segunda-feira, 25 de junho de 2007

[FNL] 1x02 Eyes Wide Open

Enquanto as suspeitas de que Streets ficaria paralítico parecem confirmar-se, o time sofre com brigas pela liderança da equipe e desconfiança em Saracen, justificável pelo seu desempenho nos treinamentos. O treinador Taylor recebe confiança e apoio de Streets e de sua esposa Tami, enquanto tenta ensinar um pouco de liderança a Saracen. E assim, mesmo abalados, os Panthers vão pra mais uma partida...
10. Tyra Collete. Vagabunda. Admito que não é exatamente essa palavra que queria atribuir pra Tyra assim, logo no começo. Mas juro que pensei numa meia-dúzia de palavras piores pra serem usadas nessa situação. Afinal, o que mais posso dizer de alguém que está ao lado de seu namorado e duas cenas depois é flagrada em vias de transar com seu arqui-rival? Pelo menos valeu pela bela lição que a mãe de Smash aplicou nela: "Eu trabalho no Planejamento Familiar. Tenho certeza que nos veremos em breve, então".
9. Smash x Riggins. Os arqui-rivais. De um lado, Smash com sua confiança inabalável quer assumir a liderança, de outro, Riggins espera pela recuperação do amigo e provável única liderança que ele respeitará na vida.
8. Lyla Garrity. Alterando um misto de desilusão e otimismo com a situação de Streets, a pobre coitada terá sérios problemas. A única conclusão que posso chegar, é que ela apaixonou-se pelo mito Streets, não pelo que ele realmente é, assim como a cidade que parece mais interessada em rezar pelo quarterback. Espero que ela consiga manter-se sã quando descobrir que não integrará o elenco de Football Wives.
7. Coach Taylor visita Streets. Repetindo as palavras do treinador, Streets é um bom homem. Mesmo em sua condição limitada, ele ainda consegue pensar no time, apoiando Saracen como seu sucessor. E ele ainda chega a pedir desculpas para Taylor, por tê-lo decepcionado. A cena foi bela porque colocaram a bola de futebol assinada por todos os jogadores em segundo plano (sim, seria péssimo se tentassem nos comover com isso) e investiram em diálogos bem tramados.
6. Tim Riggins assiste à fita. O personagem que gosta de "machucar as pessoas" quase indo às lágrimas ao assistir centenas de vezes o lance da contusão de Streets. Talvez ele estivesse preocupado com seu futuro (quando não seria sustentado pelo amigo que chegou à NFL), ou talvez estivesse comovido mesmo, nunca se sabe.
5. Tami Taylor. A pressão de ser a esposa do treinador. Aguentar amigas pedindo pra escalar seus filhos e lidando com a fama de fazer parte indiretamente do orgulho da cidade. Concordo que não é a melhor opção trabalhar no colégio, mas depois de todo aquele discurso de apoio ao marido, aconselhar os alunos é o trabalho perfeito pra ela.
4. Saracen. Perfeito. Se já não fosse díficil o bastante treinar, estudar, trabalhar e ser o homem da casa, agora ele tem de lidar com o preço da fama. O desenrolar da relação entre ele e Landry, seu amigo "comum", tem cara de ser a mais interessante e real do seriado.
3. Streets fica paralizado. Depois de receber a notícia por telefone, o treinador Taylor teve, ainda por cima, de transmití-la para os outros jogadores. Cena tensa em que a câmera percorre o rosto dos atletas, Riggins fecha os olhos e levanta-se inconformado e os outros continuam ali perdidos pensando talvez que aquilo pode ocorrer com qualquer um deles. Péssima notícia pra véspera de um jogo.
2. A preleção final. Fora os votos de confiança e a dedicação em nome de Streets, o que fechou o arco do episódio foi a face tranqüila e confiante de Matt após confessar que o lance decisivo da semana passada não foi questão de sorte. Podia ter terminado ali, sem a necessidade do kick-off...
1. Coach Taylor ensina Matt a gritar. Matt tem muito do que se orgulhar e nada a envergonhar-se, mas sua timidez seja seu maior obstáculo. E é então que Coach Taylor tenta libertá-lo, tirando de sua rotina noturna, colocando pra enfrentar o som da torcida, procurar concentração e conseguir transmitir sua confiança à equipe que ele lidera. Tocante, pra qualquer fã, ver nascer um novo ídolo.

Observação Final: tremendo desrespeito do canal Sony com seus espectadores ao cortar quase um bloco do episódio na sexta-feira. Nas reprises do domingo, já exibiram sem os cortes (talvez pelas reclamações), que incluíam, nada mais, nada menos que os momentos 8, 5, 4 e até o momento 1 de minha lista.



e.fuzii

Nenhum comentário: