domingo, 3 de janeiro de 2010

[90210] S02E11 - And Away They Go!

por Rafael S


Esse 11° episódio de 90210 traz um dos momentos mais esperados por todos que assistem ao seriado: Jen sendo desmascarada. A loura, que entrou na série na reta final da primeira temporada, vinha acumulando suas falcatruas há um bom tempo. Falida, voltou para Beverly Hills para viver às custas de Naomi, manipulando a garota para conseguir uma casa para morarem juntas. Ainda em seus golpes financeiros, sempre procurou homens ricos para sair, e aproveitar do dinheiro e status que eles traziam. Além disso, utilizou uma grande quantia do dinheiro de Naomi para comprar um cavalo de corrida sem o conhecimento da irmã. Mas sua grande vilania até agora foi ter propositalmente seduzido e transado com Liam, na época namorada de Naomi, e depois de sair impune, ter feito a cabeça da irmã contra o rapaz, que não conseguiu meios de provar o envolvimento dela no ato. E de quebra, quem se deu muito mal na história foi Annie, falsamente acusada de ter dormido com Liam naquela noite. Por causa disso, ela desde então anda afastada de todos do colégio, com exceção de Jasper. Ou seja, Jen provocou uma verdadeira revolução, mudando o status quo de muitos personagens desde que chegou. Mas enfim chegou a hora do acerto de contas.

E posso dizer que o grande elemento responsável pela vingança foi Ivy. A mais nova integrante do elenco, a garota chegou para balançar não só a vida de Liam, mas todo aquele grupo de amigos. Como um elemento agregador, ela conseguiu fazer com que o rapaz contasse a verdade, e então começaram a planejar um jeito de desmascarar Jen. E como eles mesmo falaram, inspirados nas peripécias do grupo de Danny Ocean (personagem do George Clooney em Onze Homens e um Segredo), eles montaram um grande plano. Liam, Ivy, Dixon e Teddy conseguiram fazer Naomi ouvir da boca de Jen toda a verdade sobre aquela noite do baile. E mais, contaram toda a verdade para Ryan, que finalmente caiu na real sobre a índole da loura. E até o golpe da compra do cavalo foi revelado. Um verdadeiro combo na vilãzinha, e ficou sem saber onde enfiar a cara de tanta vergonha. Toda essa trama se desenrolou no jóquei club, o que deu uma boa renovada de ares nos ambientes da série, que normalmente se passa no colégio. Pelo plano envolver muita gente, o episódio teve uma montagem especial, privilegiando o dinamismo dos acontecimentos, dando um ótimo ritmo à ação que acontecia. Tudo isso fez de And Away They Go! um grande episódio. E não para aí, pois embora se tratasse de um capítulo sobre vingança, ele acabou sendo um episódio sobre...amizade.



Sim, amizade. Afinal, Liam, Ivy e cia. não teriam conseguido seus objetivos se não tivessem estreitado os laços. E não só eles, esse episódio marcou o fortalecimento e a reunião de muitas pessoas. Todos os amigos que foram visitar Navid após o "acidente". Vimos a repercussão da força que todos deram a Silver pela perda de sua mãe (não apenas dos presentes no funeral, mas também daqueles que tiveram suas complicações, como Teddy). E falando em Silver, como foi bom ver Naomi e Silver interagindo tão próximas. Mostrando um lado brincalhão e protetor que poucas vezes havia visto, a loura serviu como um verdadeiro ombro amigo para Silver, ficando do lado dela durante todos esses momentos difíceis. Além disso, vimos a primeira conversa amistosa entre Silver e Dixon depois de muito tempo, com ambos percebendo que não podem sacrificar uma amizade pelos seus problemas passados de relacionamento. E até Adrianna, finalmente chacoalhada pela morte da mãe de Silver e pela hospitalização de Navid, deu um basta nas drogas e resolveu parar de ignorar o que acontecia ao seu redor. E em um belo momento de humildade, reconheceu a Navid que mesmo durante o tempo em que estava limpa, ainda manteve um comportamento de viciada. Era visível como ela parecia sabotar suas ações, por talvez ter medo de tudo que havia conquistado até aquele ponto. Ade ainda tem um grande caminho a percorrer para fechar todas as feridas que se auto-infligiu e fez nos outros, mas o modo sereno como ela deu o primeiro passo foi um ótimo começo.

E aqui, vale um parágrafo especial para Annie. Afinal, a maior prejudicada pelas mentiras de Jen foi ela. Um tremendo efeito colateral, pois não teve nada a ver como o ocorrido, e ainda assim até hoje pagava o preço por tudo isso. E com a queda de Jen, pudemos ver as primeiras consequências na vida de Annie. Primeiro, a ligação de Naomi para ela, pedindo desculpas. E depois, o reconhecimento de Dixon do erro de não ter acreditado na irmã esse tempo todo. Como havia comentado nos meus comentários do oitavo episódio dessa temporada, a reaproximação de Annie e Dixon era uma das coisas que mais esperava na série. E como foi bom os dois dessa vez de guarda baixa, rindo juntos, e se dando conta de quanto tempo juntos haviam perdidos. Com certeza, minha cena preferida desse capítulo. E que comece agora a reintegração de Annie ao resto do elenco. Com certeza vai ser um processo doloroso para ela, mas que estava na hora de acontecer.



E depois de um grande episódio como esse o que esperar para o próximo, o último dessa primeira metade da temporada? A cena final desse capítulo indicou que talvez seja a hora de Jasper ser desmascarado, resta se realmente vai acontecer e com que consequências. Temos uma Naomi mais pé no chão agora, agora que sabe de todas as falcatruas de Jen, percebe o quanto errou com Annie e Liam. E falando nele, ele ainda gosta muito de Naomi, o que infelizmente não é bom para Ivy, como ele vai lidar com isso? E falando em casais, Silver e Teddy se beijando só fez confundir ainda mais a cabeça de ambos, no que vai dar? Muitas possibilidades para o próximo episódio, torço o episódio seja à altura das expectativas.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: