sábado, 26 de dezembro de 2009

[90210] S02E09 - A Trip to the Moon

por Rafael S


O título desse episódio carrega alguns significados. Não apenas uma referência ao momento compartilhado por Silver e sua mãe, mas também uma homenagem ao clássico filme do Georges Méliès, Le voyage dans la lune, de 1902. Nada mais apropriado, já que Silver é uma grande cinéfila. E nesse capítulo ela teve a oportunidade de entrar num mundo fantástico, tal qual o do filme. Mas seu sonho não era o mesmo dos pensadores do curta-metragem francês. Nada de conquistas a Lua, ela apenas queria conquistar o amor de sua mãe, nem que por apenas um dia.

Mas vamos começar por outras tramas da série. A cena final do episódio passado deixou um dos melhores ganchos até agora, a volta de Adrianna às drogas. Devastada pelo fim de seu namoro com Navid e logo depois perder Teddy, sua recaída parecia apenas uma questão de tempo. E logo em sua primeira aparição do capítulo, conseguimos perceber que Ade está diferente. Com uma pseudo-tranquilidade artificial demais para alguém que até alguns dias antes mal saia da cama de tanto chorar. E assim prosseguiu, em seus encontros com Silver e Naomi. As mentiras voltaram a aparecer, uma tática para erguer uma máscara de confiança e esconder seu interior cada vez mais devastado. E mais uma vez a salvação dela parece residir nas mãos de Navid. O jovem descobriu que Jasper era o fornecedor da garota, e tratou de começar um trabalho investigativo ao lado de Gia para arranjar provas contra o rapaz. E tentou sem sucesso uma aproximação com Ade para alertá-la do perigo que corria. Mais que um simples caso de dependência, dessa vez a coisa é mais séria, pois envolve outro membro da série, Jasper. E qualquer incidente pode desestruturar muito a relação entre os garotos, principalmente no que diz respeito a Annie.

Já Annie está cada vez mais apaixonada por Jasper. Desde o primeiro episódio da temporada, ela se tornou uma espécie de pária do elenco, afastada de todos, até mesmo de sua família. Se agarrava no que podia para sobreviver aos ataques dos colegas e encontrou em Jasper o porto seguro que precisava: alguém atencioso, carinhoso, que acreditava nela, e que apostava em seus sonhos. E assim, finalmente nesse capítulo ela perdeu sua virgindade (esclarecendo a dúvida que pairava desde o primeiro episódio da segunda temporada se Annie tinha feito sexo com Mark enquanto estava bêbada). E conforme ela mergulhava de cabeça nesse relacionamento, o perfil sombrio de Jasper começou a ser traçado: agressões, drogas, desenhos suspeitos...qual será o mistério do rapaz? Sua instabilidade está cada vez mais evidente, imaginem só quando ele souber que Annie foi a responsável pelo atropelamento do seu tio.



E enquanto Annie está totalmente envolvida com Jasper, Dixon continua baixo-astral pela notícia do "aborto espontâneo" da Sasha. O que parecia uma trama encerrada, me surpreendeu ao render grandes consequências nesse episódio. Debbie e Harry abriram o jogo com o filho, e contaram a verdade sobre a falsa gravidez da garota. Muito magoado com os pais, o garoto se fechou ainda mais. E assim, a família Wilson recebe mais outro duro golpe. No fim do episódio, houve o que parecia ser uma cena de conciliação entre Dixon e Annie, tive a esperança de ver ali ecos dos bons diálogos que Brandon e Brenda tinham na série original. Mas a conversa rumou para a discórdia, e os irmãos ficaram mais brigados que nunca. Até quando veremos essa situação chata na família?

E Liam está cada vez mais melhorando na série. E esse episódio foi especialmente significativo, pois ele fez algo que já deveria ter feito há muito tempo: desabafar sobre alguém sobre as manipulações de Jen, inclusive sobre a fatídica noite do baile. Ver a loura jogar Ryan contra ele (no capítulo anterior) foi a gota d'água, e após muita pressão de Ivy, ele finalmente abriu o coração para ela Dixon e Teddy. É sempre bom ver esses laços de cumplicidade entre amigos, e essa cena reforçou e afirmou totalmente a relação entre os quatro amigos, que estão mais fortes que nunca. E mais que isso, é um prenúncio que a queda de Jen se aproxima. Que chacoalhada que a entrada de Ivy na série deu nesse núcleo, um das melhores surpresas dessa temporada.



E é a hora de comentar a cena que abriu esse texto. Além de curtir essa grande amizade, Teddy está sendo essencial em outra trama: o sofrimento de Silver com o câncer da mãe. A dor da doença aproximou muito os dois, e ele foi o responsável por unir mãe e filha em momentos que as duas nunca tinham compartilhado juntas antes. Todo aquele percurso pelas festas de aniversário que Silver nunca teve, as decorações, as conversas atrasadas, é como se aquele dia representasse toda uma vida que elas não tiveram juntas. Sem brigas e mágoas, elas se fecharam naquele microcosmo, num universo de fantasia. Uma das melhores cenas da série até agora. Mas como toda fantasia tem um fim, a manhã do dia seguinte trouxe a dura realidade de volta, um prenúncio de que o próximo episódio, infelizmente, será de despedidas emocionadas.

Esse capítulo encaminhou muitas tramas que irão povoar esse final da primeira metade da temporada. Ade nas drogas, Jasper e seus planos misteriosos, a vingança contra Jen, o destino incerto do relacionamento entre Silver e Teddy. Um dos melhores dessa temporada. A série vem se desenvolvendo muito bem, parece que encontrou seu rumo.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: