sábado, 3 de julho de 2010

[Emmy 2010] Previsões - Atores Convidados (Drama)

As categorias de Atores Convidados do Emmy não poderiam ser menos criteriosas: qualquer ator pode se submeter para concorrer nestas categorias, mesmo que seu papel na série em questão seja claramente de um coadjuvante. O caso que mais chamou a atenção, este ano, foi o de John Lithgow. Vencedor do Globo de Ouro de Ator Coadjuvante pelo seu ótimo Trinity em "Dexter", Lithgow preferiu concorrer ao Emmy de Ator Convidado, mesmo fazendo um importante personagem que esteve presente em TODOS os episódios da quarta temporada da série. Agora, disputa uma das vagas com muitos que, na grande maioria, tiveram participação em apenas um ou dois episódios nas séries em que foram convidados. É, obviamente, o grande favorito para vencer na categoria Drama.


Para ver todos os que concorrem nestas e nas demais categorias de atuação, é só clicar aqui. Lembrando que este ano essas categorias também ampliaram de cinco para seis vagas, seguindo as mudanças que foram aplicadas em 2009 para as outras categorias de atuação e de Melhor Série.


Melhor Ator Convidado - Drama

Com tantos nomes na disputa, espera-se sempre que o Emmy reconheça aqui grandes e queridos atores da comunidade. Este ano não será diferente, e se Lithgow é a maior certeza de indicação, outros estão bem próximos dela. É o caso de Beau Bridges, veterano com 10 indicações ao Emmy e 3 vitórias, que em "The Closer" vive um detetive aposentado que, hoje, é uma mulher. A indicação parece irresistível.

Outros grandes nomes são James Earl Jones e o indicado ao Oscar (o Emmy adora oscarizáveis) David Strathairn, que tem chances de serem os primeiros pacientes de House indicados ao Emmy (com exceção de Hugh Laurie, David Morse teve a única atuação da série reconhecida, como o policial que processa House na 3ª temporada). Mas a série tem outro nome forte em Andre Braugher, que tem uma química incrível com o protagonista, no papel de seu terapeuta. Braugher também é um favorito do Emmy (já tem duas vitórias) e pode emplacar como Coadjuvante por "Men of a Certain Age". E falando em séries novas, apenas Alan Cumming teria alguma chance, caso "The Good Wife" se confirme como uma nova queridinha da premiação. Cumming é muito bom e já foi confirmado como ator regular da série na próxima temporada. Deverá marcar presença como Coadjuvante nos anos seguintes.

Há ainda três candidatos que já foram indicados por seus personagens e que tentam novo reconhecimento: Ted Danson ("Damages"), Robert Morse ("Mad Men") e Gregory Itzin ("24"). Danson está ainda mais irrelevante nesta temporada, o que não impede em nada sua indicação, enquanto Morse continua com seu extraordinário desempenho, mas que falhou em receber indicação no ano passado (e tem nos colegas de série Jared Harris e Chelcie Ross grandes rivais). Já Itzin pode se beneficiar da nostalgia com o fim da série, além de ser protagonista de uma das mais eletrizantes sequências do ano (e, convenhamos, é uma grande atuação nos mínimos detalhes).

Com tantos candidatos, talvez não sobre espaço para Henry Ian Cusick que fez de Desmond o mais amado personagem de "Lost". Cusick só não foi menos aproveitado que Naveen Andrews, mas talvez a série consiga emplacar um grande número de indicações para todos os seus envolvidos. A outra expectativa é Zach Gilford, que tem até campanha no Facebook para que seja indicado por "Friday Night Lights". Mas sua indicação depende de apenas uma coisa: que o episódio "The Son" seja visto pelo máximo de votantes possível.


meu voto (mais ou menos em ordem de preferência):
1. Zach Gilford, por Friday Night Lights
2. Gregory Itzin, por 24 Horas
3. John Lithgow, por Dexter
4. Jared Harris, por Mad Men
5. Robert Morse, por Mad Men
6. Alan Cumming, por The Good Wife


vai dar:
1. John Lithgow, por Dexter
2. Beau Bridges, por The Closer
3. Ted Danson, por Damages
4. Andre Braugher, por House
5. James Earl Jones, por House
6. Gregory Itzin, por 24 Horas

Possibilidades: Robert Morse (Mad Men), Jared Harris (Mad Men), Henry Ian Cusick (Lost), Len Cariou (Damages), Zach Gilford (Friday Night Lights), Alan Cumming (The Good Wife), Chelcie Ross (Mad Men).


Melhor Atriz Convidada - Drama

Enquanto houver "Lei e Ordem: SVU", esperem que suas atrizes convidadas marquem presença aqui. Em 10 temporadas, foram 14 indicações, com 4 vitórias nos últimos 5 anos. Este ano, entre as muitas possibilidades, encontram-se atrizes consagradas como Lena Olin, Christine Lahti, e Lynn Redgrave (que poderia receber indicação póstuma). Mas é Sharon Stone a atual favorita, com Isabelle Huppert logo atrás. Afinal, pode ser irresistível para alguns indicar a atriz francesa que é uma das (se não A) melhores do mundo, algo que o Oscar vergonhosamente ainda não fez.

Entre outras favoritas, Debra Winger pela "Lei e Ordem" original e Lily Tomlin por "Damages" também parecem certezas, especialmente a última, veterana, respeitadíssima e numa série admirada pelos votantes e que costuma render indicações para seus atores (Tomlin, aliás, é responsável pela única boa cena do finale, pra mim). E se "Big Love" nunca emplacou seus atores principais no Emmy, Sissy Spacek pode repetir o feito de Ellen Burstyn dois anos atrás, e aumentar ainda mais a lista de grandes atrizes do cinema nesta categoria. Ou Vanessa Redgrave, por "Nip/Tuck", que ainda ganha a simpatia pelas tragédias familiares recentemente vividas. Como se não bastasse, não se pode subestimar Tyne Daly, que já acumula 16 indicações ao Emmy (e 6 vitórias!) e só não é certeza porque "Burn Notice" nunca esteve no radar dos votantes.

Entre as prováveis injustiças, nenhuma será maior que esquecer Kiernan Shipka, a sensacional filha de Don Draper em "Mad Men". Não se costuma ver crianças indicadas nesta premiação, mas será muita má vontade em não reconhecer o brilhante trabalho desta menina, que tem recebido importância cada vez maior na série.

No mais, é torcer para que a famigerada participação de Allison Janey em "Lost" tenha recebido elogios apenas de alguns críticos em momento de insanidade.


meu voto (mais ou menos em ordem de preferência):
1. Kiernan Shipka, por Mad Men
2. Sarah Clarke, por Men of a Certain Age
3. Lily Tomlin, por Damages
4. Martha Plimpton, por The Good Wife
5. Evan Rachel Wood, por True Blood
6. Alison Brie, por Mad Men

vai dar:
1. Lily Tomlin, por Damages
2. Sharon Stone, por Lei e Ordem SVU
3. Debra Winger, por Lei e Ordem
4. Sissy Spacek, por Big Love
5. Isabelle Huppert, por Lei e Ordem SVU
6. Vanessa Redgrave, por Nip/Tuck

Possibilidades: Christine Lahti, Lynn Redgrave, Lena Olin, Ann-Margret (todas por Lei e Ordem SVU), Allison Janey (Lost), Mary McDonnel (The Closer), Tyne Daly (Bur Notice).




Hélio Flores
twitter.com/helioflores

Nenhum comentário: