sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

[EXTRA] Sundance 08 - August

Antes de tecer meus comentarios sobre o filme August, soh uma observacao: David Bowie no elenco. Participacao pequena, mas extremamente importante para o filme!

August foi um filme interessante... (Nota-se que quando digo interessante eh porque nao gostei pessoalmente do filme, mas ao mesmo tempo nao foi um lixo, muito menos uma perda de tempo... foi interessante). Josh Hartnett no elenco, e soh por isso jah valia a pena conferir o filme. Hartnett interpreta um dos principais papeis do filme, que conta a historia de dois irmaos lutando para manter sua empresa online longe do buraco. O filme se passa em agosto de 2001, pre-9/11, mas sem entrar na discussao de terrorismo, mas sim na famigerada epoca da quebra das empresas-ponto-com. Hartnett eh o irmao descolado, bonitao, festeiro e com bom faro para negocios, que aposta na ideia do irmao nerd, Austin Chicks - tambem diretor do filme, e juntos abrem a empresa LandSharks. A historia comeca 5 meses antes, e mostra o sucesso instantaneo da empresa, acoes subindo a 500%. Hartnett, o Tom, diz que eh por ai que eles vao ficar.

Mas agosto chega e a empresa estah em situacao pessima. Nao tem dinheiro algum entrando, e Tom nao quer abrir mao da empresa e vender parte dela para outras companhias. Ele eh teimoso e por boa parte do filme o vemos como um cara egoista mais preocupado com ele mesmo do que em sequer analisar a situacao em que vive. Que alias, se na empresa jah estah uma porcaria, na vida pessoal entao eh pior ainda. Nao se entende com os pais, reencontra uma ex-namorada, a seduz e a decepciona novamente. Ateh o irmao comeca a fugir dele, porque Tom quer dinheiro emprestado para recuperar a empresa, e Josh tem um bebe recem nascido em casa e nao quer arriscar seu dinheiro.

O filme culmina com Tom indo negociar com o empresario vivido por David Bowie. Bowie diz que estah disposto a investir na empresa, com a condicao de que Tom se retire do negocio. E Tom se sacrifica, sabendo que pelo menos seu irmao terah o emprego garantido.

Honestamente acho meio cansativa essa historia das empresas ponto-com. Talvez seja porque discuto o assunto com mais frequencia que a maioria das pessoas dado o meu historico com web e marketing. Entao essa parte da historia me cansa. Mas as relacoes de Tom com sua familia, ex e ele mesmo eh a parte magica do filme. De primeira achamos que Tom eh soh um porra-louca sem sentimentos, que nao sabe muito bem o que estah fazendo. E o irmao, Josh, o sensato. Mas ao final do filme, Tom sacrifica tudo que ele estava lutando pelo seu irmao, que em nenhum momento quis por a mao no fogo pela empresa que ele mesmo ajudou a criar.

Em conversa com o diretor ao final do filme, ele disse que o personagem Tom no fundo nao acreditava muito nele mesmo, e que eventualmente todos iam se decepcionar com ele mesmo, entao porque se esforcar? Foi bem real para mim.

Soh pena que o Josh Hartnett nao apareceu para o Q&A... ai ai... E pensar que ateh hoje de tarde eu defendia veemente a minha opiniao de que homens de calca skinny ficam ridiculos... Nao o Josh, nem um pouco ridiculo.

Ah, e Robin Tuney de Prison Break tambem estah no filme!. By the way, dificil achar fotos desse filme na internet, mas vai essa do Josh no backstage do filme August.











Anita

Nenhum comentário: