domingo, 17 de janeiro de 2010

[Melrose Place] S01E11 - June

por Rafael S


São tempos difíceis para Michael. Vive em uma paz armada com Violet, onde cada um tem provas para acabar com a vida do outro, e agora descobriu que David roubou o colar de Sydney que estava escondido em seu carro. Como uma prova de um crime foi parar lá? No mínimo suspeito isso, e David viu nisso a oportunidade perfeita de livrar a cara de Auggie de vez, e se vingar do seu pai. Mas, como sempre, Michael tinha uma carta na manga, e botou o emprego de Lauren em risco como forma de barganha com David. O resultado dessa guerra particular eu vou falar mais abaixo, mas antes, para complicar ainda mais sua vida, ele deu de cara com Amanda Woodward. A loura, que no episódio passado apenas interagiu com Ella, aqui tem a oportunidade de estrear "oficialmente" na série. Seu diálogo com David foi meu momento preferido do capítulo. Dois grandes tubarões se enfrentando apenas com palavras. Cada frase veio carregada de indiretas e ironias, além de várias referências à série clássica (citações ao Peter, as mortes forjadas de Sydney e Amanda), um belo presente aos fãs das antigas.

Mas como nem tudo são flores, o episódio mais uma vez não trouxe Auggie. Sim, um dos personagens mais importantes da trama do assassinato outra vez fica de fora. Senti um padrão episódio-sim, episódio-não em suas aparições. E assim, os roteiristas tem que se desdobrar para continuar citando o personagem, mesmo sem ele aparecer. Então houve a discussão entre Violet e Riley sobre a última ter falado para a polícia que Auggie estava se escondendo no México (no décimo episódio). Como já é sabido que Violet vê Riley como uma ameaça ao seu relacionamento com o cozinheiro, esse bate-boca não foi nenhuma novidade para nós, mas de repente surge um novo nome na história: Levi, o irmão adotivo da ruiva. Com seu tom ameaçador, ele já apareceu alucinado - um dependente químico com uma obsessão pela sua irmã, com quem teve um envolvimento no passado e agora quer retomá-lo. Muita informação? Sim, essa trama bruscamente foi empurrada goela abaixo nesse capítulo, e pela sua relevância, é de se esperar que vá render algumas tragédias no futuro. E sobrou para Riley, que ao tentar defender Violet do viciado, quase foi agredida e acabou vendo a câmera de Jonah sendo destruída no processo. E agora vale um pequeno comentário: ao explicar para o namorado o que aconteceu, ela apenas falou que "ficou no meio de uma briga entre Violet e seu irmão/namorado". Ora, não era mais claro (e fácil) falar logo: "um doido invadiu nosso apartamento, me ameaçou e quebrou sua câmera"? Ao assumir essa postura defensiva, ela mais uma vez brigou com Jonah, desesperado ao ver seu material de trabalho em pedaços no chão da sala. E mais uma vez, o casal se desentendeu.



E falando em Jonah, sua maré de azar continua firme e forte. Não bastassem as brigas com Riley e a destruição de sua câmera, ele teve que começar a procurar desde que sua namorada foi demitida no episódio passado. E vejam só, justamente Ella conseguiu um trabalho para ele, na WPK. Estaria tudo certo, se Ella, como faz todo capítulo, não precisasse de sua ajuda num favorzinho e o botasse em maus lençóis. Ser contratado e despedido no mesmo episódio, é um feito deveras impressionante. O que nos faz questionar porque essa trama dispensável foi inserida no episódio. Como consequência tivemos Jonah decepcionado com Ella depois de descobrir que ela não o apoiou na discussão sobre os créditos do videoclipe que ele dirigiu, e a loura mais uma vez levou um daquelas humilhações de Amanda, que só não a demitiu ainda porque tem algum interesse secreto que a envolve. Aonde isso vai dar?

Mas vou deixar de falar das coisas ruins para voltar a focar nos bons momentos do episódio, que é a trama do assassinato que cada vez mais se aproxima do clímax. Como falei no primeiro parágrafo, Michael botou o emprego de Lauren em risco para chantagear o filho. Mas é claro que o rapaz não iria cruzar os braços com essas ameaças. Ele executou um plano que ao mesmo tempo livrou a cara da estudante de medicina e armou uma prisão em flagrante do pai no momento em que ele tentava reaver o colar ensanguentado de Sydney. Definitivamente, esse não foi um bom capítulo para Michael, e conhecendo o médico, é de esperarmos uma vingança no mesmo nível. Mas como toda suspeita muito escancarada, duvido muito que Michael seja o assassino, assim como também não deverá ser nem David nem Auggie. Se fosse para apostar minhas fichas, iria em Vanessa, personagem coadjuvante que ganhou uma relativa participação nesse reta final da primeira metade da temporada.



E o episódio terminou com a grande novidade: Amanda vai voltar a morar no condomínio! Para uma ricaça como ela voltar a morar em um local como aquele, é porque ela tem grandes planos para alguns ali. A atenção dada a Ella, o tal presente misterioso deixado por Sydney...ela definitivamente tem sua própria agenda. Mau para os jovens moradores, só nesse capítulo, Ella, David e Jonah sentiram o poder da língua afiada da loura. Enfim, um episódio cheio de altos e baixos, como vem sendo padrão na série. E agora restam as expectativas para o próximo, que deve encerrar algumas tramas (assim espero), para que a segunda metade da temporada tome novos rumos. É esperar para ver.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: