brilhantes atuações.
Photobucket - Video and Image Hosting

Papai Bauer: confesso, ele me enganou também. E eu fui ingênuo, nem lembrei que ele já era suspeito desde o episódio 5. Tinha nome associado a negócios com armas nucleares com militares russos, deixou o celular em casa convenientemente, e é rico demais. Então, eu estava pensando que ele era um “homem limpo com CV sujo”... como sou inocente. Tava de conchavo com o filho invejoso o tempo inteiro, e emboscaram bem o Jack, mas eles não o conhecem direito. Jack sempre se safa. Infelizmente, Phillip é inteligente, destruiu a prova do envolvimento dele com qualquer esquema (Graem), e agora todos acham que ele é um bondoso pai de família.
Photobucket - Video and Image Hosting
E 1001 perguntas ficam pendentes.
1 - O que Phillip pretende daqui pra frente?
2 – Jack anda sensível demais. Mas ainda há os que falam que ele se recuperou muito rapidamente do stress psicológico de estar preso na China. Mas, ele faria ao pai o mesmo que fez ao irmão? Se não fizer, ele há de descobrir a verdade em temporadas futuras. Será isso um clima que está sendo plantado agora para um momento de vingança altamente intenso em episódios futuros?
3 – Morris já está fora da CTU, daqui a pouco quem pode rodar é o Milo caso descubram que ele cedeu o login pra Nadia. Chloe é emotiva demais, será que a CTU vai desmoronar em se tratando de recursos humanos?
Photobucket - Video and Image Hosting
4 – Será que Phillip é o quarto contratante da Mandy?
5 – Quem está por trás de Fayed?
6 – Josh é filho de Jack, afinal?
7 – O que Lennox pretende, afinal? Pensei que o cargo que ele ocupa já é de grande valor.
8 – Chega...
9 – Tenham uma boa semana!! Episódio duplo semana que vem, 8 e 9, mas não estarei aqui para comentar, infelizmente. Viajarei para Fortaleza!

Nenhum comentário: