domingo, 18 de julho de 2010

[90210] S02E16 - Clark Raving Mad

por Rafael S


Na gangorra que se tornou 90210, Clark Raving Mad não fugiu à regra, com a qualidade de suas subtramas variando do bom ao fraquíssimo. Como bom otimista que sou, começarei abordando o que me agradou. E não se deixem levar pela imagem que abre esse texto - a escolhi muito mais pelo bela solução visual escolhida pelo diretor (com Lila e Navid se afastando e revelando Adrianna ao fundo), do que por um conflito envolvendo esse triângulo amoroso. Mas será que ainda é um triângulo? Afinal, Ade demonstrou estar bem disposta a seguir adiante. E para ela, esse seguir adiante passa diretamente pela confissão de Gia no episódio anterior. A ruiva abriu seu coração e deixou a morena em uma situação complicada. Mais que "gostar ou não gostar?", para Ade o dilema se tornou "gostar ou não gostar de garotas?". Pois a sintonia das duas nesses poucos capítulos que contracenaram juntas era mais que evidente, e claramente Adrianna já gostava de Gia. Essa já era uma certeza sua. O que lhe atormentou nesse episódio foram as convenções sociais - e toda a confusão que ela mesmo criou acerca de sua sexualidade tendo em vista seu interesse pela ruiva. E entre conselhos das amigas, e os estudos do Alfred Kinsey (citação bem interessante, fica o link para quem quiser saber um pouco mais de sua vida e trabalhos), enfim ela resolveu deixar as inseguranças de lado e apostar no seu sentimento. Tudo em uma cena que felizmente fugiu de declarações rasgadas, e beijos cinematográficos, investindo acertadamente em um tom inseguro, que no fim das contas, cada uma ao seu modo, era o que cada uma sentia naquele instante. E como já havia ficado claro desde o primeiro momento que contracenaram juntas, o casal se formou. Previsível, mas bem feito.

Ainda na área da previsibilidade, com o hábito de não apenas assistir séries, mas de consumir filmes, livros, etc, identificar alguns modelos narrativos se torna fácil ao longo do tempo. E assim como foi simples deduzir onde iria desembocar essa aproximação entre Ade e Gia, é no mínimo suspeito em um simples episódio Annie e Liam terem três cenas juntos. Dois personagens que, fora toda a confusão criada por Jen envolvendo eles dois, nunca tiveram lá muita proximidade. Aqui começa com uma gentil carona, que na cena seguinte vira um encontro no corredor do colégio e por fim, uma mensagem deixada no celular. Tudo a princípio sem muita importância, mas é evidente que os roteiristas estão preparando algo para sair disso aí. E tendo em vista o status quo de Annie nessa segunda temporada, pode significar enfim a grande mudança de rumos para a personagem. Tanto é que arranjaram uma cena de Jasper suicida como gancho final do capítulo. Independente da conclusão dessa cena, é algum indício que sua trama parece se encaminhas para uma conclusão (finalmente!) em breve. O jeito é esperar para ver o que sai daí.



Mas a despeito dessa nova trama, Liam não anda rendendo muito bem na série. Desde que foi separado de Ivy, o personagem anda bem sem graça. O pior que a surfista dessa vez se ausentou pelo segundo episódio seguido, uma pena. Restou ao rapaz flagrar seu padrasto (John Schneider, de volta à série depois de muitos capítulos ausentes) com outra mulher. E para piorar a situação, sua mãe ainda assim resolveu continuar com ele mesmo com a traição. Então Liam fez suas malas e buscou abrigo na luxuosa casa de Naomi. Não me agradou em nada ver o casal mais artificial da série começando a morar junto.

Quanto a Naomi, embora esboce seu lado sério quando está perto de Liam, quando se afasta dele continua a mesma inconsequente e deslumbrada de sempre. Nunca considerei muito isso um problema, pois ela até funciona como alívio cômico, mas nesse episódio passaram dos limites. Um novo personagem entrou na série, o sr. Cannon (Hal Ozsan), novo orientador do jornal da escola, o Blaze. Com sua habitual falta de tato, a loura tratou de logo disparar suas pedradas contra o professor, que não deixando barato, a expulsou no jornalzinho. Mas eis que ela resolve inventar que ele a assediou sexualmente para readmiti-la na equipe - não apenas uma mentira, mas uma acusação grave. E como não podia deixar de ser, a repercussão da acusação acabou sendo maior que a cabecinha limitada de Naomi poderia esperar. Achei fora do tom da personagem ela fazer algo mais extremo assim, ainda que ela não tivesse nenhum plano maléfico por trás. Uma escolha que não me agradou e até empalideceu a loura nesse capítulo.



E alheio a todos esses dramas escolares, está Dixon. Depois de ter feito bastante besteira por episódios a fio, ele parece mais quieto, agora que sua mãe biológica está por perto. Ou estava, já que ela se despediu dessa vez, deixando o garoto bem triste. Mas ela não saiu sem deixar "sementes" plantadas na família Wilson. Primeiro, flagrou Debbie em um encontro com seu professor de ioga, inclusive flagrando um beijo que pode virar um elemento desagregador na família. E depois, deu dinheiro de apostas ao filho. Eu realmente pensei - torci, na verdade - que essa trama com tamanho potencial de cretinice tivesse sido esquecida, mas após ver Dixon abrindo o sorriso ao ver aquele bolo de dinheiro, perdi minhas esperanças.

Por fim, Teddy e Silver continuam no vai-não-vai que se tornou a relação deles desde que deram o primeiro beijo. Junta, separa, ciúme de um, gelo do outro. Acabaram juntos dessa vez, mas quem vai saber como vão estar no próximo episódio? Depois de mais de uma temporada, Adrianna voltou a reassumir o posto de destaque da série, e merecidamente por sua trama bem agradável. Restam aos outros personagens correrem atrás. Mas como disse no começo, sou um otimista, e esse vislumbre do fim da era Jasper me deixa animado.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: