sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Lost é uma profissão de fé


Analisando este último episódio, já comentado por Fuzii. Gostaria de mostrar algumas colocações que já fiz na comunidade Teorias Lost, a respeito da preferência entre respostas de "ciência" e "fé".

Eu não entendo a preferência de parte da audiência por aquilo que eles chamam de ciência, onde isto está em Lost? Gente, é cientificismo ou Sci Fi no máximo. Até entendo e respeito muito as pessoas preferirem, mas dizer que são fatos, ahhh, onde? Viagens ao tempo? Existem elementos com pé na Ciência. Mas NÃO fatos irrefutáveis, verdades científicas. Gostar deste caminho é natural e uma escolha, sempre defendi que Lost pode ser visto com vários significados, por isso gastamos semiótica.

Acredito que eles - os produtores - escolhem este tipo de respostas "mística" pq essas não podem ser refutadas com fatos, é uma coisa "acredite ou não", e disso trata-se a fé. E qual seria a explicação científica para eles retornarem? Os bolsões de energia? Especulação. Isso pode ser refutado por qualquer pessoa que possui um conhecimento em física. Gente, a Miss Hawking disse "Pq é assim". Dito por uma mulher da ciência...



Eu implico é com a insistência em ver "ciência", "razão" onde são, em sua maioria, especulações Sci Fi. Gostam disso? Ótimo, então use os termos certos. Porque dizer que a fé é uma resposta que não basta é achar que este cientificismo de almanaque basta.

Verdade científica e razão são coisas distintas, dentro de uma lógica Sci Fi já mostrada na série, eles correram para este misticismo e fervor religioso pela simples premissa do crer.

Ué, nós cremos em Lost. Porque não há ciência, não por agora, que justifique um avião cair, muitos sobreviverem, ursos polares, sussurros, pessoas mortas aparecendo, viagens no tempo...olha, o que destaco aqui são os elementos essenciais que seguram a audiência de Lost, que faz esta série ser o que ela é.

No mais, reitero, não acho que esta será a explicação total ou oficial, o cientificismo , talvez raso e especulativo muitas vezes, voltará, porque assim se faz uma série de sucesso. Unindo a especulação Sci Fi com fé.

E a mim, apesar de agradar este tipo de resposta, garanto que as pessoas que frequentaram catecismo e tem conhecimentos "religiosos" podem afirmar isso comigo, que o que foi explicado neste episódio é bem pílulas de sabedoria da Bíblia, uma pequena parte desviada de um contexto enoooorme. Ou seja, nem na parte "religiosa", Lost usa tudo, as referências para quem tem este tipo de conhecimento são até óbvias e rasas.


Entendem o que quero dizer? Este episódio foi de fé, mas outros virão e muitos que já foram, serão "científicos", com aspas mesmo, porque é este o meu problema, aceitar como fato irrefutável coisa que NÃO é fato irrefutável.

Não há verdade religiosa neste episódio, assim como não há verdade científica em Lost. Especulações para ambos lados.

No final, não se trata de crenças diferentes: fé e especulação científica, mas na essência, não é crença? O quero argumentar é que todos nós cremos na mesma coisa, mas com caminhos diferentes de respostas, mas na essência, trata-se tudo de acreditar, de comprar a idéia...ou não.

Danielle M

3 comentários:

Wagner Souza disse...

Acho muito relevante tudo que você comenta, tanto nos Podcasts quanto no próprio Blog Teorias Lost. Ah! E aqui também.

Achei muito interessante essa sua “discussão” com Leco, que Você acabou postando aqui. Como ele, também não ligo se dão respostas ou não, só que também não gosto quando entram no campo da religião, citações bíblicas, como no caso desse episódio, e as passagens do Mr. Eko porque não sou religioso e não gosto de religião alguma mas, isso é irrelevante.

Eu já acredito que os produtores foram pensando a série enquanto ela foi sendo produzida, o que, na minha opinião, não tira o seu mérito mas, o que espero das respostas dos mistérios de Lost, se as tivermos, é que tenham alguma LÓGICA que possamos acompanhar. Não gostaria de ver, seja do lado do cientificismo ou misticismo, respostas do tipo acredite se quiser, o que daria na mesma independente da linha que seguirem, pois tanto o lado “científico” que seguem na série quanto o “religioso” não podem ser comprovados e, seria fácil demais para os produtores.

Anônimo disse...

Concordo com o Wagner. E digo mais, os criadoresde Lost, infelizmente, estão começando a tropeçar nesse emaranhado de mistérios ainda não resolvidos e de tantos personagens, que entram e saem, a toda hora. Se os mistérios mais antigos não começarem a ser resolvidos a probabilidade da série "se perder" tende a aumentar cada vez mais. Aí vão começar a apelar para explicações do tipo "é assim, porque tem que ser assim." Já apontei no blog do Leco uma tremenda contradição, quando Ms. Hawking diz que a Ilha nunca foi encontrada porque sempre estava se movendo no tempo. A Ilha, como sabemos (a menos que os autores achem que somos "tolinhos"), estava parada até Ben mover a roda. Isto está claro demais. E aí, como é que fica?

Como disse o Wagner as tramas tem que ter lógica, o desfecho tem que fazer sentido. Essa explicação da Ms. Hawking de que os Losties teriam que reproduzir a mesma situação do acidente anterior para cairem na Ilha novamente foi muito jogada, muito gratruita. Não colou. A tal porta criada pelo eletromagnetismo peculiar da Ilha, não quer saber quem está dentro do avião e coisa e tal. A questão é que aquele vôo iria passar sobre as coordenadas da Ilha em tal momento, e quem estivesse naquele vôo iria sofrer os seus "efeitos" de qualquer maneira. É isso.


Abraços,


Carlos

Anônimo disse...

Isso aí dona Mística, que bom que viesse socorrer o comentário "sem sal" do fuzzili, eu já tinha lido o teu comentário no "comunidade Teorias Lost", (desculpa eu mencionar o nome de outro blog aqui, mas tu fizesste isso primeiro) é isso ai...
bjs
Antônimo