sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

[LOST] 4x02 Confirmed Dead

Sinceramente, eu esperava que a abertura desse episódio trouxesse o impacto que esperava da Season Premiere da semana passada, mas também não foi dessa vez. Não passou da prova do que Naomi dizia: o vôo da Oceanic foi encontrado e todos os seus tripulantes foram dados como mortos (fato também confirmado pelo próprio título do episódio). Ainda acho que um novo acidente teria sido forjado para encobrir as operações na Ilha, mas vou deixar um pouco de lado as especulações nesse sentido. Isso porque o episódio foi muito bom, principalmente por não perder o fôlego em nenhum momento, ao apresentar os 4 novos personagens fixos da temporada, cada um com seu flashback, e ainda nutrir as esperanças da equipe de Jack ser salva com o helicóptero. Além disso, pela primeira vez a mitologia de Lost atingiu um caráter global, com pessoas comuns de diferentes partes do mundo descobrindo fatos extraordinários.

A "equipe de busca" conta com um físico pirado (o que é uma redundância, eu sei...), uma antropóloga/arqueóloga inglesa, um agente sobrenatural e um piloto bêbado. Tenho dó de Naomi, que além de receber ordens do demônio em pessoa, ainda tem de coordenar essa equipe muito louca. Mas com a morte da garota, que parecia ser peça-chave, será interessante saber como a equipe conseguirá se virar a partir de agora.
De todos esses membros, com certeza o mais útil será Miles para manter contato com todos os fantasmas da Ilha. Entre eles o "Taller Ghost Walt" e até Jacob. Quem sabe ainda ele pode até descobrir enquanto passeia pela praia que Paulo e Nikki morreram comendo terra...
Não gostei do flashback do Dan Faraday (sim, aquele mesmo das aulas de física), ainda mais abrindo o episódio e com um nervosismo meio sem sentido, embora ache que foi a partir daí que ele fez cálculos e descobriu a verdade sobre o vôo 815. Mas faltou algo mais revelador, como no caso de Charlotte, que está claramente interessada nas experiências da Hydra, e Frank, que era o piloto que deveria estar na cabine do vôo 815. O mais instigante, porém, é Abaddon estar interessado na sobrevivência de sua equipe, o que pode significar que sua visita ao sanatório de Hurley e sua pergunta "eles estão vivos?" tenha a ver com sua preocupação no resgate do grupo.
Recebidos de maneira diferente por cada um dos times na Ilha, Jack com uma simples piscadinha usa de uma emboscada semelhante à dos Outros no episódio "The Hunting Party", claramente mostrando que os papéis de intrusos e nativos foram invertidos. Tudo só passou a ficar mais amigável quando Jack vislumbrou a tão esperada saída da Ilha com o helicóptero. Mas por outro lado, será mais um combustível para as incríveis explosões de John Locke...
E falando do outro lado, Charlotte tem problemas na sua primeira aproximação e usa de toda sua malandragem para ganhar confiança. Mas como todos sabemos, ninguém passa uma rasteira tão fácil assim em Benjamin Linus, mesmo com suas mãos amarradas. Embora dar um tiro em alguém usando colete a prova de balas seja bem clichê, o interessante é que Ben parecia saber do colete e tentava alertar o perigo que Charlotte representava, principalmente quando Ben encara Locke esperando por um agradecimento.
Hurley também pareceu revelador durante o episódio, quando diz que o grupo estava indo pelo caminho errado para chegar à cabana do Jacob, e acabam sendo estranhas as reações de Locke e Ben para isso. O que significa que a cabana não é uma simples aparição (como ocorreu com Hurley) e provavelmente não era Locke na janela no episódio anterior.
Se dizia na semana passada que Hugo era o único a fazer as perguntas que todos gostariamos de fazer, achei muito engraçado Locke repentinamente perguntar sobre o Lostzilla, embora Ben não sabia da resposta. Mas esse já é um outro problema...

Pelo menos Ben sabia sim de outros segredos, porques ficava cada vez mais irritante os Losties serem feitos de idiotas simplesmente para manter Michael Emerson no elenco. Sendo que Locke já aprendeu a lição de que em seu primeiro vacilo pode ter uma bala enterrada em seu único rim, ele tinha todos os motivos para colocar uma bala no meio da cabeça de Ben. Essa cena aliás, acabou parecendo um pouco estranha depois da revelação de que Ben era o motivo primário da equipe de Charlotte e ela não expressar reação alguma. Ou ela também não sabia deste objetivo, ou não acreditava que o Man of Faith teria coragem o suficiente para matar Ben.

A foto que Miles carregava é misteriosa por Ben parecer fora da Ilha. Claro que ela também poderia ter sido tirada na Ilha, mas isso não seria tão bacana. Pela revelação do objetivo primário e por terem encontrado a maleta com os tóxicos, tudo leva a crer que a equipe queria uma vingança da Purge e que teria uma ligação com as empresas Widmore, principalmente pela outra foto, de Penny e Des, trazida por Naomi.

A chocante revelação de que Ben tem um infiltrado no cargueiro de resgate (e que prova outra vez que ele não pode ser passado para trás assim tão fácil) só nos deixa com as suspeitas de que este seria Michael. Mas vamos combinar que seria bem mais legal os roteiristas deixá-lo navegando em círculos para sempre. Não acham?



e.fuzii

12 comentários:

Daniel Vaz disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA
Deixar o Michael circulando foi ótima.

Te conheço de Dexter (DB), e me diz uma coisa, você está no momento (ou se na verdade já assistiu) assistindo alguma série que atenda todas suas expectativas? Em relação à tudo: roteiro, atores, clichês, "desfechos mirabolantes", enfim? Se sim, por favor, me aponta? Gostaria de assistir. E não, isso não é uma ironia.

Eu gostei do seu comentário.

Celia Kfouri disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Celia Kfouri disse...

Acabei de assitir ao episódio e teria mil questionamentos, mas há um em especial que está me intrigando muito e por isso vou rever o episódio antes de comentar.

Vcs nao acham que podem ser flashforwards, ao invés de flashbacks?
Não estou afirmando (ainda) mas pensem bem. Dan fica tão peturbado porque sabe que muitos foram deixados para trás; Charlotte precisaria de todas as línguas do mundo para acreditar - pq sabe que é mentira! - e foi na ilha que ficou sabendo de possíveis grandes descobertas arquelógicas que poderia fazer (e foi atrás!). Miles nem se choca com a notícia no rádio pq sabe que é farsa. Ele é mais frio, continua vivendo seu business paranormal.

Sei lá, pode ser uma grande viagem ... não sei o que pensar. Pode ser FB mesmo... mas pode ser FF tb (com exceção da Naomi?)
O que acham?

Celia Kfouri disse...

peRturbado!!

e.fuzii disse...

Daniel,
não se preocupe com ironias.
Séries de televisão são realmente complicadas. Por passarem por tantas mãos e terem todos os problemas que conhecemos entre temporadas, nunca nossas expectativas são completamente resolvidas. Bom, pelo menos não as minhas...
Das séries mais novas, poderia indicar '30 Rock', que é para mim a melhor série da atualidade, ou mesmo 'Mad Men', que é a grande surpresa do ano passado. Mas aí tudo depende do que você procura numa série...

Celia,
temos tempo e paciência para ler todos os seus questionamentos.
Eu duvido e torço para que não tenham sido flashforwards. Isso porque acharia terrível que começassem a misturar uns com os outros num mesmo episódio. Como a cena de Abaddon dando ordens para Naomi é com certeza um flashback, todos os outros também deveriam ser. Além disso, para um episódio introdutório de personagens, os flashbacks também são mais indicados.
Tudo não passou de uma apresentação de como essa equipe foi formada, na minha opinião.

Hélio Flores disse...

Bom, como eu disse la na comunidade, nao poderiam ser FF, pq como disse a Naomi ao chegar na ilha, havia passado na tv que os destroços do aviao foram encontrados. Entao so podem ser FB. So fico imaginando pq o Dan chorava daquele jeito. Algum parente/conhecido no vôo?

E Fuzii, o Allan nao vai gostar nada de fisico pirado ser redundancia.

Agora, quem garante que o Abaddon estava interessado na sua equipe? Aposto que ele queria saber se o Ben ainda estava vivo...

Nao gostei muito do medium, especialmente pq se provou que na serie existe sobrenatural - e fora da ilha!

Acho que o Fuzii so achou o Miles interessante pq eles se parecem um pouco. :P

Celia Kfouri disse...

A essa altura eu já me convenci de quer eram FBs mesmo. Principalmente porque me lembrei de que Naomi se referiu ao Dan como um 'mental case'. Acho que o choro dele se deve a isso e ponto.
E eu imaginei que seriam FFs dos quatro mas em relação à Naomi, teria que ser FB mesmo. Fuzii tem razao de que isso seria um precedente perigoso.

Quanto às dúvidas que me ocorrem, vou listar algumas e volto aqui para postar.

Celia Kfouri disse...

Esse 'caráter global' de Lost, a partir desse ep, muito me lembrou o filme do Arquivo X, quando cada membro do Sindicato (os Elders) foram aparecendo, um em cada parte do mundo. E um na Tunísia! (Ou era Marrocos?!)

Será que os losties deixaram s rescuers pra trás e saíram da ilha com o Sayid pilotando o helicóptero? Acho que só assim para caberem seis... Talvez tenham prometido voltar e ...
Acho que é mais possível que Abbadon esteja querendo saber o que houve com sua equipe; se foram mortos, aprisionados, etc

Vcs repararam que na hora de saltar , Charlotte nao acha seu colete (à prova de balas e nao o salva-vidas creio eu, pelo que deu pra ver na cena, e é Miles que oferece o dele? Boa ação com basa mediúnica?? Cavalheirismo é que não deve ter sido numa situação daquelas...

Por falar nesse Miles, eu odeio essa historia de espirítos cada vez mais presente na série. Lembram-se da entrevista com os produtres, acha que na 2a temp, em que eles garantiram que todo mistério da série seria explicado com base científica; isto é, a ciência seria capaz de explicar tudo! Que ramo da ciência vai explicar aquele aspirador de pó???

Voltando ao colete à prova de balas, não estaria Ben usando um na foto? Será que ele não está algemado, com as maos para trás? Me parece que ele está sendo conduzido preso. (Humm, até eu acho viagem, mas desde que vi a foto pela primeira vez, foi o que me pareceu.)

Bom, volto depois. Até.

e.fuzii disse...

Hélio,
"o Allan nao vai gostar nada de fisico pirado ser redundancia."
Pois é, talvez ele esteja muito ocupado e ainda não leu o texto.
Ou leu, enfezou-se e nunca mais vai postar aqui. :S

"Agora, quem garante que o Abaddon estava interessado na sua equipe? Aposto que ele queria saber se o Ben ainda estava vivo..."
Sim, isso seria o normal numa missão específica para captura/matar Ben. A ordem de Abbadon para Naomi é de ela traga a equipe de volta e viva. Por quê? Não sei.

"Nao gostei muito do medium, especialmente pq se provou que na serie existe sobrenatural - e fora da ilha!"
Lost precisa dessa chacoalhada. Se ficar só nessa competição em equipes, prefiro assistir a Survivor.

"Acho que o Fuzii so achou o Miles interessante pq eles se parecem um pouco. :P"
Tá, confesso que tentei não rir...
Mas isso é só por que sou semi-oriental? Isso é uma generalização, como nas especulações de que o garoto nos quadros seria parente de Eko e Yemi... haha

Hélio Flores disse...

Rá! Sabia que se nao fosse vc, alguem acharia que era generalização. Nao, po. Eu achei parecido. Se vc aparecer com um aspirador de pó na minha frente, juro que saio correndo.

E o Abaddon pode ser apenas um cara gente boa, oras.

e.fuzii disse...

Hélio,
então quer dizer que você não gostou do MIles porque simplesmente sente medo? Que coisa, rapaz... :)

Celia,
o "caráter global", para mim, tem cara de Heroes. hehe
Mas lembra Arquivo X também.
Como eu disse na comunidade, eu acho que vocês estão sofrendo por antecipação com o Miles.
Achei ele um ótimo personagem por lidar bem com situações de "combate" e ao mesmo tempo ter esse caráter mediúnico. E não vejo que isso será peça-chave para resolver Lost.

Tirando o piloto, não vejo o porquê de não questionar todos os outros membros da equipe também.

Celia Kfouri disse...

Eu confesso que nunca vi Heroes, acreditem ou não. É que não quis me comprometer com mais uma série... Quando começo a ver, não largo mais, ainda que não goste tanto!
Atualmente, as que eu acompanho são Lost, Criminal Minds, Prison Break e House. E Californication!
Tenho vontade de acompanhar 30 Rock, The big bang theory, porque ouvi falar muito bem, mas é muito download pra minha cabeça. Caso haja alguma que vcs achem que vale muito à pena, aceito sugestões pra incluir mais uma na minha lista!

Quanto ao Miles, vou me abstrair dele por enquanto. Vamos ver onde isso vai dar pq, fora a minha irritação com o 'aspirador de pó', estou gostando muito dessa 4ª temp.