sábado, 16 de janeiro de 2010

[Criminal Minds] 5x10 "The Slave of Duty" e 5x11 "Retaliation"

(por Celia Kfouri)

A quem possa interessar, desculpem-me pelo 'sumiço'. O fim de ano somado ao desânimo diante desses dois episódios fez com que eu esperasse pela chegada do 5x12. O atraso nos comentários é tamanho que nem mais se justificaria fazê-los, mas achei que poderia fazer uma breve introdução ao 5x12.
Vamos lá.

Como seria de se esperar, o 5x10 mostra o funeral da Haley. Uma criança órfã é sempre muito comovente; Jack ao menos parece que terá um pai muito dedicado. Acredito em Hotch, nas suas atitudes e nas suas palavras.
(que conveniente essa tia tão solícita, possibilitando que Hotch retome suas funções, não?!?)



Última homenagem à mãe.


O unsub da semana não poderia ser mais clichê: homem abandonado que resolve se vingar em mulheres que se parecem com a que o desprezou. Bah! Gostei apenas da questão do GPS, que sempre achei que é o maior de todos os Big Brothers. Literalmente vigiando todos os 'passos'.

A conversa entre Rossi e Morgan foi muito boa, e mostrou que Morgan sempre soube qual era seu lugar. Ótimo.
Já a tão comentada cena da Prentiss com o unsub foi, para mim, rídicula. Ridícula! Além de muito forçada, só mostrou descontrole e abuso. Um agente tão preparado de um grupo de elite não reage assim (ou não deveria!).


Abaixe essa arma, agent Prentiss. E contenha-se.


O 5x11 começa com uma citação muito especial ( em tradução livre "As pessoas são mais dispostas a retribuir uma ofensa do que uma ajuda, porque a gratidão é um ônus e a vingança, um prazer"). Sempre pensei muito sobre o equivalente nosso, simplificado "por que me odeias se nunca te ajudei?". Um baita 'food for thought'.

Nao sei dizer se gostei ainda menos desse episódio, mas o fato é que tenho muito pouco a dizer sobre ele.

Um unsub sob custódia da prentiss e de um policial escapa com a ajuda de um comparsa. Descobre-se que ele, ladrão de bancos, quer recuperar o dinheiro que tem escondido em algum lugar, e obriga esse unsub a ajudá-lo, por manter sua família cativa.

Nada de especial a comentar, até porque não quero ficar falando mal, mas não dá pra deixar passar a tal entrevista cognitiva que Morgan faz com Prentiss. Que absurdo! Aquilo ali convence quem? Que teatrinho mais fake! Péssimo, inverossímil.

Nesse episódio, a Prentiss se superou: o unsub que ela escoltava fugiu; ela atirou nele quando só ele sabia onde a família cativa estava, e ainda protagonizou aquela entrevista forçadíssima. (não me levem a mal, não é nada pessoal, é fato; ela pode até não ter tido culpa, mas não estava num bom dia!)

Mais uma vez, por envolver crianças, o reencontro da família que estava em cativeiro foi comovente.





Família reunida novamente. Missão cumprida.


E ao final, Morgan devolve a liderança a Hotch. O seu a seu dono!




Morgan despede-se da sala de Hotch.


Agora vamos ao 5x12, que tirou a série dessa pasmaceira.



Celia.
www.twitter.com/celiakfouri

Fotos: reprodução.

4 comentários:

Lee disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Grissom's Girl disse...

Célia, vc fez muita, muita falta!!!
Primeiramente, comentando o 5x10:
"(que conveniente essa tia tão solícita, possibilitando que Hotch retome suas funções, não?!?)".
Também achei. Foi tudo tão "fácil" que ficou estranho. Claro que a gente sabia que ele ia voltar, mas as coisas foram "arrumadinhas" demais.
Eu gostei do caso. A Prentiss realmente me assustou agindo tão "fora do personagem", mas aí veio o 5x11...
E aquele lance todo de "contar a história ao contrário" de novo. Eu gostei do caso. Achei interessante o cara querer se vingar do policial sequestrando a família dele e o usando com ferramenta para chegar ao dinheiro. Mas aí vem aonde quero chegar: é impressão minha ou estão tentando criar um "arc" para a Prentiss nessa temporada? Primeiro ela age daquele jeito com o UNSUB, depois aquela câmera lenta na hora que ela resgata o menininho... Sei não. Na hora pensei que era armadilha, que algo ia explodir, sei lá. Mas depois não aconteceu nada e eu fiquei com isso na cabeça. Estão construindo algo para Prentiss. Só não sei se estou delirando ou se mais alguem notou isso.

Celia Kfouri disse...

Obrigada, Grissom's Girl! :)

Respondi pra vc lá no 5x12. Acho que algo mais pessoal da Prentiss deve estar para ser mostrado, sim. Faria sentido.

Lee disse...

Célia...estou retirando o comentário anterior que eu fiz acima, e peço desculpa por qualquer excesso da minha parte.As vezes acontece, mas doravante serei mais cuidadoso. E menos pentelho, é claro.