quinta-feira, 30 de novembro de 2006

[EXTRA] Fox e NBC contra a pirataria

Algo legal que nao sei se todo mundo jah tah sabendo.

Um jeito novo de assistir alguns dos seriados que estao passando agora, sem (no caso de alguns) precisar esperar horas para baixar, e para aqueles que nao fazem questao de assistir o episodio 5 minutos depois dele acabar de passar nos EUA e se contenta em esperar ateh o dia seguinte, uma boa opcao eh assistir os episodios na propria internet.

O primeiro (que eu vi pelo menos) foi a FOX que em parceria com o site MySpace (uma especie de orkut americano) que colocou no ar o primeiro episodio do OC semanas antes de estrear na televisao. Depois disso, vi que pelo menos as series mais importantes do canal estavam no site deles www.myspace.com/fox e podemos assistir os 3 ultimos. O que alias, foi providencial para mim, que nao tenho video cassete aqui nos estados unidos, e viajei semana passada e perdi um episodio de Prison Break.

Mas tambem perdi um episodio de Heroes, e achava que teria que comprar num itunes da vida para poder assistir. Qual foi minha surpresa quando ao logar no site da NBC, descobrir que posso assistir o ultimo episodio completo de Heroes, ali, na mesma hora!

Ambos os sites tem suas series em HDTV. Para ver pelo site da NBC nao tem segredo. Nao precisa baixar nenhum plugin, e funcionou perfeitamente tanto no Internet explorer quanto no Firefox. Abrindo o site, clicando na serie que eu gostaria de ver (heroes) logo na main page tem um link para ver o episodio completo, ou um recap de 2 minutos. O episodio eh dividido em 6 partes, e antes de cada uma, um pequeno comercial - nada que incomode.

Jah o MySpace da Fox, tem soh uma coisinha a mais. Escolha sua serie, e ele te encaminha para a pagina dela. Os shows disponiveis sao:
- prison break
- oc
- bones
- standoff
- vanished
- the loop
- american dad
- talk show with steve ferestein

depois, ele pede que tu instale um plugin para poder assistir o seriado - nao demora nada na internet banda larga. Ai, eh soh assistir um pequeno comercial e aproveitar o seriado. Nao precisa se preocupar em ser assinante do MySpace, nao eh cobrado, nao precisa se registrar, deixar suas informacoes, e sendo a internet uma world wide web, estah disponivel para todos os paises.

Desvantagens e Pontos fracos:
- sem legenda. para quem nao entende ingles, sempre um problema. Mas eh tambem uma boa oportunidade de treinar o ingles. ;)
- o plugin do myspace da fox nao funciona no Mac. Mas, acredito que isso nao seja um problema tao grande no Brasil, jah que a porcentagem de pessoas que tem $$ para investir num mac nao eh tao grande assim.
- tamanho da tela. para os mais exigentes, quando em full screen, perde qualidade. e assistir numa telinha, pouco maior que o youtube, quando acostumada a uma tv de 30 polegadas, pode tambem ser um incomodo - mas perder um episodio eh um incomodo maior ainda!
- no site da nbc, soh o ultimo episodio disponivel. se perder mais de uma semana... jah era.
- e claro, soh funciona para quem tem internet banda larga. levei meu notebook para a universidade e usei a wireless deles para assistir o episodio, jah que aqui em casa, com dial up, it's never going to happen.


No mais, eh uma boa solucao para aqueles 45 minutos sem nada para fazer na universidade, esperando entre uma aula e outra. Ou ateh mesmo no trabalho. Hey, colega meu baixava e assistia Lost na agencia. ;)

Um comentário:

Anônimo disse...

Bah!... A gente nao deixa de comprar MAC por falta de grana, como voce insinua, Helio. A gente nao compra MAC porque prefere comprar o PC mesmo. 8-P

Rubens