quinta-feira, 16 de novembro de 2006

[Heroes] 1x07 - "Nothing to Hide"



Olá, pessoal. Por problemas pessoais, não deu pra postar antes. Mas como o texto já estava pronto há quase uma semana e para não deixar sem comentário, vai com atraso mesmo. Comentário do episódio 8 em breve. Vamos lá:

Mais um episódio de transição e desta vez não gostei muito do que vi. Poucas informações interessantes adicionais em meio a uma narrativa capenga e artifical. De fato, fiquei preocupado com o destino da série, não em relação ao tema principal, que continua envolvente, mas com o talento dos roteiristas/diretores que às vezes pecam pelo fraco desenvolvimento das histórias. Foi o caso deste episódio.

Primeiro, os pontos interessantes. A grande revelação deste episódio foi mostrar que Micah também tem habilidades especiais. Consertar um telefone com um simples toque mostrou não apenas a habilidade, mas que o garoto tem pleno conhecimento de sua capacidade. Impressionante também como Micah é esperto, conseguindo, inclusive, distinguir Jessica de Niki. Sim, porque o episódio também mostrou que o alter-ego de Niki chama-se Jessica e sabe-se lá como ela descobriu isso.







A revelação de Micah só chega ao final do episódio. Antes disso há o primeiro encontro e atuação conjunta entre DL e Hiro, em um acidente na estrada. A seqüência serviu unicamente para vermos dois heroes em ação e quão bacana é isso. Nada contra, mas achei que poderia ter sido algo mais empolgante. Os efeitos especiais também não ajudaram.



Hiro e DL: a união faz a força.






Enquanto isso, Matt descobre segredos de sua esposa que complicam ainda mais seu casamento. Matt é um personagem simpático e por conta disso sua história acaba sendo comovente. É também mais uma forma de mostrar como um dom especial pode afetar nas relações pessoais dos protagonistas.

A caça a Sylar retorna quando o corpo de um oncologista é encontrado carbonizado. A investigação leva Matt a encontrar mais uma pessoa com superpoderes, um certo Ted Sprague, capaz de se tornar uma verdadeira bomba atômica. Seria ele o responsável pela catástrofe vista por Hiro e pintada por Isaac que assolará New York? Seja como for, Ted está preso e certamente ainda participará mais da trama. Sua prisão foi mais uma demonstração da utilidade do poder de Matt.

Bem mais fraca foi a situação envolvendo Claire. A seqüência em que o irmão grampeia sua mão é absurdamente mal feita com todo aquele sangue retornando, quando uma cena antes vimos que não havia aquela quantidade. Um erro banal, mas que mostra o desleixo dos realizadores em dar desenvolvimento coerente para algumas narrativas. Apesar de engraçadinha, a situação não acrescentou nada.


"Youtube is free, idiot!"



Outro desenvolvimento de personagens se deu na família Petrelli. Conhecemos a mulher de Nathan, que está em cadeira de rodas, devido a um acidente de carro envolvendo o casal. Parece que saberemos mais a respeito no episódio 10, que mostrará a vida dos protagonistas 6 meses antes dos eventos atuais. Ainda não é um relacionamento envolvente, mas gosto de Nathan como personagem, bem escrito e coerente no seu modo de pensar. Com Peter, ele deixou bem claro do porquê não estar curioso em relação a sua capacidade de voar. Não tendo mais nenhuma habilidade interessante, de que adiantaria? Como político tentando se eleger para o Congresso, é compreensível sua falta de interesse.

Já Peter, ainda é um personagem apagado, mesmo sendo o principal elo desta aliança que salvará o mundo (e a cheerleader). O mais interessante que lhe aconteceu neste episódio foi o sonho com o pai da Simone. Seria apenas uma conexão espiritual, daquelas que há relatos reais e a nossa ciência não consegue explicar, ou teria algo mais envolvido com os poderes de Peter? Espero que se explique um dia.

Linderman voltou a ser mencionado. Agora sabemos que se trata de um conhecido mafioso e que é amigo de longa data dos Petrelli. Certamente terá uma participação mais ativa na história, e não podemos descartar que o fato de ter comprado um quadro de Isaac é bastante relevante. Teria sido proposital?

O outro detalhe de interesse que surgiu neste episódio foi a marca em comum que Matt e Ted têm no pescoço. Se esta marca é uma indicação da atuação do Mr. Bennett em Matt, significa que Ted também já foi raptado. E se a marca evolui para o símbolo que todos conhecemos, então significa que Niki também já foi raptada. É questão de tempo para descobrirmos a verdade.














As marcas que ligam Matt a Ted.
Episódio morno. Certamente o mais fraco da temporada, por avançar pouco na trama e evidenciar as fraquezas da série. Nota 6,5.

No próximo episódio: Isaac raptado por Bennett. Mohinder às voltas com um misterioso garoto e Hiro conhece uma interessante garota.

Nenhum comentário: