terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Dexter - Maratona pré season finale 4.8-9-10 e 11


Por Danielle M



Atrasada como estava com Dexter, escrever episódio por episódio soaria até bobo. Afinal, pra quem acompanha por aqui, se já viram os outros , as minhas deduções seriam ridículas. Preferi fazer assim, até porque as revelações foram a conta gotas. O que gostei foi da psiquê da relação entre Dex e Arthur. Nem tão iguais, mas com motivações semelhantes e rituais complexos. As diferenças primordiais, acredito, um é reservado e tranquilo, o outro falastrão e boa praça. E daí? Daí que estimado professor e bom pai, ao contrário de Dex, não levantou suspeitas em sua vida até então.

A espreita de se mostrar quem realmente é, Arthur nos assusta em muitos momentos. Perde a razão, nas palavras de Dex, um "colapso de sua máscara", ou, "rachaduras de uma família feliz". Uma hora desaba. Trinity não consegue por algum tempo viver com o que fez, mesmo argumentando sobre como se livrar do remorso, a tentativa de suícidio foi uma libertação ou um apaziguamento de tudo ? Kyle salvá-lo era a resposta divina de recompensas de sua lógica de fazer o bem para receber de volta? Não há veredito melhor numa mente assim, tão doente: Inocente!

Inocência? Nos leva a Debra, espertíssima, conseguiu entrar no caso e derrubar a tese simples e nada mirabolante de que Trinity atirou nela e Lundy. Preferiram a explicação novelesca. Fazer o que? Aceito este deslize com ressalvas. Fiquei surpresa, mas não grata. Deu uma importância a essa repórter além de suas tetas.

Família, esta prisão. Arthur e sua gente , submetidos a essa representação sagrada. Quase voluntária. Que toda família têm seus problemas e segredos, todos sabemos. Fico mais aliviada, no final das contas, Trinity é uma aberração. Para mim era mais freak quando representava aquele papel de super pai. Minha intuição de que gente pacífica demais me assusta está intacta. Com as coisas na sua devida ordem de caos. Monstro agindo como monstro e sem culpa cristã, mas usando o santo nome D´ Ele em vão. Também agradeço Cody, por existir Dexter.

I Do! **

Harry retorna como a consciência persistente. Melhor. Dex não precisa de mais mentores. E de ser um herói? Harry lembra bem, seu filho sempre teve um sentimento maior por crianças. O episódio piloto começa assim. Mas foi estranho ver Dex tão envolvido num salvamento. Todas as pessoas que , direta, ou indiretamente, salvou, não teve essa aproximação heróica. Foi a projeção pura e simples. Ele pensou em Cody, em Astor, em sua família. E não é isso que Trinity também faz?

O casamento entre LaGuerta e Angel foi engraçado de tão básico, essa trama paralela ameaçou me aborrecer, mas foi bem desenvolvida! Romance e humor na medida certa.

E no derradeiro episódio antes da season finale, destaco dois momentos incríveis. Debra absoluta na falta de controle ao lidar com Christine. Nada, nem mesmo redenção. Não adianta, não é? Não dá para mudar o que já foi feito. E é claro, o encontro entre Dex e Arthur, sem disfarces, Dex já ficou vulnerável outras vezes, mas nessa, nós sabemos o quanto pode custar. O arco Trinity durou bem e como Lundy errou feio, nem tríade se tratava.O Agente precisava mesmo se aposentar.
Brilha muito em Dexter **

O que esperar da season finale? Nada de grandes surpresas, mas o embate de dois bons assassinos. Acredito que Trinity, por vontade própria, vá jogar a toalha. Mas olha, estou pra dizer, nessa temporada quem brilhou, além de Trinity, claro, foi Debra Morgan!



Cenas legais e sitcom da(s) semana(s) em Dexter:

- Dex segurando a identidade no casamento de Laguerta e Angel.
-Dex tentando decifrar a expressão de Rita após meter a mão no vizinho. Ah, emoções humanas!
-Cody agradecendo no Dia de Ação de Graças por Dexter. também agradeço, Cody.
-Debra segurando como pode na frente de Christine. Mas destruída com Dexter: Não me trouxe nada!"
- Masouka todo feliz da vida em ser convidado para depois perceber a porcaria de feriado que foi.
-Trinity olhando espantando, junto à sua família, pela reação inesperada de Kyle. Gente maluca ruleia.
- Filha de Arthur sabida nas coisas da vida, han? Segurando a rosa, muito "Beleza Americana".
- Harry: "Blood tech, husband, father, serial killer and now, Kyle Butler extortionist? Which one are you?" Dex: "All of them."
-O Alison, nosso comentarista, destacou uma coisa que eu fiquei cismada , mas não consegui saber quem era. |Aque deja vu básico. O "Trinity" Stan Beaudry é o Alvar Hanso de Lost. Rá!














**fotos: reprodução

/@danna

Um comentário:

[ Alison do Vale ] disse...

melhor mesmo é que o Stan Beaudry é o Alvar Hanso. XD