sábado, 16 de junho de 2007

[THE SOPRANOS] Fim de uma era!

É sempre tão chato ver episódios finais de séries, primeiro porque eles são finais, depois deles não virá mais nada, segundo porque eles constantemente nos lembram que, INFELIZMENTE, seriados (bons ruins, péssimos e ótimos) acabam...




Há mais de 8 anos atras (a série começou dia 10/01/1999), há seis temporadas, há 86 maravilhosos episódios, essa "familia meiga" representada na foto acima, entrava na casa dos fãs, pela primeira vez, junto com ela, vinha a promessa de um seriado que nos mostraria de maneira nua e crua, de maneira extremamente realista, o dia a dia de uma familia mafiosa em New Jersey...

Desde então fomos apresentados a uma série de histórias e personagens muito bem construidos (muitos também, muito bem destruidos), aos quais presto uma homenagem colocando-os nas 4 sequencias de fotos abaixo:






E assim fomos ao longo dos anos, conhecendo o dia dia desses personagens, nos acostumando, gostando, chegando, muitas vezes, ao cúmulo de ficar com dó e até torcer frenéticamente por esse grupo sanguinário de sociopatas, sem nenhum respeito com o próximo (que não estivesse realmente próximo por laços de sangue...)

Então um belo dia (10 de junho de 2007), o esperado e não desejado, acontece, surge o episódio final!

Muitos fãs (a maioria acho eu) pelo mundo todo, odiaram, muitos até hoje estão protestando em todos os lugares e para todas as pessoas que puderem, maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas embora eu odeie finais de seriados que eu amo, eu assumo que amei esse final!!

Ta bom! Por uns 7 minutos eu fiquei olhando aquela tela escura, xingando quem tinha colocado aquela cópia cortada na internet, depois por mais uns 23 minutos (totalizando meia hora) eu comecei a xingar sozinho, todas as gerações de quem escolheu aquele final (dizem algumas lendas que existiam 3 finais possíveis), só que aos poucos eu fui acalmando e pensando, revi o final mais algumas vezes também e, então, algo aconteceu... Eu comecei a "entender", a captar o genial final!!

Antes de comentar sobre esse final genial(p/mim e terrivel p/os outros fãs), convido, quem quiser, a ver abaixo o video (que eu duvido que fique muito tempo no ar), dos últimos minutos desse seriado que vai fazer falta...MUUUUITA FALTA



Quem criou essa sequencia final, conseguiu, dentre muitas outras coisas, nos fazer acreditar que Meadow seria poupada de uma chacina, por não conseguir parar o carro(e aí teríamos, talvez, ela crescendo e comandando a familia); quem criou essa sequencia final, com o sujeito levantando e indo ao banheiro, fez uma sutil homenagem à biblia dos filmes de máfia, me refiro ao Poderoso Chefão; quem criou essa sequencia final, TOTALMENTE pautada na visão de Tony e finalizada com a impossibilidade dele (e nós por tabela) ver Meadow entrando (só vindo a ouvir o barulho do sino da porta abrindo); quem fez tudo isso, quem criou tudo isso, quem se ateve a todos os detalhes (um detalhe que merece destaque, é o fato de Tony ouvir o sino da porta, mas não ouvir o estampido do possível tiro em sua cabeça, e tal destaque a esse detalhe, se deve ao cuidado e ao realismo dessa cena, pois muitos sabem que um projetil é mais rápido que o som, por isso que, seja na ficção, seja na vida real, qdo se ouve um tiro, o correto é se jogar no chão, se proteger, pois se vcs ouviram o tiro, ele já passou e vcs estão inteiros deste, mas se joguem, se protejam p/evitar os próximos...), não merece criticas, muito pelo contrário, merecia ser premiado(a), pois a sequencia foi GENIAL!!!!!!!!!

Pena que não teremos mais episódios dessa série, pena que não veremos mais as aventuras e desventuras de "T" & gang (literalmente), pena que tudo indica que tivemos o fim da era máfia, seja no cinema seja na telinha, pois depois de "The Godfather" no cinema e "The Sopranos", na tv, dúvido que alguem consiga, no minimo, manter tal nível (torço para estar errado...), mas, por outro lado, pelo menos tal ERA, acaba de forma digna!

Vai deixar saudades?
Sem dúvida!!

Mas que descanse em paz, pois cumpriu seu papel com louvor!


DON'T STOP BELIEVIN
(Journey)

Just a small town girl, livin' in a lonely world
Apenas uma garota do interior,vivendo num mundo solitario
She took the midnight train goin' anywhere
Ela pegou o trem de meia-noite indo pra qualquer lugar
Just a city boy, born and raised in south Detroit
Apenas um garoto da cidade, nascido e criado em Detroid do sul
He took the midnight train goin' anywhere
Ele pegou o trem de meia-noite indo pra qualquer lugar.

A singer in a smokey room
Um cantor numa sala de fumantes
A smell of wine and cheap perfume
Cheiro de vinho e perfume barato
For a smile they can share the night
Por um sorriso eles podem dividir a noite
It goes on and on and on and on
E vai e vai e vai e vai

Strangers waiting, up and down the boulevard
Estranhos esperando, de cima a baixo no Boulevard
Their shadows searching in the night
Suas sombras procurando na noite
Streetlight people, living just to find emotion
Pessoas das luzes das ruas,vivendo apenas para achar emoção
Hiding, somewhere in the night
Escondendo-se,em algum lugar da noite

Working hard to get my fill,
Traballhando duro pra me manter
everybody wants a thrill
todos querem uma vez
Payin' anything to roll the dice,
Pagando tudo para rolar o dado,
just one more time
só mais uma vez
Some will win, some will lose
Alguns vão vencer,alguns vão perder
Some were born to sing the blues
Alguns nasceram para cantar o Blues
Oh, the movie never ends
Oh,o filme nunca acaba
It goes on and on and on and on
E vai e vai e vai e vai

(refrão)

Don't stop believin'
Não pare de acreditar
Hold on to the feelin'
Agarre-se ao sentimento
Streetlight people
Pessoas das luzes das ruas.

5 comentários:

Unknown disse...

Esta é uma das séries que vai deixar saudade!!!!!!!

Ah, que tristeza!

Anônimo disse...

as ovelhinhas feito voce que acham finais dubios bons eh que fazem da TV uma bosta. ja estou ate vendo a merda do lost acabar desse jeito tambem e os pseudo-intelectuais acharem o maximo uma trama 'aberta a interpretacoes (leia-se: roteirista sem ideias pra concluir o que criou)

Um Mero Espectador disse...

Definitivamente a vida é um eterno aprendizado!

Senão vejamos, analisemos o comentário anterior:

Segundo o autor do comentário apócrifo(isso é meio paradoxal hehehe):

1)
- ovelhinhas (termo usado NORMALMENTE, para rotular pessoas que não gostam de pensar e, em grupo, seguem algum mestrinho de plantão)= Pessoas que acham finais dubios, abertos a interpretacoes (leia-se: não mastigadinhos, sem finais felizes mediocres, sem cliches, sem seguir fórmulas estabelecidas, sem achar que o espectador que sempre seguiu a série, se contentaria com um finalzinho de livrinho infantil, ou com o clássico: "Foi o mordomo") bons.

- Não ovelinhas = Pessoas que acham bom, ter tudo mastigadinho, sem espaço p/imaginação e interação...

2)
As pessoas que gostam de finais mais elaborados que levam o espectador a pensar e, não simplesmente, fecham linhas de roteiro de forma mediocre e esperada, desde o piloto da série, e jogam um "the end" ou um "foram felizes para sempre" na tela, fazem da TV, uma bosta... Enquanto que, as "não ovelinhas", que possivelmente cresceram na frente da "baba eletronica", e esperam desta, a resposta mastigada para tudo, de modo a não serem obrigados a pensar, a interagir, fariam da TV uma maravilha...

Feitas tais colocações, venho de público, sinceramente, agradecer a supervalorização do meu tópico, feita por vc e, ainda me sentindo feliz com tal homenagem, com tanto poder que vc coloca no meu comentário, me sinto obrigado a pedir perdão a vc, pois, mesmo, humildemente, não achando que meu tópico tenha tanta força a ponto de influenciar os finais de futuros mega seriados, como por exemplo, o que vc citou, caso isso venha ocorrer eu me sentiria muito mal de ter sido o causador de um possível final não mastigadinho, que levasse vc a não entender sua série predileta, a qual vc como uma "não ovelinha" seguiu por anos, comprou tudo relacionado, perdeu horas na internet discutindo em fóruns, sempre sonhando com o dia em que um terceiro, cansado de ganhar o seu dinheiro, lhe faria feliz com um final simples e esperado...

Espero, sinceramente, que me perdoe por ter opinião...

Abraços

Anônimo disse...

Nossa, que imagem maravilhosa. E eu amo essa música, é perfeita.

Gilsonfloyd disse...

Muti boa sua visão, terminei de assistir ontem, confeço que no início pensei, aff peguei um video cortado... Depois de uns 15 minutos olhando para a tela preta comecei a refletir sobre, e se fosse esse o fim... Vc agora me ajudou a compreender... AINDA BEM QUE TEMOS FINAIS NÃO PREVICIVEIS, se não eu ficaria olhando novela da globo mesmo.