sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

[Melrose Place] S01E12 - San Vicente

por Rafael S


E chegou o grande momento. Todos os onze episódios anteriores levaram a esse aqui, construindo e desvendando a trama sobre o assassinato de Sydney pouco a pouco. E agora vemos talvez as últimas cenas da Laura Leighton na série. Embora Sydney já esteja morta desde antes do nome da série aparecer na tela no primeiro capítulo, muita coisa que aconteceu desde então foi derivado desse crime. E a atriz cumpriu muito bem seu papel, sempre trazendo algo de novo em cada um dos flashbacks onde aparecia. Aqui voltamos a vê-la contracenando com a Heather Locklear depois de muitos anos. Em um reveladora conversa ambientada em uma igreja, finalmente é revelado o objeto que Amanda está atrás: um quadro, no valor de 19 milhões de dólares. Já sabíamos que Sydney era responsável por uma galeria de arte, e agora ficamos sabendo que ela tinha negócios escusos com Amanda. Não esperava que elas também estivessem envolvidas em um esquema de roubo de quadros - então será que veio do relacionamento com a ruiva o gosto pelo crime que o David tinha? Além disso, vimos que, poucas horas antes de morrer, Sydney falou para Violet que a reconhecia como filha, e que gostaria de conhecê-la melhor. Uma atitude surpreendente, já que parecia que ela não acreditava na história da garota. Mas mal houve tempo para reconciliação, pois na mesma noite, a ruiva estaria morta. E eis que foi revelada identidade do assassino. Era...

...Vanessa, a mulher de Michael. Sem querer me gabar, mas já havia cantado essa bola desde o décimo episódio, é só conferir nos meus outros textos sobre a série. Era praticamente impossível que o assassino fosse alguém do elenco principal, e também não acreditava que iriam culpar algum dos personagens da série clássica, então sobrou a Vanessa, personagem bem discreta e até irrelevante no começo, mas que de três capítulos para cá, começou a ganhar cenas demais e despertou minha atenção. De qualquer jeito, embora previsível, as motivações pelo menos se encaixaram bem. Obviamente que ela descobriu que Sydney tinha um caso com Michael, e bastou isso para ela ir lá no condomínio tirar satisfações com a ruiva. Mas é quando ela vê o David deitado na cama, que vem a grande bomba do episódio: Sydney falou para ela que sabia que ela e o rapaz haviam tido um caso e que "coincidentemente" foi na época em que Noah nasceu - então David é pai de Noah? Que família bizarra essa dos Macini...bem, o que seguiu foi aquela via crucis que todos já esperávamos: luta, facadas, arma do crime plantada na mão do David, Sydney descendo as escadas agonizando e o último e fatal golpe desferido, fazendo da piscina seu túmulo.

Mas voltando ao presente, como tudo isso se resolveu? Em uma coincidência do destino, calhou de a única moradora do condomínio a estar lá era Violet - e quando ela deu de cara com Vanessa, que procurava por Noah, a verdade veio à tona. E nada como a justiça poética: a piscina serviu de túmulo também para a morena. Após um intenso agarra-agarra, a ruivinha conseguiu jogá-la na piscina e afogá-la com todo seu ódio reprimido por ter perdido a mãe logo após conhecê-la. Uma ótimo momento da Ashlee Simpson-Wentz na série, que foi da fúria ao estado de choque durante a cena. Pena que logo em seguida apareceu a Amanda, e mesmo vendo um corpo boiando na piscina, continuou com sua cara de paisagem. Tem horas que parece que o rosto da Heather Locklear ficou paralisado de tanta plástica. Pelo menos no final, depois de testemunhar a favor da garota para os policiais, ela indicou querer uma retribuição futuramente - e assim, Amanda cada vez mais tem os moradores na mão.



O restante do episódio teve Michael mostrando uma preocupação sincera pelo seu "filho" Noah, e a explicação que ele sabia de Vanessa e Sydney, mas não havia falado nada para não destruir a própria família. Bem trágico. E Lauren teve seu momento "Boa noite, Cinderela", o que praticamente escancarou sua vida dupla para David. Pena que o acerto (ou não) dos ponteiros do casal ficou para o próximo capítulo, será bem interessante ver como David lidará com isso.

Mas em outro núcleo totalmente alheio a todas essas tramas, aconteceu o tão esperado e aguardado fim do namoro/noivado de Riley e Jonah. A lenga-lenga que já se arrastava há muito episódios teve um desfecho. Até me assustou o começo, onde eles decidiram do nada irem para Las Vegas para casar(!). Mas toda essa movimentação foi o canto do cisne do casal, e vejam só, a iniciativa do fim partiu de Riley. Cada vez mais indecisa sobre seu futuro, e pensando nos conselhos que várias pessoas (Jo, Auggie) deram para ela desistir de tomar esse passo tão importante tão cedo, ela depois de muito enrolar abriu o jogo com Jonah. Claro que o rapaz ficou transtornado, pois sempre foi visível que era ele quem mais fazia esforço para o relacionamento dar surto. E em um posto de gasolina na saída de Los Angeles, o namoro teve um fim. Mas a história não acabou aí, pois de cabeça quente, quem Jonah foi procurar em seguida? Ella, é claro, e finalmente todos os desejos secretos da loura se realizaram. Não dá para não ficar feliz vendo os dois juntos, uma dupla que sempre esteve em sintonia na série, e que formam um belo par juntos. Sorte ao novo casal, e que dure bastante (e não desfaçam depois de poucos capítulos).



A primeira metade da temporada de Melrose Place chegou ao fim, com a esperada revelação do assassino, fechando de vez essa trama, e encerrando a influência da Sydney na série (ou não?). Um fim que veio na hora certa, para dar novos ares à série a partir de agora. Agora com novos casais se formando (Jonah e Ella), Amanda se mudando para o condomínio e a notícia da saída de dois atores do elenco principal (Colin Egglesfield e Ashlee Simpson-Wentz - embora nada nesse episódio tenha se articulado em torno da despedida desses personagens, é bom dizer), essa segunda temporada tem tudo para ter vibrações diferentes. Muitas mudanças foram feitas devido ao feedback do público e dos baixos números de audiência, agora é torcer para que a série encontre seu ajuste antes de um prematuro cancelamento. Vamos torcer.

Fotos: Reprodução



Rafael S
http://twitter.com/rafaelsaraiva

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro a série..... gostaria tanto que eles vendessem as temporadas antigas :(