sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

[CRIMINAL MINDS] 4x12 "Soul Mates" e 4x13 "Bloodline"




Os comentários aos episódios serão um tanto mais breves do que de costume afinal já faz algum tempo que eles foram ao ar e a ansiedade pela 4x14 já começa a se sobrepor ao interesse pelo 4x12 e 4x13.


De qualquer forma, vamos lá. O episódio “Soul mates” mostrou uma parceira doentia entre dois estupradores em série que se uniram para a prática de crimes, tanto pela conveniência quanto pela macabra afinidade entre eles. Além da facilidade que um comparsa proporciona, eles desenvolveram um vínculo pessoal (afetivo-sexual, sei lá) que tornava seus crimes ainda mais prazerosos e excitantes. Dois profissionais bem sucedidos, pais de família, respeitados na sociedade, que tinham por hábito estuprar mulheres. Um era branco e um, negro, e assim as vítimas eram, alternadamente, brancas e negras. (Cada piração que aparece...)



Os unsubs da semana.


Achei interessante começarem o episódio identificando o unsub. O desenrolar do caso se dedicou a coletar provas contra ele. Fugiu do padrão e foi bacana (mas como exceção; voltemos ao de costume, please!). Mas senti falta de semearem alguma dívida no espectador durante o episódio. Do tipo: opa, será que eles estão enganados e esse cara aí é inocente??

Apenas ressalto que a técnica de interrogatório escolhida por Morgan e Rossi apenas funcionou porque o segundo unsub seqüestrou a filha do primeiro, caso contrário ele não teria se deixado abalar.


Técnica de interrogatório questionável, na minha opinião.



A filha, cuja abdução levou o primeiro unsub a 'trair' o segundo.


Só para constar, fazia tempo que não aparecia uma citação tão bacana: “Nenhum homem consegue guardar um segredo. Se seus lábios se calam, ele fala com as pontas dos dedos; ele se denuncia por todos os poros” Freud (mais ou menos isso, em tradução livre).

Já o episódio Bloodline foi uma grande decepção. Isso porque ele começou muito bem. Eu fiquei empolgada com a audácia de mostrarem um casal iniciando seu filho, ainda criança, no mundo do crime, e começando de cara com homicídio e rapto. Crudelíssimo. E fiquei só pensando que nesse episódio eles trariam um monstro como aqueles que foram tão marcantes (Fred, Fisher King, Lucky, etc). Mas quando percebi que eles sectarizaram os personagens, e que o caso era sobre ciganos romanis, fiquei muitíssimo decepcionada. Primeiro porque a única audácia que eles tiveram foi a de serem profundamente politicamente incorretos. Por mais que Reid tenha dito que os unsubs haviam deturpado seus costumes e cultura, eles retrataram o povo como ‘vivendo de furtos e golpes’, ‘altamente supersticiosos’, bla bla. E, os unsubs, como seguindo uma herança cultural de geração, há mais de um século, de assassinar famílias para raptar suas filhas!!!!!!! Gente, o que é isso??? Não sei como isso não repercutiu judicialmente!

Mas, tirando a questão do preconceito, havia um grande furo no roteiro: o que aconteceu com as meninas romanis?? Sumiram? Foram dizimadas? Rebelaram-se?? Por que precisavam raptar meninas, e desde 1909?? Nada se disse a esse respeito!! E veja-se que não era algo restrito a um unsub e seus ascendentes/descendentes. Eles se referiam a um grupo cultural, haja vista aquele outro casal na cena final e seu filho, com a mesma mania esquisita.

Bom, poderia ter sido ótimo e escorregaram.

4x14, só em 11.02. Com ele, deveremos ver JJ de volta. Farewell, Todd.

(Vou ficar devendo imagens do 4x13; baixei em um formato menor, para assistir logo, e agora não sei capturar as imagens. Sorry!)
Celia.

2 comentários:

Gabriela Spinola disse...

Sério que você não gostou do 4x13??? Os furos que você apontou foram bem óbvios, mas se tivessem feito perfeitinho, sem furo nenhum, teríamos que ter um epi duplo.

Prentiss e Hotch juntos no interrogatório, muito bom. Sei lá se é minha vertente shipper falando mais alto, mas esses dois trabalham muito bem juntos. E tenho dito.

Celia Kfouri disse...

Gabriela,

Não é que eu não gostei... Como eu disse, eu estava adorando o começo do episódio. A propositura da trama em si, eu adorei. Só não gostei de terem direcionado a uma etnia (acho muita audácia!), e sem maiores explicações.

E também gostei da dupla Hotch / Prentiss em ação.

E por falar em episódios duplos, eu sinto falta de termos alguns, de vez em quando. As tramas podem ser mais bem colocadas. Acho que, uns dois ou três por temporada seriam muito bem vindos.