quarta-feira, 28 de julho de 2010

[Spartacus: Blood and Sand] S01E11 - Old Wounds

por Rafael S


Feridas antigas nem sempre saram, e são carregadas como uma lembrança do fato para o resto da vida. Para Spartacus, não foi diferente. Todas as suas marcas (físicas e psicológicas) reapareceram para atormentá-lo nesse belo episódio.

Ainda transtornado pela morte de Varro, o herói começou a render menos nos treinamentos, gerando muita preocupação para Batiatus acerca do futuro nos jogos contra Pompéia que se aproximavam. Para onde olhava, o trácio via seu finado amigo, lhe perseguindo como uma assombração. E para piorar sua situação, Sura começou a aparecer em seus delírios também. Logo ela, uma ferida que Spartacus já havia tentado esquecer ao máximo. E sobrecarregado de fantasmas desse jeito, ele caiu. Desabou em doença, resultado de uma forte febre e da ferimento infligido por Varro na "exibição", que não parava de verter sangue. Sem opção e vendo sua esperança de êxito na batalha esvaindo entre seus dedos, restou a Batiatus escalar Crixus como seu grande gladiador na luta até a morte contra Pericles.

Crixus, outrora campeão de Cápua, desde sua quase-experiência de morte contra Theokoles viu seu posto ser assumido por Spartacus. E ele carregou consigo não apenas as feridas deixadas pelo gigante, mas toda a raiva e inveja que tinha do herói. E ele treinou forte para o momento de seu retorno. Oportunidade que sempre lhe foi negada até agora. Último recurso de Batiatus, ele adentrou o campo de batalha sob uma chuva de alimentos podres e vaias - mostrando o quanto o povo tem memória curta (fato verdadeiro até os dias de hoje). Com a responsabilidade de carregar a reputação do ludus em sua espada, o desacreditado Crixus lutou em um confronto sangrento. Dessa vez, a coreografia da luta foi um pouco diferente do já visto até hoje: ao invés dos belos movimentos, que mais pareciam uma coreografia (e combinavam com o visual exagerado da série), esse confronto entre Crixus e Pericles foi mais pegado, tenso, nervoso. Principalmente no que diz respeito ao gaulês, que ao mesmo tempo vivia o medo da reestreia e a necessidade de afirmação. E os lutadores foram levados à exaustão, caindo no chão a todo momento, até que Crixus em um movimento rápido decretou fim a luta (e adicionou mais uma cena chocante ao hall da violência: os intestinos de Pericles pulando para fora de sua barriga). E o mesmo público que minutos antes jogara alimentos, agora saudava Crixus novamente. O gaulês conseguiu a aprovação que precisava, além de contar com o apoio de Doctore e o amor de Naevia e Lucretia. Enfim, os deuses lhe foram favoráveis.



Mas não só com os jogos contra Pompéia se preocupava Batiatus. Ainda lhe doía a humilhação passada durante a festa de Numerius, quando perdeu um de seus melhores gladiadores e viu suas ambições políticas serem motivo de chacota para Calavius. E brincar com suas ambições é feri-lo bem profundamente. Mais rancoroso que nunca, ele arquitetou sua vingança, sequestrando o magistrado. Tudo parte de um ardiloso plano que se amarrou de modo sensacional com toda a trama envolvendo a "traição" de Ashur com Solonius. Traição entre aspas pois a grande reviravolta era que tudo era um plano maior de Batiatus para atrair seu rival ao cativeiro de Calavius, e incriminá-lo pela morte do magistrado. Uma virada de mesa que me pegou de surpresa, pois não esperava que Ashur fosse fiel a Batiatus depois de todo esse tempo, até por suas demonstrações constantes de insatisfação. Méritos ao ator Nick E. Tarabay por ter interpretado de forma tão dúbia durante esses últimos capítulos.

E não dá para deixar de notar como os planos de Batiatus tem alçado cada dia âmbitos maiores. Atacar alguém da importância de Calavius foi uma jogada suicida, mas ele tinha seu trunfo na manga, e junto ainda se livrou de Solonius, que foi levado preso. Dois coelhos como uma só cajadada. Seria o plano do século...se não fosse pela presença de um homem, um pequeno personagem que retornou e mudou toda o panorama da série depois desse episódio: Aulus (Mark Mitchinson).

Não se lembra dele? Ele era o homem da carroça que trazia Sura de Nápoles, que contou do suposto ataque que a teria vitimado. Um lacaio de Batiatus, ele voltou ao ludus para participar dos planos de sequestro de Calavius. Mas ele não esperava que Spartacus fosse ainda lembrar do seu rosto. E mais do que isso, de suas palavras. De suas feridas. Em seus delírios febris com Varro e Sura, eles o lembraram das palavras do capanga, sobre ter sido machucado no ataque ao comboio. Mas não havia ferida. E antes de matá-lo num rompante de fúria, Spartacus tirou dos seus lábios o mandante de toda essa farsa: Batiatus. A grande reviravolta da série aconteceu - Spartacus descobrindo que seu dominus é o responsável pela morte da sua mulher, e no fundo ele apenas sua grande fonte de lucro (vide a bonita imagem que abre esse texto). Em uma das melhores rimas visuais da série, a cena em que Aurelia perguntava a Spatacus porque ele havia matado Varro e a cena, em delírio, onde Sura perguntava a esse "novo" Spartacus, forjado na arena, e que renegou o passado, porque ele havia sepultado o "antigo" Spartacus, o trácio leal à família, que tinha orgulho de seu povo, se completaram perfeitamente - além de fazer uma referência direta ao eventos do sétimo episódio, que tratou justamente dessa mudança no personagem.



Assim, a antiga ferida se abriu e o velho Spartacus retornou, com uma compreensão muito maior de toda aquela situação onde se encontrava, mas com cautela suficiente para esconder por ora sua ira e construir com calma sua grande vingança contra Batiatus. Vingança essa que com certeza ditará os rumos desses dois capítulos finais da temporada, que devem reservar o embate entre esses dois grandes personagens. Quem diria que um episódio sobre feridas ia render tanto. Mais um belo roteiro entregue pela série.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Um comentário:

TonyMontana disse...

Oi, queria saber se vce ta interessado em parceria.

Se está me contate para o seguinte email: portalmafia@gmail.com

Cumprimentos!