terça-feira, 6 de julho de 2010

[Emmy 2010] Previsões - Atores Principais (Drama e Comédia)

Para ver todos os que concorrem nestas e nas demais categorias de atuação, é só clicar aqui.



Melhor Ator - Drama


Não é difícil prever quem será indicado aqui (impossível mesmo será afirmar quem vai vencer), já que cinco dos seis indicados de 2009 estão de volta e mantêm o favoritismo: Bryan Cranston, Jon Hamm, Michael C. Hall, Hugh Laurie e Simon Baker. O protagonista de "The Mentalist" é o único candidato com chances de ficar de fora, mas apenas porque ninguém mais, além dos votantes do Emmy, acha que ele merecia estar aí. Como nossa opinião não importa, acredito que outros tantos grandes concorrentes terão que brigar apenas pela vaga deixada por Gabriel Byrne.

Entre os que estão sempre próximos de uma indicação - Kyle Chandler, Bill Paxton, Denis Leary, Kiefer Sutherland - fico com Jack Bauer, não só pela despedida da série, mas todo ano que tem "24", Sutherland é indicado (a 7ª temporada foi a única que não lhe rendeu indicação, mas foi lembrado pelo telefilme "24: Redemption"). Mas mesmo quem ficou insatisfeito com "Lost", não discorda que foi o melhor momento de Matthew Fox na série, e não há dúvidas que muitos se lembrarão dele.

Entre as novidades, muito se comenta sobre Peter Krause (três vezes indicado por "A Sete Palmos") e Timothy Olyphant, mas não acho que tenham mais chances que Ray Romano, que soma várias indicações ao Emmy por "Everybody Loves Raymond" (seis delas como ator) e que surpreende em um papel dramático (e tocante) em "Men of a Certain Age". E não custa lembrar que o último indicado por comédias que partiu para um papel dramático foi Bryan Cranston...

E com tantos candidatos pra poucas vagas, é uma pena que "Treme" seja prejudicada com três atores que acabarão se anulando.


meu voto (mais ou menos em ordem de preferência):
1. Kyle Chandler, por Friday Night Lights
2. Jon Hamm, por Mad Men
3. Bryan Cranston, por Breaking Bad
4. Wendell Pierce, por Treme
5. Ray Romano, por Men of a Certain Age
6. Clarke Peters, por Treme

Lamento não ter achado espaço para: Hugh Laurie (House), Kiefer Sutherland (24), Charlie Hunnam (Sons of Anarchy), Peter Krause (Parenthood), Steve Zahn (Treme), Matthew Fox (Lost), Michael C. Hall (Dexter).


vai dar:
1. Bryan Cranston, por Breaking Bad
2. Michael C. Hall, por Dexter
3. Hugh Laurie, por House
4. Jon Hamm, por Mad Men
5. Kiefer Sutherland, por 24
6. Ray Romano, por Men of a Certain Age

Possibilidades: Simon Baker (The Mentalist), Matthew Fox (Lost), Peter Krause (Parenthood), Bill Paxton (Big Love), Denis Leary (Rescue Me), Kyle Chandler (Friday Night Lights).



Melhor Atriz - Drama

Parece que faz uma eternidade que Mariska Hargitay, Sally Field e Kyra Sedgwick vem ocupando metade das vagas da categoria, com Glenn Close vencendo há dois anos e certamente com nova indicação. Holly Hunter também está aí há dois anos, desde a estreia de "Saving Grace". E a única indicada ao Emmy 2009 que não voltará é Elisabeth Moss, que agora compete na categoria de Coadjuvante. Vaga, obviamente, deixada para Julianna Margulies, única capaz de acabar com a supremacia de Patty Hewes.

É uma pena que o Emmy parece colocar esta categoria no automático, mas este ano há um número considerável de opções que não poderão ignorar (ou pelo menos assim espero). Como já disse nas minhas previsões do ano passado, continuo achando que Anna Paquin e "True Blood" são uma excentricidade do Globo de Ouro e suas indicações nessa premiação não devem se repetir no Emmy. Enquanto January Jones e Connie Britton já foram ignoradas o bastante para sabermos que dificilmente quebram a hegemonia das "eternas indicadas" (Jones ainda tem a vantagem de estar numa série favorita).

O que realmente pode movimentar a categoria são as novas candidatas: Anna Gunn teve grandes momentos em "Breaking Bad" (atuando ao lado do vencedor da categoria masculina) e pode se beneficiar, caso os votantes realmente tenham amado a temporada; Melissa Leo pode não ser tão vista em "Treme", onde teve um trabalho mais impactante apenas no final da temporada, mas os votantes adoram reconhecer indicados ao Oscar; já Katey Sagal tem contra si o fato de que "Sons of Anarchy" talvez seja um pouco demais para os votantes, mas é um desses casos em que parece ser impossível não indicá-la se as pessoas certas viram a série.

Por fim, embora Lauren Graham tem a típica atuação "premiável", é difícil acreditar em indicação, quando ela NUNCA foi lembrada pelo Emmy nos tempos de "Gilmore Girls".


meu voto (mais ou menos em ordem de preferência):
1. Katey Sagal, por Sons of Anarchy
2. Connie Britton, por Friday Night Lights
3. Melissa Leo, por Treme
4. Anna Gunn, por Breaking Bad
5. Regina King, por Southland
6. Lauren Graham, por Parenthood

Lamento não ter achado espaço para: Julianna Margulies (The Good Wife), Glenn Close (Damages).


vai dar:
1. Glenn Close, por Damages
2. Julianna Margulies, por The Good Wife
3. Mariska Hargitay, por Lei e Ordem: SVU
4. Kyra Sedgwick, por The Closer
5. Katey Sagal, por Sons of Anarchy
6. January Jones, por Mad Men

Possibilidades: Sally Field (Brothers & Sisters), Holly Hunter (Saving Grace), Melissa Leo (Treme), Jeanne Tripplehorn (Big Love).



Melhor Ator - Comédia

Direto ao ponto: Alec Baldwin e Steve Carell são indicações automáticas. O mesmo vale para Tony Shalhoub, indicado por todas as sete temporadas anteriores de "Monk" e não ficaria justamente de fora do último ano da série. Jim Parsons foi indicado ano passado e deverá fazer parte dessa disputa em toda edição do prêmio, enquanto existir "The Big Bang Theory". Resta saber se Charlie Sheen ficará de fora, após quatro anos de indicações, por conta de seus problemas pessoais. Acho que não.

Resta apenas uma vaga, que pode ficar entre novidades como Matthew Morrison e Thomas Jane, mas acredito que Larry David estará de volta à competição, após dois anos ausente. Como meus favoritos David Duchovny e Zachary Levi nunca estão no radar do Emmy, e novidades mais interessantes como Joel McHale e Jason Schwartzman não terão muitos fãs, acho que a única dúvida mesmo fica no destino do protagonista de "Two and a Half Men".


meu voto (mais ou menos em ordem de preferência):
1. Steve Carell, por The Office
2. Zachary Levi, por Chuck
3. Jim Parsons, por The Big Bang Theory
4. David Duchovny, por Californication
5. Alec Baldwin, por 30 Rock
6. Jason Schwartzman, por Bored to Death

Lamento não ter espaço para: Larry David (Curb Your Enthusiasm), Adam Scott (Party Down), Thomas Jane (Hung), Joel McHale (Community).


vai dar:
1. Alec Baldwin, por 30 Rock
2. Steve Carell, por The Office
3. Jim Parsons, por The Big Bang Theory
4. Tony Shalhoub, por Monk
5. Larry David, por Curb Your Enthusiasm
6. Charlie Sheen, por Two and a Half Men

Possibilidades: Matthew Morrison (Glee), Thomas Jane (Hung), David Duchovny (Californication).



Melhor Atriz - Comédia

Todas as indicadas do ano passado estão de volta, mas apenas a vencedora Toni Collette e Tina Fey tem suas vagas garantidas. Isso porque um número considerável de novas candidatas podem roubar o lugar de Mary-Louise Parker, Sarah Silverman, Julia Louis-Dreyfus e Christina Applegate (as duas últimas concorrendo apenas este ano, já que suas séries foram canceladas).

Entre elas, não há dúvidas de que Edie Falco é a grande certeza, enquanto Lea Michele e Courtney Cox-Arquette dependerão de mesma adoração que o Globo de Ouro demonstrou por elas - e sabemos que nem sempre estes dois grupos tem as mesmas preferências. Nomes mais adorados são os de Patricia Heaton (indicada por sete anos consecutivos por "Everybody Loves Raymond") e Amy Poehler, que nos últimos dois anos vem sendo lembrada por seu trabalho em "Saturday Night Live" e já poderia ser dada como certa, caso tivéssemos certeza que os votantes deram nova chance a "Parks and Recreation".


meu voto (mais ou menos em ordem de preferência):
1. Edie Falco, por Nurse Jackie
2. Amy Poehler, por Parks and Recreation
3. Tina Fey, por 30 Rock
4. Toni Collette, por United States of Tara
5. Mary-Louise Parker, por Weeds
6. Courtney Cox-Arquette, por Cougar Town

Lamento não ter achado espaço para: Patricia Heaton (The Middle), Portia DeRossi (Better Off Ted).


vai dar:
1. Edie Falco, por Nurse Jackie
2. Toni Collette, por United States of Tara
3. Tina Fey, por 30 Rock
4. Mary-Louise Parker, por Weeds
5. Julia Louis-Dreyfus, por The New Adventures of Old Christine
6. Lea Michele, por Glee

Possibilidades: Amy Poehler (Parks and Recreation), Patricia Heaton (The Middle), Cortney Cox-Arquette (Cougar Town), Christina Applegate (Samanta Who?), America Ferrera (Ugly Betty), Sarah Silverman (Sarah Silverman Program).





Hélio Flores
twitter.com/helioflores

3 comentários:

Daniel Freitas disse...

Esqueceu/ignorou Modern Family.

Se Ty Burrell ou Eric Stonestreet ficarem de fora será uma tremenda piada de mau gosto.

Lee disse...

A trama de "The good wife" não é boa e nem ótima...é excelênte.É uma pena que nenhum dos comentaristas do blog tenha tido interesse(ou tempo) para comenta-la por aqui, depois de uma primeira temporada em que as faíscas até agora ainda não se apagaram.Repito: excelênte série.

e.fuzii disse...

Daniel,
todos os atores de Modern Family se inscreveram no Emmy como coadjuvantes (o que acho uma tremenda burrada, por sinal).

Minhas apostas:
ATOR DRAMA - Cranston, Hamm, Hall, Laurie, Fox e Romano.
(Acho que Simon Baker já não é mais novidade para ser lembrado.)

ATRIZ DRAMA - Margulies, Close, Hargitay, Sedgwick, Jones e Hunter.
(Essa reta final de Treme quando Melissa Leo mais se destacou, não está no período elegível, certo? Não que isso impeça dos votantes levarem em conta, claro.)

ATOR COMÉDIA - Carell, Baldwin, David, Parsons, Shalhoub e Morrison.

ATRIZ COMÉDIA - Falco, Collette, Fey, Cox-Arquette, Poehler e Michele.