sábado, 24 de julho de 2010

[Melrose Place] S01E17 - Sepulveda

por Rafael S


Melrose Place chegou ao seu penúltimo episódio e delineou bem forte um embate entre o velho contra o novo. Ou melhor, um embate entre a nova geração e os velhos personagens. Todos os conflitos e motivações do início dessa nova encarnação de Melrose Place decorreram do antagonismo entre os novos personagens e Michael, Amanda e Sydney (mesmo morta). Assim, em seus momentos finais, a série voltou a enfatizar esse choque, deixando expectativas para seu derradeiro episódio.

Na mais importante das tramas no momento, depois de bater de frente com Amanda, só restou a Ella buscar uma saída para escapar de ser incriminada. E para tal, só restou invadir a WPK para alterar os valores superfaturados que haviam forjados em sua conta. E para conseguir acesso a tais arquivos, ela precisou ludibriar um contador da empresa, no que acabou sendo o ponto baixo do capítulo, com o tal contador se encaixando no manjado perfil nerd antissocial e em todos os clichês possíveis da situação "mulher bonita seduzindo nerd" acontecendo. Mas pelo menos isso não se estendeu por todo o episódio, e com a chave em mãos, Ella, com a ajuda de David, invadiu a WPK. Mas essa invasão acabou revelando outra coisa para a dupla: a busca de Amanda pelo Van de Kamp escondido por Sydney. Nesse momento, principalmente para David, as peças se encaixaram: a mudança repentina da loura para o condomínio, as indiretas sobre os quadros pintados por Sydney...e enfim, eles tem nas mãos um grande trunfo, preparado para ser usado no último capítulo.

Vocês se lembram da misteriosa cena de Drew abrindo um cadáver? Dessa vez, ele invadiu o necrotério para pegar uma amostra de sangue de outro cadáver, mais uma vez coberto de mistérios. Mas no fim do episódio, tudo foi explicado: ele não é nenhum tipo de maníaco. Na verdade ele está investigando uma série de mortes de pacientes, todos com uma característica em comum: eles utilizavam a válvula cardíaca criada pelo doutor Mancini, e que o fez um médico de renome e prestígio mundial. Contando toda a verdade para Lauren, ele imediatamente conseguiu uma aliada, devido a tudo que ela sofreu com as chantagens de Michael. E esse foi outro trunfo na mão dos personagens para derrubar alguém das antigas.



Com todo esse cenário armado, é de se espantar (e até lamentar) que Michael e Amanda NÃO tenham aparecido nesse episódio, mesmo sendo citados a todo instante. Com certeza a presença deles adicionaria um grau de tensão muito maior às descobertas dos personagens. Assim sendo, é certo presumir que eles serão presença garantida no próximo capítulo, para a resolução dessas duas perigosas tramas.

E envolto em dilemas muito menos emocionantes está Jonah. Desde o início da série acompanhamos sua jornada para alavancar sua carreira como cineasta, as diversas recusas e tentativas frustradas que teve, até enfim conseguir vender seu roteiro para um estúdio. E o que parecia ser o fim dos tempos difíceis se mostrou justamente o contrário, com o diretor do projeto querendo reescrever e alterar partes cruciais de seu texto, além de desavenças na hora da escolha do elenco. Sendo até demitido do projeto, Jonah ganhou uma nova chance, e junto com isso, percebeu a importância que Riley ainda tinha na sua vida. Sempre tive muita simpatia por essa jornada de Jonah, que considero um dos melhores personagens ali, mas tal trama acabou ficando deslocada nessa reta final, parecendo boba demais comparada aos eventos amiores que estão acontecendo simultaneamente. Toda uma história trabalhada com cuidado a longo prazo, mas infelizmente prejudicada pelo fim brusco de Melrose Place. Outra bastante afetada foi Riley. A arrecadação de fundos para seu projeto escolar soou desnecessária, e ainda que ela esteja tendo uma boa sintonia com Drew, gerando boas cenas para o casal. Mas nesse caso lamento menos, já que ela é de longe a mais fraca do elenco.

E por fim, David, como sempre atolado de problemas, teve que lidar com problemas na cozinha do Coal devido à demissão de Marcello, o chef de cozinha mais arrogante e insuportável que já vi (desde a época que se estranhava com Auggie). E na falta de funcionários, ele teve a ajuda de Lauren e Ella para servir as mesas! Ainda que toda a situação tenha soado forçada/exagerada demais, foi divertido ver a interação dos três, ainda que por poucas cenas, naquela situação incomum. Pelo menos dessa vez, Morgan não apareceu, para o alívio do rapaz. Mas continua machucado devido a revelação de Lauren, ainda que claramente goste dela.



Aos trancos e barrancos, Melrose Place arrumou a casa para entregar a trama a seu último episódio. Embora com vários personagens prejudicados, pelo menos criaram-se ganchos interessantes para o finale, que espero que seja digno, e com uma conclusão satisfatória.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: