domingo, 4 de julho de 2010

[Emmy 2010] Previsões - Atores Convidados (Comédia)

Nos útimos dois anos, nada menos que 12 dos 20 candidatos dessas categorias em comédia foram de "30 Rock", que costuma aproveitar muito bem seus ilustres convidados (que vão de mestres do gênero como Steve Martin e Alan Alda a escolhas inusitadas como Edie Falco e Jon Hamm). Este ano não parece ser diferente, com favoritos da série retornando e novas (e muito boas) aquisições.

No entanto, anfitriões do "Saturday Night Live", novas e aclamadas séries e uma certa "Seinfeld reunion" prometem tornar as categorias bem imprevisíveis.

Para ver todos os que concorrem nestas e nas demais categorias de atuação, é só clicar aqui.


Melhor Ator Convidado - Comédia

Will Arnett e Jon Hamm são os que voltam para tentar mais uma indicação por "30 Rock", embora seus personagens façam bem menos do que nas temporadas anteriores (Arnett na 2ª, Hamm na 3ª). Com mais chances, astros do cinema Matt Damon (que também concorre por "Entourage"), James Franco e Michael Sheen. Franco é, de longe, o meu favorito, interpretando uma hilária versão de si mesmo que tem uma estranha paixão, mas Damon tem maior fama (e está apenas bem, no season finale) e me parece suficientemente engraçado ler "Michael Sheen as Wesley Snipes" nas submissões ao Emmy pra votar no ator inglês. Disputa difícil, que deixará Dean Winters mais uma vez de fora (mas desta vez não merece mesmo) e também não sobra espaço para a boa aquisição Cheyenne Jackson.

Entre as novas séries, talvez "Glee" é a que mais tenha chances de emplacar um candidato, curiosamente com um velho conhecido do Emmy que, há anos, tem seu prêmio sendo adiado: Neil Patrick Harris. Como já é costume dizer, "quem sabe é agora". Já "Modern Family" não tem muitos candidatos fortes (Edward Norton estranhamente não se submeteu), exceto talvez por Fred Willard, no papel do pai de Phil, mas apenas pela cautela de não se ignorar um veterano em uma série prestigiada. Nesse sentido, Carl Reiner ("Two and a Half Men") com seus quase 90 anos de idade e 8 vitórias em 12 indicações para o Emmy (como ator, roteirista e produtor), tem muito mais chances.

Há ainda "Nurse Jackie", com um punhado de atuações feitas para ganhar prêmios, mas que talvez tenha maior destaque pelos méritos dramáticos. Se isso não for um problema, outros veteranos como Eli Wallach, Harvey Fierstein e Victor Garber estarão no páreo. E o que dizer da "temporada Seinfeld" de "Curb Your Enthusiasm", que traz participação do premiado elenco (Jerry Seinfeld, 5 indicações; Michael Richards, 3 vitórias em 5 indicações; Jason Alexander, 7 indicações) de uma das maiores séries da história?

E mesmo com tudo isso, o favorito parece ser mesmo Jon Hamm, bastante elogiado como apresentador do "Saturday Night Live" e que mostra mais uma vez a versatilidade do ator (e imaginem quantos votantes escolherão Bryan Cranston, Michael C. Hall ou Hugh Laurie na categoria principal, lamentando não votar em Hamm, pensando numa forma de compensá-lo).


meu voto (mais ou menos em ordem de preferência):
1. James Franco, por 30 Rock
2. Steve Guttenberg, por Party Down
3. Patton Oswalt, por United States of Tara
4. Rob Lowe, por Parks and Recreation
5. Michael Sheen, por 30 Rock
6. Bob Einstein, por Curb Your Enthusiasm

vai dar:
1. Jon Hamm, por Saturday Night Live
2. Neil Patrick Harris, por Glee
3. Matt Damon, por 30 Rock
4. James Franco, por 30 Rock
5. Carl Reiner, por Two and a Half Men
6. Jason Alexander, por Curb Your Enthusiasm

Possibilidades: Michael Sheen (30 Rock), Elli Wallach (Nurse Jackie), Mike O´Malley (Glee), Harvey Fierstein (Nurse Jackie), Michael Richards (Curb Your Enthusiasm)



Atriz Convidada - Comédia

Se ano passado, "Saturday Night Live" venceu em ambas as categorias de convidados (Justin Timberlake e Tina Fey), o feito pode se repetir já que, além de Jon Hamm, Betty White é uma favorita antecipada, no ano em que a respeitada atriz recebeu um prêmio do Sindicato dos Atores por sua carreira e volta a protagonizar uma série ("Hot in Cleveland"). White também se submeteu por "The Middle", numa participação tão pequena e subaproveitada, que certamente será ignorada. Mas a indicação como apresentadora de SNL (sua 17ª, se ocorrer) parece barbada.

Outra apresentadora do programa foi a vencedora do ano passado Tina Fey, que deverá ser indicada sempre que interpretar Sarah Palin (e como "host", Fey ainda teve um episódio todo pra ela). E já que estamos falando da criadora de "30 Rock", a série poderia facilmente preencher as outras quatro vagas da categoria: Elaine Stritch já foi indicada por todas as temporadas, Julianne Moore e Elizabeth Banks são conhecidas o suficiente para se garantirem, e Jan Hooks teve uma passagem marcante como a mãe de Jenna.

Mas como nenhuma categoria do Emmy é fácil de se prever, há ainda "Glee", com Kristin Chenoweth (vencedora de Coadjuvante ano passado), "The Office" (uma das maiores injustiças ano passado foi com Amy Ryan, mas Kathy Bates certamente tem mais prestígio), "Nurse Jackie" (Judith Ivey, numa atuação que não estaria deslocada na categoria Drama), "Desperate Housewives" (Kathryn Joosten já acumula duas indicações pelo seu papel na série) e "Curb Your Enthusiasm (Julia Louis-Dreyfus, certamente, mas que tal Catherine O´Hara?).

Colocaria Viola Davis entre as favoritas, mas acho que "United States of Tara" desperdiçou a atriz, e Christine Baranski teve participação tão irritante em "The Big Bang Theory", que prefiro não acreditar que ela pode ser indicada novamente por este papel. Já Kathleen Turner flerta demais com a vulgaridade em "Californication", uma série que não é lembrada nem pela atuação de David Duchovny. De qualquer forma, se houver empate em uma das categorias de Atores Convidados, me parece que esta é a mais provável de terminar com 7 indicados.


meu voto (mais ou menos em ordem de preferência):
1. Elizabeth Banks, por 30 Rock
2. Jane Lynch, por Party Down
3. Kathy Bates, por The Office
4. Catherine O´Hara, por Curb Your Enthusiasm
5. Martha Plimpton, por How to Make it In America
6. Elaine Stritch, por 30 Rock


vai dar:
1. Betty White, por Saturday Night Live
2. Tina Fey, por Saturday Night Live
3. Elaine Stritch, por 30 Rock
4. Julianne Moore, por 30 Rock
5. Kristin Chenoweth, por Glee
6. Kathy Bates, por The Office

Possibilidades: Elizabeth Banks (30 Rock), Julia Louis-Dreyfus (Curb Your Enthusiasm), Judith Ivey (Nurse Jackie), Catherine O´Hara (Curb Your Enthusiasm).




Hélio Flores
twitter.com/helioflores

Nenhum comentário: