quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

[FNL] 4x09 The Lights of Carroll Park

por e.fuzii
Com o final da temporada se aproximando, resta manter as esperanças de que essas tramas tenham uma conclusão ao menos lógica e digna. Porque apesar de toda a irregularidade, dá para perceber que a história central, indo muito além da equipe dos Lions ao ressaltar a importância da chegada de Coach Taylor a esse lado leste da cidade, parece pelo menos bem orientada. Depois de presenciar um crime no subúrbio, resta a ele tentar se aproximar dessa comunidade tão ignorada por governo e autoridades. Para isso, ao lado de Buddy e Ray, ele contacta Elden, um dos membros dessa comunidade (o saudoso D'Angelo de The Wire), para saber o que pode ser feito para revitalizar esse parque. Óbvio que eles precisam de dinheiro. Mas fora o reestabelecimento da iluminação do local, o técnico promove uma divertida partida dos Lions com o time da comunidade, que lhe apresenta até um possível talento entre esses jogadores. Chega a ser até um alívio, principalmente por parecer que o entrever de Vince em frente à lanchonete de Ray fosse deixar os ânimos um pouco exaltados em campo. Mas a partida simplesmente serviu para mostrar esse compromisso de Coach Taylor, que inclusive fez uso de sua boa recomendação para conseguir o tal emprego para Vince.

Ainda parece cedo pra dizer, mas não me convence essa oportunidade de trabalho até saber exatamente em que nível fica essa relação de Vince com Jess e seu pai -- que parecia ser grave há até algumas semanas atrás. Mas do jeito que está, sinto por sacrificarem Jess até aqui, ficando limitada à alegria e à tristeza enquanto divide-se entre Vince e Landry. Também sinto pelo isolamento de Julie que, ocupando seu tempo em obras assistenciais, decide seguir em frente nessa relação sem compromissos com um novo garoto. Não estou preocupado com sua superação, mas por forçarem Tami Taylor a reconhecer essa "química" instantaneamente para criar algum assunto. Por outro lado, alguns episódios mais tarde resolveram retomar o assunto da noite de karaoke com o atrapalhado beijo de Glen, apenas pelo prazer de acompanhar uma discussão do casal Taylor. Além disso, serviu também como paralelo para a separação de Joe McCoy, que agora já consegue reconhecer o mal que fez na criação de seu filho e por levar a própria família à ruína.
O que sobra, então? Lógico que o inesperado anúncio da gravidez de Becky. Não sei se era intenção deixar em dúvida se o filho poderia ser de Tim, mas nem por um momento achei que ele teria sido capaz. Ou na verdade, que os roteiristas seriam capazes disso. Mas enfim, apesar de não me agradar muito que uma série force em si mesma um desafio, vou dar um voto de confiança. Até por já termos visto situação parecida com a gravidez não planejada do filho de Streets -- com uma premissa bem parecida, aliás --, tudo leva a crer que o desejo de Becky vai prevalecer. Fico curioso em saber como a série conseguirá lidar com esse assunto delicado, tentando levantar questões ao mesmo tempo que mantém-se elegante o suficiente para evitar polêmicas.

Fotos: Reprodução.

e.fuzii
twitter.com/efuzii

Nenhum comentário: