segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

[90210] S02E10 - To Thine Own Self be True

por Rafael S


A imagem acima representa muito bem em torno do que girou o episódio. Bem emotivo, foi talvez o mais sereno da série até hoje, substituindo a euforia típica dos jovens por momentos mais intimistas. Despedidas, desculpas e confissões deram o tom do capítulo. A começar pela trama central, envolvendo Silver, Kelly e a mãe delas.

O fim do episódio passado foi um indicativo que a hora de Jackie havia chegado, tendo esse capítulo a missão de contar seus últimos momentos. E assim, sua jornada final começa, com Silver desesperada levando-a para o hospital. Logo depois, chega Kelly, para amparar a irmã, mas ainda sem dar o braço a torcer e conceder à mãe um último perdão. Em conversas bastante íntimas entre as duas irmãs, podemos finalmente ver a dimensão da mágoa de Kelly. Se Silver sofreu com o descaso, Kelly sofreu com a pressão. Jackie tentou interferir ao máximo em sua vida, querendo transformá-la em um projeto idealizado de filha. E some ao fato que Kelly esteja já perto dos 40 anos, e vejam quanta raiva reprimida ela tem, muito mais que a própria Silver.

É bom frisar que Jackie sempre passou longe de ser um exemplo de mãe, mas é difícil não compartilhar de seu sofrimento nesses últimos momentos, onde ela enfim aprendeu a valorizar cada pequeno ato de afeto. E faltava apenas o de Kelly. Como se ela estivesse esperando apenas por isso antes de partir. Vale destacar aqui duas magníficas cenas do episódio: a primeira, quando a casca de Kelly finalmente é quebrada, e ela desaba em choro, sozinha, no corredor do hospital. É o momento do estalo, onde ela percebeu que precisava passar aquele tempo com a mãe. E logo em seguida, temos a conversa entre as duas, a primeira amistosa e sem mágoas reprimidas em muitos anos. E então Jackie se foi, em uma linda cena que não precisou de nenhum diálogo nem de reações escandalosas. Apenas apertos fortes de mãos, e um choro abafado. Uma cena que me ganhou pela sutileza, em um ótimo tom escolhido pelo diretor do episódio e pela atuação do trio de atrizes.



Mas como a vida não para, muitas outras coisas aconteciam em outros núcleos da série. Infelizmente, minutos preciosos foram gastos em uma trama descartável sobre Jen e Ryan acampando. Muito pouco adicionou aos personagens, basicamente repetindo o que já sabíamos sobre eles (como Ryan não gosta dos eventos de luxo que é obrigado a ir, e a incapacidade de Jen de viver uma vida "simples"). Jen ainda esboçou um desabafo, sobre como estava falida e se aproveitando do dinheiro de Naomi, mas não salvou essa parte do episódio.

E falando em Naomi, esse capítulo serviu para reerguer a personagem, que andava muito apagada há algum tempo. E por dois bons motivos: o primeiro, é vê-la pedindo desculpas. Arrogante como é, quem diria que ela iria confessar para Richard seu plano para conseguir uma vaga na universidade, e se desculpando para o rapaz? Para um coadjuvante tão maltratado pela série até agora, esse foi um momento surpreendente para o jovem. E, em mais um surpreendente momento de maturidade, Naomi abriu o coração para Jamie, ao admitir que ainda era apaixonada por outra pessoa (Liam). Duas cenas que deram um novo gás e uma nova dimensão à garota. Que baita episódio para ela, espero que essa vibe madura continue por um bom tempo. Ah, e já estava esquecendo: ela ainda conseguiu descobrir o vício de Adrianna. De longe, a melhor surpresa do capítulo.

Enquanto isso, chegou o momento de Annie apresentar Jasper aos seus pais. E como bom estraga-prazeres que é, Dixon fez logo o favor de repassar para eles o boato sobre Jasper ser traficante. Nem é preciso falar muito sobre o clima que tomou conta do jantar após isso. O curioso é que ainda assim, o jovem cineasta conseguiu se portar de modo bem consciente, realmente passando a impressão de ser uma pessoa injustiçada por comentários alheios. Mas eis que sua instabilidade mais uma vez dá às caras, e ele resolveu se vingar pessoalmente daquele que espalhou o boato: Navid. Com um empurrão digno de novela da Globo, o iraniano saiu rolando escada abaixo. Agora é esperar para ver se haverá alguma sequela do acidente. Mas o fato é que Jasper é um verdadeiro mistério: embora seu lado "mau" esteja escancarado, não consigo sentir raiva dele como sinto, por exemplo, de Jen. Ele tem um discurso forte, e com algum tom de verdade. Um prato cheio para os roteiristas trabalharem, vamos ver até onde ele vai.



Tirando as cenas desnecessárias de Jen e Ryan, um dos melhores episódios da série até agora, adotando um tom mais que apropriado para as circunstâncias envolvidas. Também senti falta de Teddy (que não apareceu em momento algum), mas talvez tenha sido melhor assim, para deixar o núcleo Silver-Jackie-Kelly o mais fechado possível para essa emocionante despedida. E assim, a vida segue.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: