quarta-feira, 7 de julho de 2010

[Emmy 2010] Previsões - Melhor Série (Drama e Comédia)

Os indicados ao Emmy saem amanhã, e chegamos agora às duas principais categorias. Como nas demais, há concorrentes em excesso, ainda mais por ter sido um ano muito bom para novas séries (especialmente para comédias).

Imagino que novamente teremos sete indicados em cada categoria e, tirando alguns candidatos mais óbvios, qualquer coisa pode acontecer. Apesar da possibilidade de empate, apostarei em apenas seis candidatos.

Para ver todas as séries que tentam uma indicação ao Emmy 2010, basta clicar aqui.


Melhor Série - Drama

São elegíveis todas as indicadas do ano passado: Mad Men, Breaking Bad, Lost, House, Damages, Dexter e Big Love. A mais vulnerável seria esta última, que ano passado só foi indicada nesta categoria, com uma temporada de altos e baixos e que foi até criticada por uma de suas protagonistas (Chloe Sevigny). As demais podem se manter facilmente.

Entre as já conhecidas de todo mundo, "24" é a única que poderia ameaçar um retorno. Seu fim não foi tão badalado quanto o de "Lost", mas é impossível negar o nível de adrenalina alcançado no terço final desta que é umas das mais importantes séries da última década. Contra ela, o fato de ter uma primeira metade de temporada bem ruim, e que toda a ação final se deu em troca de uma total descaracterização do personagem (ou pelo menos é o que muitos pensam).

Entre as novidades, "The Good Wife" promete ser a nova queridinha do Emmy. Sucesso de audiência, trama que agrada a todos os gostos, protagonizada por uma atriz admirada e elenco coadjuvante muito eficiente às voltas com interessantes casos de tribunal. Não tem como ficar de fora.

"Treme", "Men of a Certain Age" e "Parenthood" são outras novas séries que poderiam cair no gosto de muitos votantes, mas entrariam no lugar de qual? "Mad Men" é mais uma vez a favorita ao prêmio; "Lost" tem seu último ano; "Breaking Bad" conseguiu se superar; "Dexter" teve sua temporada mais elogiada; "House" parece não ter ano ruim para eles (ou até teria, mas o season premiere e o season finale devem garantir muitos votos).

Sobrou para "Damages", que teve um ano tão bom quanto o anterior (ou, na minha opinião, um ano tão ruim quanto), e que pode ser prejudicada pelo fato de sua emissora estar mais empenhada na campanha de "Sons of Anarchy", uma das melhores séries do ano, a maior audiência da tv fechada, mas um pouco indigesta para o paladar dos mais conservadores. O canal FX ainda tem a novata "Justified" para se preocupar, um sucesso de crítica, mas que não tem cara de Emmy.


meu voto (mais ou menos em ordem de preferência):
1. Breaking Bad
2. Mad Men
3. Treme
4. Sons of Anarchy
5. 24
6. Friday Night Lights

Lamento não ter espaço para: The Good Wife, Parenthood, Men of a Certain Age, Dollhouse, Fringe.


vai dar:
1. Mad Men
2. Breaking Bad
3. Dexter
4. Lost
5. The Good Wife
6. House

Possibilidades: Treme, Damages, Men of a Certain Age, 24, Parenthood, Sons of Anarchy, True Blood.



Melhor Série - Comédia

Ao contrário de "Mad Men", que tem grandes chances de manter sua supremacia em Drama, "30 Rock" será abalada pela chegada de "Modern Family" e "Glee" que prometem ser as grandes favoritas ao prêmio. Acredito mais na primeira, que consegue agradar a qualquer tipo de público, dando vida a um formato que parecia acabado (o da sitcom "familiar"). Já a série musical parece ter virado uma espécie de "guilty pleasure" que as pessoas se orgulham em dizer que gostam. Ou seja, ninguém fala de "Glee" como se fosse algo genial, mas sim em algo que diverte, mesmo tendo enormes limitações.

Muito melhor seria lembrar de "Community", série que beirou a perfeição em sua reta final, com alguns episódios brilhantes que levam a um novo patamar o que significa fazer referência e paródia ("Modern Warfare" e "Contemporary American Poultry"). Infelizmente deve ficar de fora.

Na lista de "se eles viram, é impossível ignorar" estão "Parks and Recreation" e "Party Down", sendo que a primeira pode ter sido evitada pelo péssimo primeiro ano, enquanto a segunda continuou com baixíssima audiência. Poderia acrescentar aí "Cougar Town" que, dizem, melhora bastante depois do início constrangedor (ainda não cheguei lá).

Ainda sobre as novidades, "Nurse Jackie" tem tudo para agradar, embora seu teor dramático esteja bem acima das suas concorrentes. É a única série que concorre por duas temporadas, e talvez seus melhores momentos estejam mesmo na primeira. É a menos "freak show" das séries cômicas da Showtime, tendo maiores chances de roubar o posto que vem sendo de "Weeds": "Californication" não é lembrada nem por Duchovny e, apesar de "United States of Tara" ter sido superior nesta segunda temporada, ainda pode ser vista como esquisitinha demais para os votantes.

Em relação aos indicados do ano passado, não acho que a fraca temporada de "How I Met Your Mother" faça a série permanecer, assim como "Family Guy" que talvez tenha apenas servido para fazer história em 2009. Com "Flight of the Conchords" cancelada, sobram "30 Rock", "The Office" e "Weeds" que já fazem parte da categoria há um bom tempo e devem permanecer onde estão, e "Entourage" que muita gente espera que um dia deixará de ser indicada. Poderá ceder o lugar a "The Big Bang Theory", série que se justifica unicamente por Jim Parsons, mas por seu sucesso, acredita-se que chegará entre os finalistas deste ano.

Por fim, há "Curb Your Enthusiasm", que teve cinco de suas seis temporadas indicadas na categoria principal e está de volta após um intervalo de dois anos. Sua temporada "Seinfeld" foi bastante elogiada e é irresistível. Também parece impossível não vê-la entre as indicadas.


meu voto (mais ou menos em ordem de preferência):
1. Community
2. Parks and Recreation
3. 30 Rock
4. Chuck
5. Party Down
6. The Office

Lamento não ter achado espaço para: Curb Your Enthusiasm, Modern Family, The Middle, Bored to Death.


vai dar:
1. 30 Rock
2. Modern Family
3. Glee
4. The Office
5. Curb Your Enthusiasm
6. Weeds

Possibilidades: The Big Bang Theory, Entourage, Family Guy, Two and a Half Men, Nurse Jackie, How I Met Your Mother, Community, Parks and Recreation.





Hélio Flores
twitter.com/helioflores

2 comentários:

Rubens disse...

Bom, eu e minha esposa nao conseguimos gostar de Modern Family, e por um motivo bem básico: aquele formato de reality show (com as pessoas falando para a camera), que nós detestamos. Prefiro muito mais uma sitcom tradicional, como The Big Bang Theory, Two and a Half Men e outras.

Kamila disse...

Suas previsões tão boas, Hélio! Deve sair isso mesmo!