quinta-feira, 14 de junho de 2007

[Friday Night Lights]


Olá a todos, estou fazendo com esse post minha estréia aqui no Comentários em Série. Bem-vindo a mim mesmo. E pra começar por aqui, comentarei sobre Friday Night Lights, que finalmente começa essa semana na televisão (paga) brasileira.


Friday Night Lights é originalmente um livro escrito por H.G. Bissinger, que acompanhou a temporada de 1988 do time de futebol do colégio Permian na cidade de Odessa, Texas. Nesse ano, o técnico-sensação Gary Gaines chega à cidade para treinar o time e buscar o título estadual. Essa história torna-se interessante pela paixão e orgulho que a população da cidade sente pelo time. Por outro lado, a pressão sobre os jogadores é grande, tanto pela vitória no campeonato como pela (única) chance de provar pra imprensa e olheiros que são dignos de seguir carreira como jogadores (já que poucos conseguem bolsa pelas universidades ou chegam à concorrida NFL). Ao mesmo tempo, questões sociais e políticas da cidade também são apresentadas, como a pobreza, a segregação e as desigualdades sociais.
O livro foi adaptado em 2004 pra um filme com o mesmo nome (no Brasil, "Tudo pela Vitória") e tem Billy Bob Thornton como o técnico Gaines, seu enfoque principal está nos feitos do time pela temporada.

A série nos leva à cidade fictícia de Dillon, também no Texas, onde o técnico Eric Taylor é promovido a comandante do time. Nessa nova adaptação, o foco está nos dramas dos jogadores e sua famílias, mas sem é claro, esquecer da trajetória do time. Essa decisão foi tomada para abranger um público maior e ajudou F.N.L. a conseguir o sucesso de crítica que hoje sustenta. Só como exemplo, F.N.L. lidera as indicações ao prêmio de melhores do ano da Associação dos Críticos de Televisão e é favorito nas principais categorias do Emmy também.
Vale ficar ligado no trabalho de fotografia, com a câmera na mão, que consegue transportar o espectador pra dentro das partidas, ao mesmo tempo que traz uma maior proximidade nas cenas mais intimistas.

Estarei comentando aqui episódio por episódio a partir dessa semana no formato de lista de 10 melhores lances da semana, algo bastante popular nos canais de esporte. Espero que gostem, até a próxima.

Friday Night Lights
Estréia nessa sexta-feira, 15 de junho, na Sony.
Horários:
Sextas às 22h
Sábados às 2h
Domingos às 9h e 15h
Segundas às 5h e 14h

3 comentários:

Comentarista Ribas disse...

Salve calouro hehehhe
Bem vindo ao grupo...

Comentarista Davi disse...

Bem vindo velhinho!!!

Bela Estréia

Comentarista Dani Mística disse...

êêê, fuziiiii!!

(eu sinto que vou gostar dessa série)