domingo, 18 de julho de 2010

[Melrose Place] S01E16 - Santa Fe

por Rafael S


O que é necessário para se fazer um bom episódio? Uma trama emocionante, com várias revelações e mistérios? Boas atuações? Um retorno para cativar os fãs antigos? Situações que pusessem os personagens fora de suas áreas de conforto? Bem, talvez não só isso. Mas o fato é que a festa de comemoração pelo primeiro roteiro vendido de Jonah tornou-se palco desses elementos, e Santa Fe acabou sendo o melhor episódio de Melrose Place até o momento.

Nunca foi segredo que os produtores e roteiristas sempre apostaram nos personagens clássicos de Melrose Place para tentar alavancar a audiência. A morte de Sydney foi o ponto de partida da série, e mesmo morta, ela foi personagem fundamental nos doze primeiros capítulos. A partir daí, todos os velhos moradores foram reaparecendo: Michael, com alguma importância. Jane e Jo em pequenas participações. E por fim Amanda, até agora o grande trunfo. Só que melhor que todos esses personagens separados, seria tê-los juntos. E eis que enfim Amanda, Michael, Jo e Jane dividem a cena. Um encontro com um peso e significado que só os fãs antigos podem mensurar. Todos os amores, rusgas, mágoas e rivalidades ainda estão lá, fervendo sob a pele de todas essas senhoras e senhores que um dia habitaram aquele condomínio. E mais que um reencontro e velhos conhecidos, ele tratou de movimentar a trama. Que no fim das contas, girava em torno de Ella.

A grande revelação do capítulo foi o motivo de Amanda estar sempre interessada e puxando o tapete de Ella: ela fazia isso a mando de Jane. Os motivos não ficaram claros (terá sido por causa da briga das duas no quarto episódio?), mas é bastante suspeito esse envolvimento da irmã da Sydney, que em troca cedeu o apartamento para Amanda intensificar suas buscas no condomínio pelo quadro roubado por Sydney. E a última investida para sacanear a publicitária foi alterar todos os valores de contratos de clientes de Ella, fazendo parecer que ela estava superfaturando e roubando a agência. Mas a loura não contava com a aparição de Jo, que sacou que tudo era jogo de Amanda - e essa conversa foi ouvida por Ella. Assim, depois de vários episódios de brigas subentendidas, Ella e Amanda finalmente brigaram abertamente, em um encontro que tem tudo para ser a tônica dessa sequência final de episódios.

Enquanto era consumida por esse inferno, Ella tentava conciliar com a comemoração de Jonah. A grande festa da piscina reuniu todos, regada a bastante álcool, e como sempre ocorre nessas situações - parafraseando o próprio roteiro - "quando o álcool entra, as verdades saem". E eis que Jonah viu a aproximação entre Drew e Riley, e a consumação do beijo entre os dois. Restou aos dois garotões alcoolizados irem ao fundo da piscina em uma briga infantil. Depois de criticar Riley por textos a fio, enfim concordei com ela ao dar o sermão em Jonah. Além do que foi ótimo ver Riley finalmente sem medo (como aconteceu em seu envolvimento com Auggie e Ben) entrando de cabeça em uma nova relação.



Como novo proprietário do Coal, foi incumbência de David a parte gastronômica da festa. Mas não sabia ele que ele era o prato principal aos olhos de um predador. Ou melhor, predadora. Morgan (a mulher misteriosa do capítulo passado) reapareceu ainda mais insana. Como uma garota mimada (e perigosa) que quer tudo, ela parece decidida a ter David como sua posse, para utilizá-lo como e quando quiser. E sabendo dos serviços escusos do rapaz, ela tem munição para a chantagem perfeita. Depois de Violet e seu irmão adotivo, a série parece ganhar uma nova psicopata. Haja gente instável nessa série.

Mas se David cede à chantagem, sua ex-namorada, Lauren, enfim cansou. Pressionada por Michael, primeiro para terminar com o filho dele, e agora para fazer sexo com ele, ela chegou ao fundo do poço, onde só havia uma coisa a fazer: contar a verdade. E em uma das melhores cenas da série, ela reuniu todos seus amigos e revelou que havia trabalhando como prostituta pelos últimos seis meses. Eu esperava essa revelação há muito tempo, pois era uma situação insustentável onde ela havia se metido. Apreciei principalmente o jeito direto com que ela falou com todos ao mesmo tempo, e as diversas reações que gerou: a repulsa de David, a surpresa de Jonah, a confirmação da suspeita de Ella, o apoio irrestrito de Riley - todos afetados de algum modo pela bomba que caiu sobre suas cabeças.



E o que falar da sinistra e inesperada cena de Drew entrando sorrateiramente no necrotério do hospital e abrindo um morto com um bisturi? O que essa cena significou? Será que tem relação com a situação de Lauren, com ele sabendo que ela estava sendo chantageada pelo doutor Mancini? Santa Fe foi o episódio para injetar adrenalina em Melrose Place. Movimentado, cheio de revelações, novos mistérios e personagens batendo de frente. Foi o empurrão que a série precisava para sua reta final. Que venham os dois últimos capítulos.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Nenhum comentário: