sábado, 9 de janeiro de 2010

[FNL] 4x08 Toilet Bowl

por e.fuzii
Assim como qualquer série de longa duração que se preze, Friday Night Lights tem todo o direito de ser irregular de vez em quando, mas juro que nunca tive tantas lembranças do fraco começo da segunda temporada quanto agora. Principalmente em relação ao plano de desmanche da Riggins Rig, que serve tanto para tirar Billy do sufoco como para Tim pegar o atalho mais curto para adquirir sua própria terra, mas que tanto me faz temer uma trama como aquela do assassinato envolvendo Landry e Tyra. Supostamente, sabemos que a série não cai no lugar comum de dar lição de moral para seu público, mas fica difícil imaginar que uma história que flerte tanto com o crime passe sem maiores consequências. Embora já tivemos também o criador de furões para provar o contrário. Mas apesar da entrevista de emprego de Riggins ter sido bastante interessante, ainda mais com as dicas de Becky, foi algo que serviu apenas para justificar sua decisão no final. Essa relação dos dois, aliás, também precisa dar um tempo com essas idas e vindas ou ficará cada vez mais desgatada. E eu imaginando que o papel dele já havia ficado bem claro no episódio anterior…

Outra questão que me preocupa é o comportamento de Julie que, longe de Matt mais uma vez, relembra seus momentos "aborrecentes" daquela época. Sobrou para Tami acompanhar a filha pelas universidades pretendidas e ser vítima de suas injustiças. Não duvido que possa ser importante até o final da temporada, mas acho que trama mais filler que essa nunca existiu na série. Até discurso de Julie valorizando a cidade de Dillon teve. Já em campo, a equipe dos Lions tinham a chance de ouro de alcançar sua primeira vitória e finalmente conseguiu. Não sei se é essa desvalorização do outro time que deixou tudo previsível demais ou o fato de uma primeira vitória ser desvalorizada por si só, mas não conseguiu ser tão emocionante quanto tantos outros trunfos vistos na série. Nem chego ao ponto de condenar o uso de medicação de Luke para jogar -- que pelo contrário, parece ser uma das poucas tramas com alguma evolução interessante --, ou mesmo os incríveis chutes de Landry, mas parece óbvio que no geral, é preciso melhorar.
Por sorte, ainda podemos ver que os roteiristas não perderam a mão em algumas outras cenas, como o jantar oferecido pela mãe de Vince a Jess. O encontro dos três na mesma mesa é cercado de tanta estranheza, pela própria separação dos dois e pela mãe ainda estar tão debilitada a ponto de não perceber isso, que já valeram apenas a troca de olhares e o acordo silencioso dos dois em deixá-la apenas falar. Por sinal, diria que se fizéssemos uma retrospectiva, esse encontros em jantares são a grande prova de qualidade da série, retratando tão bem o cotidiano de seus personagens. Não posso deixar de destacar também, Landry tendo problemas durante os ensaios de sua banda e então os demais membros tentando assimilar junto dele mais uma de suas desilusões amorosas, com direito até a um hilário (e merecido) instant rimshot.

Fotos: Reprodução.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

Nenhum comentário: