terça-feira, 19 de janeiro de 2010

[90210] S02E12 - Winter Wonderland

por Rafael S


Quem acompanha minhas resenhas sobre 90210 deve ter tido um déjà-vu ao ver a imagem acima. E não é por menos: se vocês forem conferir a foto que abre minha postagem sobre o segundo episódio da segunda temporada, verá uma situação muito parecida: Annie, Naomi, um banheiro. Mas o que a imagem não mostra é a grande diferença: aqui Naomi não está acusando Annie, e sim implorando por perdão. E o que havia começado por Dixon no capítulo anterior, aqui se espalha por quase todos os personagens: uma verdadeira romaria para se desculpar com Annie. A garota vinha sofrendo injustamente as consequências das mentiras de Jen desde o season finale da primeira temporada, e agora com a queda da megera, está enfim recebendo o devido reconhecimento. Se formos parar para pensar o tanto de acontecimentos que se desencadearam daquele fatídico baile: o atropelamento do tio de Jasper; o afastamento de suas melhores amigas e de seu irmão; o seu relacionamento com Jasper. E agora que está tudo desfeito, é hora desses itens serem todos repensados. E a ironia do destino fez com que tudo isso acontece em um novo baile: o baile de Inverno, que é o ambiente onde grande parte do episódio se passa.

Aliás, se fosse resumir esse capítulo em uma palavra, seria arrependimento. Já falei sobre o de todos com Annie, mas houve outros também. O arrependimento de Liam ao ver Naomi abalada com a descoberta das mentiras de sua irmã. Arrependimento esse que escondia todo o sentimento que ele ainda tinha por ela. O que deixa tudo mais triste é que ele enfim havia encontrado alguém como ele: Ivy. Um casal que tinha tudo para dar certo, não fosse esse amor nunca esquecido. E o esperado reencontro aconteceu, e Naomi e Liam voltaram. De quebra, foi revelado o misterioso objeto sob a lona que o rapaz trabalhava. E para grande surpresa, não era nenhum instrumento de vingança: era simplesmente um barco de madeira, no qual trabalhava para descarregar sua raiva. Uma revelação meio broxante devido ao mistério que cercava o objeto, mas casou perfeitamente com o clima romântico entre ele e Naomi. Mas e Ivy nisso tudo? Infelizmente, restou à jovem surfista o choro solitário dentro do carro, para que ninguém a visse. O triste desfecho para essa grande personagem que só fez acrescentar desde que entrou na série. E estou triste por ela. Não me importa que Liam e Naomi sejam um daqueles casais planejados para ficar juntos, Ivy merecia um destino melhor. Agora fica a dúvida do destino dela: será que inventarão um novo personagem para se envolver com ela, ou ela ainda curtirá sua dor por um bom tempo?



Arrependimento também foi o que Teddy sentiu ao ver que Silver a rejeitava pela sua fama de galinha. O típico garoto que só queria curtir o momento (Adrianna que o diga) enfim se apaixonou. Um envolvimento nascido da doença da mãe dela, no início apenas um apoio mútuo, mas que cresceu com força. E em pleno baile, foi o momento de Silver se arrepender de cortar todas as investidas do rapaz. Mas quando ela finalmente tomou a atitude e resolveu se acertar com ele, os roteiristas resolveram implantar um daqueles mal-entendidos clássicos do cinema/série, perfeitos para separar casais. Uma bela e jovem loura, com um estonteante vestido vermelho ao lado de Teddy? Claro que Silver tirou suas conclusões precipitadas, mas ela era apenas Savannah (Julianna Guill, mais uma do elenco do remake de Sexta-Feira 13 a entrar na série), irmã recém-chegada do rapaz. Ok, um mal-entendido que poderia ser facilmente contornado na mesma hora, se não fosse Dixon.

E definitivamente não sei o que os roteiristas querem fazer com Dixon. Boa parte de sua subtrama nessa primeira metade da temporada foi sobre seu relacionamento fracassado com Sasha. Ele parecia realmente ter esquecido Silver. Mas eis que na primeira oportunidade, ele não só fala mal de Teddy para a garota, como omite de não contar que Savannah era sua irmã e finaliza com uma investida para cima de Silver! Esse é o novo Dixon, parecendo um vilãozinho saído de Malhação. Mas a conversa do garoto com a mãe poderia ajudar a redimir sua participação no episódio. Todo aquele papo sobre as dificuldades que ele sofria por ser adotado foi realmente bem legal, uma bela conversa franca entre mãe e filho. Mas eis que Dixon resolve trazer à tona de novo o papo de conhecer sua mãe adotiva! Os roteiristas parecem estar com crise de criatividade, afinal essa é uma trama reciclada da primeira temporada (onde pelo menos teve um desfecho digno, em uma bela cena onde Annie foi falar com a mãe adotiva dele, e Dixon não conseguiu sair do carro). Já era fato que ele não estava longe de ser um personagem popular entre os fãs da série, e depois dos acontecimentos desse episódio, pode apostar que virou um dos mais odiados.



Essa nova fase da vida de Annie já começou movimentada. Toda a reaproximação dos amigos trouxe de volta a saudade que ela ainda guardava deles, e dos momentos que passavam juntos. Uma balançada que foi essencial para o momento em que todos eles, juntos, falaram para ela sobre Jasper ser um traficante e ter empurrado Navid das escadas. E Annie só acreditou depois da confissão de Adrianna (mais outra personagem em processo de arrependimento, não só com Annie, mas com Silver, Naomi e Navid), que confirmou ter comprado drogas na mão dele. E então veio a hora da verdade para o casal. E quem diria, Jasper admitiu de cara limpa ter feito tudo aquilo. É definitivamente um tipo diferente de vilão de série adolescente. Mas o jogo mudou de lado no incrível gancho final do episódio, onde ele revelou saber que Annie havia atropelado e matado seu tio. Uma revelação que pode mudar muita coisa, deixa ideal para muitas chantagens nos capítulos por vir.

E esse episódio fechou a primeira metade dessa temporada de 90210. A série conseguiu achar o tom certo, ganhou muito com os novos personagens, e tem perspectivas bem animadoras para a continuação. A volta está marcada para o dia 9 de março. Nos vemos lá!

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: