domingo, 25 de fevereiro de 2007

[EXTRA] Palpites para o Oscar

Está em cima da hora para arriscar palpites para o Oscar que tem cerimonia marcada para hoje a noite, mas resolvi postar mesmo assim. Nessa hora, todo cinéfilo que goste ou não dos premios da Academia, gosta de dar um pitaco, e eu não vou ser diferente. Se alguém ler este post antes da entrega dos prêmios, por favor deixe seus palpites. Quem sabe ano que vem, com mais calma, não façamos um bolão com direito a brindes, hein, tio Ribas?


Enquanto isso, seguem minhas apostas:

Melhor Filme

Babel
Cartas de Iwo Jima
Os Infiltrados
Pequena Miss Sunshine
A Rainha


Este ano vem sendo considerado como um dos mais difíceis da história para se prever qual será o filme do ano. Antes de saírem os indicados, a disputa parecia ser clara entre Dreamgirls e Babel. Mas o musical conseguiu o feito inédito de ser o filme com mais indicações do ano que não compete a Melhor Filme. Já Babel vem perdendo prestígio: não é favorito em nenhuma das outras categorias e não venceu nenhum prêmio dado pelos principais sindicatos do cinema (produtores, diretores, atores e roteiristas). Dirigido por um mexicano e tendo menos da metade da projeção sendo falado em língua inglesa, tem as chances ainda menores. Mas venceu o Globo de Ouro, é o filme com mais indicações dentre os concorrentes e muitos dão a ele a importância que Crash teve o ano passado.


Com tantos prós e contras, Os Infiltrados e Pequena Miss Sunshine acabaram despontando como grandes possibilidades. O primeiro tem a vantagem de um grande elenco, uma super produção, um grande diretor. Mas trata-se de um filme policial, considerado como um bom entretenimento, mas sem a grandeza e importância temática dos outros concorrentes. Resta então Pequena Miss Sunshine, um filme de "bom coração", que todos acham bonito e já ganhou os principais prêmios dos sindicatos (produtores, atores - elenco e roteiristas). No entanto, sua vitória vai contra todas as estatisticas da Academia: além de ser um filme pequeno e independente, o filme sequer foi indicado para Melhor Diretor e Melhor Montagem, categorias que sempre foram associadas ao Melhor Filme. No caso de Melhor Montagem, não sei se houve na história algum filme que ganhou a categoria principal sem nem ter sido indicado a este premio, e este ano apenas Babel e Os Infiltrados concorrem a melhor edição de imagens. Mas a Academia já surpreendeu ano passado com Crash, e talvez surpreenda novamente com Sunshine, não se importando com estes detalhes. Seja como for, o Melhor Filme vai ser uma escolha incomum na história do Oscar.


A Rainha e Cartas de Iwo Jima têm chances zero.



Vai ganhar: Pequena Miss Sunshine

Quem merece: Cartas de Iwo Jima

Quem faltou: Volver



Melhor Ator

Forest Whitaker - O Último Rei da Escócia
Leonardo DiCaprio - Diamante de Sangue
Peter O"Toole - Venus
Ryan Gosling - Half Nelson
Will Smith - À Procura da Felicidade


Uma das propagandas de marketing do filme O Ultimo Rei da Escocia refere-se a atuação de Whitaker como uma das mais premiadas de toda a história. Realmente, eu nao lembro de UMA ÚNICA premiação que tenha dado o premio de melhor ator para outro que nao fosse Whitaker. No entanto, a campanha para DiCaprio não é pequena e se houver alguma grande surpresa esta noite, pode ser nesta categoria. Até porque Whitaker não é o tipo de ator que a Academia costuma premiar: negro, ele não é Denzel Washington ou Jamie Foxx. Com quase 50 anos, este grande ator sempre foi relegado a papeis menores em filmes menores. Além de ser feio. É o típico comentário de um Rubens Ewald Filho, mas é assim que a mentalidade dos academicos funciona. Como este ano é um ano de exceção, ainda acredito na vitória de Whitaker, mas com DiCaprio seguindo de perto (eu apostaria em Leo, se a indicação tivesse vindo por Os Infiltrados). Surpresa das surpresas seria o premio quase postumo para Peter O´Toole. Alguém duvida que é a ultima chance do cara?


Vai ganhar: Forest Whitaker.

Quem merece: O unico que vi foi Ryan Gosling e está fenomenal. Portanto...

Quem faltou: Sacha Baron Cohen, por Borat.


Melhor Ator Coadjuvante

Alan Arkin - Pequena Miss Sunshine
Djimon Hounsou - Diamante de Sangue
Eddie Murphy - Dreamgirls - Em Busca de um Sonho
Mark Wahlberg - Os Infiltrados
Jackie Earle Haley - Pecados Íntimos


É nesta categoria que vou arriscar em alguem que nao seja favorito. Eddie Murphy já ganhou Globo de Ouro e Sindicato dos Atores, mas sempre foi visto com antipatia por muitos dentro da indústria, além de seus inúmeros comentários sobre o preconceito da Academia para com negros. Se perder, não vai poder falar nada, já que negros vêm ganhando premios importantes nos últimos anos, além de Hudson e Whitaker serem prováveis vencedores na noite de hoje. Mas tendo o papel da sua vida, quem sabe os membros da Academia não reconheçam o valor de quem já foi um de seus grandes comediantes. Mas acredito na possibilidade de Alan Arkin ou Mark Wahlberg, como suporte para seus respectivos filmes na categoria principal.


Quem vai ganhar: Alan Arkin.

Quem merece: Mark Wahlberg.

Quem faltou: Jack Nicholson, por Os Infiltrados.



Melhor Atriz

Helen Mirren - A Rainha
Judi Dench - Notas Sobre um Escândalo
Kate Winslet - Pecados Íntimos
Meryl Streep - O Diabo Veste Prada
Penélope Cruz - Volver


Aqui nem é preciso comentar.


Vai ganhar: Helen Mirren.

Quem merece: Helen Mirren.

Quem faltou: Helen Mirren já está aí? Então ninguém.



Melhor Atriz Coadjuvante

Abigail Breslin - Pequena Miss Sunshine
Adriana Barraza - Babel
Cate Blanchett - Notas Sobre um Escândalo
Jennifer Hudson - Dreamgirls - Em Busca de um Sonho
Rinko Kikuchi - Babel


Se uma das categorias de coadjuvante irá surpreender, eu imagino que seja a de ator. Mas e se for aqui? Jennifer Hudson é favoritissima e duvido muito que perca. Como suporte para o Melhor Filme, somente Abigail Breslin seria uma vitória compreensível, já que as atrizes de Babel anulariam uma a outra. Infelizmente não vi Notas Sobre um Escandalo, mas nao acredito em surpresas aqui, já que Blanchett já foi premiada antes.


Quem vai ganhar: Jennifer Hudson.

Quem merece: Rinko Kikuchi.

Quem faltou: Carmem Maura, por Volver.



Melhor Direção

Alejandro González Iñárritu - Babel
Clint Eastwood - Cartas de Iwo Jima
Martin Scorsese - Os Infiltrados
Paul Greengrass - Vôo United 93
Stephen Frears - A Rainha


Seria engraçado se no anúncio de melhor diretor, não fosse lido o nome de Martin Scorsese. Seria um daqueles choques como quando Lauren Bacall perdeu para Juliette Binoche 10 anos atrás e a gente se diverte vendo a cara de todos estupefatos (inclusive de Binoche). Mas não vai ser dessa vez. Depois de 6 indicações, já passou da hora de premiar um dos nomes mais importantes do cinema americano e o único que seria capaz de tirar esse prêmio do mestre Scorsese, era o outro mestre Eastwood, mas que já ganhou 2 anos atrás, justamente contra Martin.


Quem vai ganhar: Martin Scorsese.

Quem merece: Clint Eastwood.

Quem faltou: Pedro Almodovar, por Volver.




Melhor Roteiro Original

Babel
Cartas de Iwo Jima
O Labirinto do Fauno
Pequena Miss Sunshine
A Rainha


Se apostei em Pequena Miss Sunshine para melhor filme, é coerente acreditar que também levará outros prêmios e este é até mais provável que os de coadjuvante a que concorre. Além de já ter vencido este prêmio pelo Sindicato dos Roteiristas.


Quem vai ganhar: Pequena Miss Sunshine.

Quem merece: A Rainha

Quem faltou: Volver! Sempre!



Melhor Roteiro Adaptado

Borat
Filhos da Esperança
Os Infiltrados
Notas Sobre um Escândalo
Pecados Íntimos


Como único indicado a Melhor Filme da categoria, é coerente que Os Infiltrados seja o vencedor, até porque nenhum outro tem prestígio para desbancá-lo, exceto talvez por Borat. Talvez os membros da Academia fiquem curiosos para ver um discurso de agradecimento de Sacha Baron...


Quem vai ganha: Os Infiltrados.

Quem merece: Não vi os dois últimos, então Filhos da Esperança é o melhor.

Quem faltou: Lembro de poucos que poderiam concorrer, então Obrigado por Fumar.



Melhor Filme de Animação

Carros
A Casa Monstro
Happy Feet: O Pingüim


Carros venceu esta mesma categoria no Globo de Ouro e no Sindicato dos Produtores. Mas não acredito que os membros da Academia façam o mesmo, mas somente porque acho esse desenho MUITO chato. E Happy Feet é realmente maravilhoso, original, assustador, engraçadíssimo.


Quem vai ganhar: Happy Feet.

Quem merece: Happy Feet.

Quem faltou: Não sou um fã de desenhos e o pingüim foi o único que me encantou.


Não vou listar todas as outras categorias para não prolongar mais, então ficam só os palpites para os vencedores.


Melhor Filme Estrangeiro: O Labirinto do Fauno. (Mas a Vida dos Outros está logo atrás)

Melhor Direção de Arte: Dreamgirls

Melhor Fotografia: Filhos da Esperança

Melhor Figurino: Dreamgirls

Melhor Montagem: Babel

Melhor Maquiagem: O Labirinto do Fauno

Melhor Trilha Sonora: A Rainha

Melhor Canção Original: Dreamgirls, sem a menor idéia por qual seja.

Melhor Edição de Som: Piratas do Caribe: O Baú da Morte

Melhor Som: Dreamgirls

Melhores Efeitos Visuais: Piratas do Caribe: O Baú da Morte

Melhor Documentário: Uma Verdade Inconveniente (coloquem Michael Moore pra agradecer!)



Hélio.




Um comentário:

Comentarista Ribas disse...

A idéia é ótima!
Vamos pensar direito nisso e criar esse bolão, seja aqui ou lá na comunidade...

Se já tiver a idéia formada, me avise por msn...