domingo, 25 de julho de 2010

[90210] S02E18 - Another, Another Chance

por Rafael S


Está aberta a temporada de corações partidos e resignações de 90210. Em um episódio consideravelmente mais dramático que a média, sobrou para quase todo mundo um pouco dessa onda de tristeza que assolou a série.

A começar pela garota de vida mais conturbada da série, Adrianna. Repetindo o feito da primeira temporada, esse foi um episódio onde muitas tramas giraram em torno dela. Definitivamente a protagonista desde momento da série, uma bela (re)conquista para a personagem. A proposta que ela recebeu de Laurel (mãe de Ivy), que queria agenciar sua carreira solo, realmente mexeu com ela. Afinal, significava abandonar a banda que acabara de entrar. Mas estranhamente, sua saída da banda quase não repercutiu na trama. Em vez disso, boa parte dos acontecimentos foi sobre como ela iria lidar com essa nova perspectiva de vida: agenda cheia, viagens, festas. Uma vida de perigosas tentações, ainda mais para uma ex-dependente química como ela, com problemas em saber seus próprios limites. E nesse momento de indecisão, ela resolveu pedir conselhos justamente a Navid. Encontro esse que reverberou nas estruturas do namoro de cada um deles. Enquanto Lila ficava revoltada por ele já saber de antemão da saída dela da banda, Gia não entendia porque Ade havia se aberto com ele, e não com ela.

Com a cabeça cheia, só restou Adrianna pedir desculpas a sua namorada, mas não esperava encontra-la com Alexa, sua ex-namorada. E assim um dos namoros mais legais da série foi pro vinagre. É difícil para mim entender a atitude de Gia. Eu sei que todo o rolo dela com a ex já havia sido mostrado na série, e as coisas - teoricamente - haviam sido resolvias offscreen...mas ainda assim é duro de acreditar que ela trairia Ade na mesma tarde em que brigaram. E uma briga sem nem muita gravidade, ou seja, nem a justificativa de vingança colou na situação. E com todo esse constrangimento instalado, mais uma vez Adrianna foi parar nos ombros de Navid, desabafando suas mágoas. Ainda que ele tenha reforçado seus laços com Lila nesse capítulo (em uma simpática cena onde ele recria um baile para apagar o fracasso da primeira dança deles quando eram crianças), está claro que as ondas estão trazendo-o de volta a Ade. Uma decisão precipitada, principalmente pela separação sem propósito entre ela e Gia.

E enquanto tentava convencer Adrianna a trabalhar para ela, Laurel não perdeu tempo e continuou seu ataque voraz ao professor Matthews, deixando-o constrangido justamente pelo fato dela ser mãe de uma aluna sua. Ainda assim, ela conseguiu derreter o gelo dele, e pudemos ver mais uma vez o professor perdendo a compostura e se permitindo fumar maconha e beber na festa dada por ela. Depois de servir como sex toy de Jen durante meia temporada, Ryan enfim entra nessa nova fase, que parece ser norteada por esse dilema entre mostrar seu lado casual ou manter as aparências de professor sério. Para um personagem que até então estava totalmente perdido na série, foi um grande avanço.



E que felicidade foi ver Naomi pagando por suas mentiras. A brincadeira que virou caso sério mobilizou o colégio e a opinião dos alunos contra o professor Cannon. Não sabendo mais lidar com pressão por todos lados, só restou à garota assumir que inventou tudo e sofrer as consequências. Para ela, pior que a punição prometida pelo diretor Wilson, foi se sentir excluída por seus próprios amigos. Logo ela, acostumada a ser paparicada e centro das atenções. Especialmente gostei da revolta de Liam, que arriscou muita coisa defendendo-a, e depois de saber a verdade tratou de se afastar, saindo da casa dela. Um gelo justo, e espero que dure mais um bom tempo, para a personagem aprender com seus atos desmedidos.

Já Annie parece ter superado Jasper (até me assustei pelo nome do ator ter sido creditado, mas ele não apareceu), mas o mesmo não pode ser dito de sua culpa pelo atropelamento. Ao revisitar sem querer o local do acidente, a dor voltou com força total, com direito até a pesadelos (em uma cena até bem pensada, ainda que manjada). O terreno parece preparado para que tal revelação venha à tona bem em breve.



E indo contra a maré depressiva do capítulo, o namoro falso entre Dixon e Ivy começou a se tornar sério demais para o garoto, que percebeu gostar dela, e mexeu seus pauzinhos para transformar a encenação em realidade. Mas para ela a percepção era diferente, continuando com olhos apenas para Liam, ainda mais cheia de esperança depois de saber da briga entre ele e Naomi. Mas depois de levar uma patada do garoto (rude como sempre ficou em seus momentos de introspecção e raiva), ela ficou completamente perdida e desolada, criando a oportunidade perfeita para Dixon abrir seu coração para ela. E todo o início de relacionamento que eles tiveram episódio parece que acontecerá de novo, mas agora de verdade. Gostei de ver essa evolução dos dois, superando juntos as amarras dos antigos namoros.

Em uma última nota, vale ressaltar a aparição do pai de Liam (Scott Patterson, de Gilmore Girls e Jogos Mortais 4 e 5), reencontrando o filho. Pela emoção dos dois, parece ser o porto seguro que o jovem precisava desse momento tão conturbado para ele. A curiosa cena final, com Naomi e Annie marcadas pela culpa que carregam resumiu bem o clima pra baixo do episódio. Tirando algumas exceções, o saldo foi de vários corações partidos e cheios de culpa. Tristeza para ele, mas bom para os espectadores, que ganharam um capítulo com mais substância que o normal. Haja expiação para todos eles daqui para a frente.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: