terça-feira, 27 de julho de 2010

[Melrose Place] S01E18 - Wilshire (Series Finale)

por Rafael S


Em seu derradeiro episódio, Melrose Place fechou um ciclo: se a série havia começado por causa da Sydney Andrews, porque não encerrar com ela? E logo no início desse capítulos a vemos de volta - não viva, é claro, mas como uma alucinação da cabeça de Amanda, como se sua mente escolhesse justamente a personificação de sua rival para antever sua queda que se aproximava. E com essa última e interessante participação da ruiva, começaram os últimos 42 minutos da série.

Infelizmente, como nem tudo são flores, nem tudo foi bem feito. A trama do doutor Mancini, por exemplo. Com a iminência de mais uma cirurgia para implantar a válvula cardíaca problemática, Drew resolveu contar a verdade para o doutor, tentando impedir o procedimento. Pobre rapaz, apenas o mais novatos dentre todos iria acreditar nas promessas de Michael. Assim, bastou uma ordem para expulsa-lo (demiti-lo?) do hospital e seu caminho ficar livre novamente. Então restou a Lauren a responsabilidade de expor o problema das válvulas, e ela o fez do modo mais espalhafatoso possível: dentro do centro cirúrgico, na frente de todos os outros profissionais. Mas o problema dessa trama não foi o que foi feito, mas como foi feito. Tudo muito corrido e sem as repercussões devidas: Drew foi arrastado para fora pelos seguranças, e na cena seguinte dele nem o assunto nem foi mencionado. Lauren expôs a farsa, mas não vimos as consequências. Ou seja, não ficamos sabendo se Michael foi punido/expulso/processado/preso, se o fato dele ter plantado remédios no armário de Drew foi revelado, e o destino dos pacientes com válvula. E pra piorar, Drew do nada revelou que o principal motivo dele ter investigado tudo isso foi porque que ele mesmo sofria de cardiopatia, possuía uma daquelas válvulas no coração (!) e poderia morrer a qualquer momento (!!!). E assim acabou a participação do rapaz, com reviravoltas surgindo do nada e um gancho que nunca será continuado.

Já para Jonah e Riley, o desfecho foi muito mais digno. Tendo que ir a um daqueles encontros de ex-colegas de faculdade, eles assistiram juntos ali a praticamente um flashback de sua vida juntos. Depoimentos dos amigos, fotos, lembranças...tudo isso fez reacender o sentimento dos dois, o arrependimento da separação bateu e um beijo aconteceu. Mas naquela que foi a decisão mais acertada desse series finale, Riley interrompeu tudo e disse que aquilo era apenas uma recaída, e que ambos tinham que seguir em frente com suas vidas. Nunca fui a favor de predestinações amorosas (nem na vida real nem na ficção), do tipo onde o casal que depois que se une, inevitavelmente acaba junto algum dia. Embora Jonah e Riley tenham sido justamente o único casal do início da série, as coisas acabaram não deram certo, e mesmo dolorosamente, tiveram que prosseguir com suas vidas - Riley com Drew (embora não se sabe por quanto tempo, vide o problema do rapaz) e Jonah solteiro (dispensado por Ella, que não aguentou as recaídas dele), mas junto com sua grande paixão: o cinema. E foi bem bonito sua última cena ser ele chegando o set de filmagens e vendo ali um momento da sua vida representado.



Para David, as coisas não foram tão felizes assim. Ele reatou com Lauren, é verdade, mas ainda havia a pedra no seu sapato chamada Morgan. A instável garota não gostou de vê-lo com a médica, e tratou de contar toda a verdade do roubo do relógio para seu "papai". Aliás, achei meio assustadora a relação pai-filha entre os dois. Filha mimada e louca completamente apoiada pelo pai superprotetor e...negociante de mercadorias roubadas?! Ah, o mundinho pequeno de Melrose Place agindo mais uma vez, e David caiu nas garras de mais um criminoso, que ameaçando machucar Lauren, o trouxe de volta à sua estaca zero: um arrombador e ladrão de objetos valiosos. Ainda que tenha sido mais uma ponta aberta deixada pela série, achei curioso esse fechamento do personagem. David começou como uma espécie de antiherói, daí foi se regenerando aos pouco, mas no fim acabou sendo puxado de volta para a lama que tinha abandonado.

E por fim, a grande trama da série. Finalmente o Van de Kamp apareceu, inocentemente jogado no armário de Drew (tendo sido abandonado lá por Auggie ao se mudar). Passando de mão em mão, ele acabou em posse de Ella. Sim, o destino quis que o quadro fosse parar na sua frente. Mesmo após ter sido demitida da WPK, ela foi confrontar diretamente Amanda, exigindo seu emprego de volta e verba da loura para criar sua própria empresa. Nesse jogo de gente grande, Amanda a priori aceitou os termos, levando o quadro para ser vendido a um colecionador, mas quis dar um último revés para cima de Ella. Mas a caça virou caçadora, e a jovem lançou nada menos que o FBI em cima de Amanda, revelando todo seu esquema de roubo e receptação de obras no mercado negro. Impossível a série acabar de maneira mais emblemática que Amanda sendo levada presa pelos federais e jurando se vingar, e Ella vendo tudo do alto da sacada da WPK, abrindo um discreto mas venenoso sorriso. Pra mim, mais que uma vingança, tudo isso foi uma passagem de bastão. Ella acabou a série se tornando a nova Amanda! Poderosa, vingativa e fracassada no amor (vide seu desabafo para Jonah sobre gostar de alguém). Bem diferente de como começou, quando era uma mera funcionária, ambiciosa, mas sem poder algum, e que se orgulhava de não se envolver afetivamente com ninguém.



Condenada pelos baixos níveis de audiência desde o início, Melrose Place entregou um último episódio que mais se parecia com um season finale, na esperança de uma renovação milagrosa que não aconteceu. Daí as muitas tramas deixadas com ganchos que nunca serão continuados. Uma pena, mas foi uma jornada de 18 episódios que valeu a pena. Espero que vocês tenham curtido meus textos, e nos vemos por aí!

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: