sábado, 25 de setembro de 2010

[Being Erica] Apresentação

por Marcelle

Estava conversando com um amigo sobre Being Erica, e chegamos na definição "Bridget Jones do Canadá". Mas Being Erica não é uma comédia romântica em que a protagonista consegue o cara e vive feliz para sempre. É uma série sobre saber quem você é e o que quer da vida.



Being Erica começa com o pior dia na vida de Erica (Erin Karpluk), a protagonista. Aos 30 e poucos anos, solteira, desempregada, apesar do mestrado, ela é considerada pela família e por si um fracasso ambulante por conta das más escolhas que ela fez. Até o encontro com um cara que conheceu na Internet a decepciona, pois ele cancela. Tem até a manjada cena do banho de chuva, e para fechar todo o fracasso de Erica, ela sofre intoxicação alimentar e acaba internada.

É aí que a vida de Erica começa a mudar. No hospital, ela conhece Dr. Tom (Michael Riley), um psicólogo que se oferece para ser seu analista. E se esse convite é fora do normal, Erica descobre que os métodos do Dr. Tom é que não são nada ortodoxos. Através de uma lista dos maiores arrependimentos da vida de Erica, Dr. Tom faz com que ela reviva momentos chave de sua vida que gostaria de mudar. Literalmente. Sim, Erica volta ao tempo e modifica desde os momentos constrangedores, até acidentes que afetaram profundamente sua vida.

Esse é o sonho de, sei lá, 10 em 10 pessoas. Mas Erica acaba descobrindo que valeu a pena ter passado por certas situações, mesmo que no passado ela tenha sido bastante magoada. E que apesar de ter errado no passado, ela está vivendo outro momento, e pode agir diferente, já que há uma relação passado-presente.

Pode parecer que a série é meio auto-ajuda, mas não. Não tem nada de "aprenda com seus erros e seja feliz", não é um Pollyanna versão televisão. Se fosse, eu seria a primeira a não assistir. Se tem algum momento que a série se aproxima disso é por mostrar que a sociedade tem suas expectativas quanto à vida de alguém com 30 e poucos anos (casado, com uma carreira, bem sucedido), mas o que importa são as expectativas de cada um. Nunca é tarde para recomeçar, vide o season finale da segunda temporada, mas isso será comentado no post do episódio. Sim, eu farei resenhas de Being Erica, então me aguardem.


Outras observações:

- Tyron Leitso. Ele me chamou a atenção em Wonderfalls (outra série que só eu via), e foi uma boa surpresa ver ele aqui.


- O guarda-roupa da Erica. Sério, quero todas as roupas dela.

- Hit me baby one more time. Momento épico quando Erica declama a música em uma de suas viagens ao tempo.

- E ainda por cima tem um episódio que se chama "Erica, the vampire slayer". Não tem como não ver.

Fotos: Reprodução



Marcelle
www.twitter.com/marcellemml

Nenhum comentário: