quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

[FNL] 2x09 The Confession

Depois de finalmente entregar-se à polícia, Landry entra numa piração entre alegar auto-defesa ou revelar que matou porque quis. Mesmo que todos tentem convencê-lo a ficar com a primeira opção, parece que sua consciência o faz inclinar para a segunda. Enquanto isso, Jason volta a foco ao lado de Herc, que procura um encontro para J num site de relacionamentos. Já Riggins continua abrigado no quarto dos furões, na casa de seu amigo "químico". Mas a relação dos dois não parece nada saudável.
Já é hora de batizar Grace e Julie é escolhida para ser sua madrinha. Mas não é por esse simples fato que ela deixará de ser a adolescente rebelde e egoísta das últimas semanas. Isso até Tami conseguir entender o que está acontecendo e aplicar um dos truques mágicos que ela está acostumada a fazer.
De volta aos assuntos futebolísticos, Santiago não consegue agradar a Coach Taylor nos treinamentos e somente depois de muita insistência de Buddy Garrity para o garoto ter uma chance numa partida. Mas mesmo assim, os Panthers estão longe de ser o time do ano passado. E não consigo entender como a cidade ainda não pediu a cabeça do treinador.
5. Um dos melhores "personagens" de Friday Night Lights era a cidade de Dillon como uma comunidade, mas sinto que cada vez mais ela tem sido esquecida pelas tramas tão separadas umas das outras. Até o relacionamento básico de melhores amigos entre Matt e Landry foi esquecido, agora que ele encontrou Smash (!?!) para confidenciar suas intimidades. Além disso, o elenco é tão grande que algumas situações acabam sendo apressadas, como a noite entre Jason e a garçonete. E lembro de Herc ter dito que morava próximo, mas não em Dillon, portanto Jason parece estar despedindo-se definitivamente da cidade.

4. Falando sério, Tim Riggins não precisava ser ameaçado com uma carabina em seu peito, para preferir ir dormir em seu carro, né? E tudo por não ter alimentado os furões. É engraçado como Riggins escolheu exatamente a frente da casa de Coach Taylor para se "alojar". E depois de ter sido tão rígido, achei legal o técnico, sem usar uma única palavra, oferecer sua garagem para Riggins dormir. Afinal, o problema é sério para alguém aparecer dormindo dentro de um carro, na frente de sua casa...

3. Mais uma semana e mais uma vez Tami e Julie enfrentam-se porque nenhuma das duas dá o braço a torcer. Já está virando rotina também dizer que a cena em que uma tenta gritar mais alto que a outra, enquanto acusam-se das mesmas coisas, atinge um nível incrível de realidade. Também gostei da sutileza do batismo de Grace, como sempre mostrando a religiosidade da cidade como um fator comum. Embora o entendimento de mãe e filha tenha sido resolvido em uma única cena, acho que já usaram o suficiente essa Julie "aborrescente" e já é hora de voltar a família Taylor aos eixos.

2. Eu queria dizer que essa história do assassinato acabou, mas pelo último olhar de Landry e sabendo que sua consciência preocupa-se demais com o certo e o errado, nada posso garantir. O dilema de estar "entre a prisão e o inferno" (como se o anjo e o diabo estivessem conversando sobre sua cabeça) foi interessante, embora a forma como os policiais protegeram Landry pareceu estranha. Como sempre as atuações foram excepcionais, principalmente a cena em que Landry é arrastado para fora da delegacia pelo seu pai para não dizer nada pior. Em mais uma história completamente "fora de Dillon", ninguém mais fica sabendo do crime, além de Tyra. Só espero que quando eles voltarem para o seriado, haja alguma conseqüência, principalmente na equipe dos Panthers.

1. Ainda não entendo porque Lyla não dividiu mais nenhuma cena com Santiago desde que ele foi apresentado, mas continuo gostando como estão desenvolvendo sua relação com Buddy Garrity. O embate entre os dois no carro foi bem clichê, naquele velha discussão entre você exige demais/estou pensando em seu futuro. No entanto, quando finalmente Santiago foi chamado para entrar em campo como linebacker e conseguir sua redenção em slow-motion, o nível de emoção foi às alturas. Claro, isso porque para acompanhar esse momento tivemos "Source Tags & Codes", música que encerra o álbum de mesmo nome da banda "...And You Will Know Us By The Trail of Dead", um dos meus cinco discos favoritos deste século. Uma cena densa, onde Santiago vai sendo sobrecarregado com a pressão e sua própria raiva, até explodir em vibração e libertar-se para conseguir o fumble essencial para a vitória dos Panthers. Com a torcida aos berros, as bandeiras tremulando, Santiago olha a sua volta e percebe que faz parte de algo muito maior do que imaginava. E essa é a melhor forma de descrever a paixão pelo esporte.

Friday Night Light volta só no ano que vem, já no dia 4 de janeiro. Embora não esteja arrasando na audiência, a série tem ganho muitos pontos pelo número de gravações em PVR e tem grandes chances de ser renovada. E segundo a coluna do Ausiello, ainda temos 6 episódios de FNL já roteirizados, o que garante chances maiores da temporada ser completada, isso se a greve terminar. Portanto, nos seus pedidos para o novo ano, peçam pelo final da greve. :)
Bom, a todos uma boa virada de ano com muita paz e prosperidade. Até o próximo episódio.



e.fuzii

Nenhum comentário: