quinta-feira, 14 de junho de 2007

[Friday Night Lights]


Olá a todos, estou fazendo com esse post minha estréia aqui no Comentários em Série. Bem-vindo a mim mesmo. E pra começar por aqui, comentarei sobre Friday Night Lights, que finalmente começa essa semana na televisão (paga) brasileira.


Friday Night Lights é originalmente um livro escrito por H.G. Bissinger, que acompanhou a temporada de 1988 do time de futebol do colégio Permian na cidade de Odessa, Texas. Nesse ano, o técnico-sensação Gary Gaines chega à cidade para treinar o time e buscar o título estadual. Essa história torna-se interessante pela paixão e orgulho que a população da cidade sente pelo time. Por outro lado, a pressão sobre os jogadores é grande, tanto pela vitória no campeonato como pela (única) chance de provar pra imprensa e olheiros que são dignos de seguir carreira como jogadores (já que poucos conseguem bolsa pelas universidades ou chegam à concorrida NFL). Ao mesmo tempo, questões sociais e políticas da cidade também são apresentadas, como a pobreza, a segregação e as desigualdades sociais.
O livro foi adaptado em 2004 pra um filme com o mesmo nome (no Brasil, "Tudo pela Vitória") e tem Billy Bob Thornton como o técnico Gaines, seu enfoque principal está nos feitos do time pela temporada.

A série nos leva à cidade fictícia de Dillon, também no Texas, onde o técnico Eric Taylor é promovido a comandante do time. Nessa nova adaptação, o foco está nos dramas dos jogadores e sua famílias, mas sem é claro, esquecer da trajetória do time. Essa decisão foi tomada para abranger um público maior e ajudou F.N.L. a conseguir o sucesso de crítica que hoje sustenta. Só como exemplo, F.N.L. lidera as indicações ao prêmio de melhores do ano da Associação dos Críticos de Televisão e é favorito nas principais categorias do Emmy também.
Vale ficar ligado no trabalho de fotografia, com a câmera na mão, que consegue transportar o espectador pra dentro das partidas, ao mesmo tempo que traz uma maior proximidade nas cenas mais intimistas.

Estarei comentando aqui episódio por episódio a partir dessa semana no formato de lista de 10 melhores lances da semana, algo bastante popular nos canais de esporte. Espero que gostem, até a próxima.

Friday Night Lights
Estréia nessa sexta-feira, 15 de junho, na Sony.
Horários:
Sextas às 22h
Sábados às 2h
Domingos às 9h e 15h
Segundas às 5h e 14h

3 comentários:

Um Mero Espectador disse...

Salve calouro hehehhe
Bem vindo ao grupo...

Unknown disse...

Bem vindo velhinho!!!

Bela Estréia

Unknown disse...

êêê, fuziiiii!!

(eu sinto que vou gostar dessa série)