domingo, 14 de fevereiro de 2010

[Criminal Minds] 5x14 "Parasite"

(por Celia Kfouri)


Atrasei de novo meus comentários, então aceitem minhas desculpas, mais uma vez. Agora, como teremos uma pausa, acho que ficará tudo em dia, e com folga.


O episódio trouxe um unsub interessante: um golpista que se tornou assassino para acobertar seus crimes. Ele já era um criminoso em série; era mais de uma década de golpes envolvendo empresas de investimento de fachada, fazendo dele um aspirante a 'Bernie Madoff'.


Nessa trajetória, ele acabou assumindo inúmeras identidades falsas, até que passou do ponto, perdeu o controle, e se enredou nas próprias mentiras.

Ele vivia uma sequência de envolvimentos amorosos, com mulheres que tinham dinheiro para investir, ou entao que tinham maridos ricos com dinheiro para investir. Depois, de tempos em tempos, voltava para casa, onde tinha num filho e era casado com Rebecca (Annabeth Gish, para mim, a eterna agente Reyes, de Arquivo X). Era um Casanova con man.


Um agente do FBI (David Eigenberg, para mim, o eterno Steve-de-um-testículo-só, de Sex and the City), que lida com crimes financeiros e há tempos caça esse unsub, procura a BAU quando o golpista se torna assassino. Como disse Morgan, é um psicopata, uma ameaça à sociedade.


A equipe tem que esmiuçar caixas e caixas de papelada acumulada pelo Agente Goldman nos seus anos de infrutífera caçada, e nosso querido e weirdo Spencer Reid mostra o tanto que adora esse tipo de trabalho. Só ele mesmo!


Reid, uma verdadeira máquina de coletar e armazenar informação.



Analisando todas essas informações, e com a ajuda da infalível Garcia, eles começam a procurar pela mulher do unsub, e assim chegar até ele.



Quando o fazem, ele está diante da mulher e de uma das amantes/vítimas, que está grávida. Ele, que está vivenciando um verdadeiro 'racha mental' de todas as suas identidades, se vê numa situação para a qual parece não haver saída. Diante da iminência de perder sua posição, dinheiro, etc, ele opta pelo suicide by cop, fazendo com que seja morto pelo FBI.


O unsub, tendo que encarar as duas.


Gosto muito desse tema, que apareceu pouco na série. Na verdade, nem me lembro de outra série ter tratado da questão: criminosos que levam a polícia a matá-los, e a necessidade de a polícia estar atenta para não cair nesse jogo.


O episódio em si foi isso, com alguns detalhes que chamaram minha atenção.


A citação do início foi muito bem colocada, num casamento perfeito com o suicide by cop do final: "If I am what I have, and if I lose what I have, who then am I?"- Erich Fromm

Vendo que não sobrava nada, o unsub se faz matar pela polícia.



O momento da decisão.


Adorei ver Rossi 'corrigindo' Hotch, quanto ao papel que a mulher do unsub desempenhava no caso, pelo simples fato de mostrar que todos ali dependem de todos, e que mesmo Hotch pode ter impressões equivocadas.


A equipe esteve toda unifrome e equilibrada em suas atuações mas, mais uma vez, Reid se destacou. É um personagem fascinante mesmo.


Para terminar, não dá pra deixar de falar de Sawyer, de Lost. Pensei nele o episódio todo. O con man que engana mulheres, atrás do dinheiro delas e de seus maridos, com falsas identidades, bonitão e charmoso.


É isso. Os comentários do 5x15 logo estarão aqui também.


Celia Kfouri.

twitter.com/celiakfouri

2 comentários:

Juliana Correia disse...

Célia! Tô no aguardo ansioso do seu comentário sobre o 15 ( e já sobre o 16 tb rs rs)!

Celia Kfouri disse...

Ai, desculpa meu atraso!!

Mas prometo que essa semana publico os dois.

Um abraço!