sábado, 24 de maio de 2008

[CRIMINAL MINDS] 3x19 "Tabula Rasa"






Um comentário breve e objetivo. É o que esse episódio merece – pela sua grandeza, em si, e diante o ‘finale’, que já assisti, e que em seguida comentarei.

Mais um episódio sem ‘unsub’. Definitivamente, não sei onde querem chegar com isso. De qualquer forma, nesse episódio, foi interessante ver um tipo de flashback de um caso em que Hotch, Morgan e Reid atuaram, quatro anos antes (Gideon deveria ter aparecido também...). E Reid estreando na BAU!


Reid e Morgan, quatro anos antes.

Um serial killer em fuga – seqüência eletrizante, culminando com o salto de Morgan - sofre um acidente que deixa em coma por quatro anos. Agora ele acorda e, ao que parece, não se lembra de nada. Diante disso, pode ser julgado, considerado responsável, declarado culpado?? Crimes dos quais não se recorda??


Ele pode ser responsabilizado?


A BAU é chamada para confirmar se tal amnésia é autêntica. Durante os testes, comprovam que sim, mas os procedimentos utilizados despertam as lembranças adormecidas e eles, de maneira admirável, chegam a questionar se tinham o direito de ter feito isso. Foi bacana.

Bacana mesmo foi a cena em que Hotch está depondo como testemunha no julgamennto do unsub. Muito boa! A maestria com que ele traçou – e expôs! – o perfil do advogado de defesa foi o máximo. Precisa e impiedosa. Desconcertante é melhor adjetivo.

Hotch sendo ouvido... e o advogado sendo decifrado.

Episódio apenas mediano, principalmente porque escrevo já tendo assistido ao finale. Sem necessidade de qualquer suspense: o 3x20, finalmente, trouxe de volta os grandes momentos da série. Arrasou!

Célia.

Nenhum comentário: