domingo, 27 de maio de 2007

[FILME] 28 Days Later & 28 Weeks Later (2007)

Com a série Jericho cancelada, e que Michael(Harold Perrineau) foi, pelo menos por ora, afastado de Lost, resolvi ver 28 Days Later(2002) e 28 Weeks Later(2007), para, voltar a ter o clima de fim de mundo ao mesmo tempo que revejo o ator, que era tão bom em "OZ"




Pois bem, hoje eu vou quebrar um pouco o formato clássico de se comentar filmes aqui no blog, primeiro pq "28 Days Later" (trailer acima), dirigido por Danny Boyle, é um filme de 2002 que possui todo tipo de informações facilmente encontradas na internet, segundo, pq "28 Weeks Later" (trailer abaixo), dirigido por Juan Carlos Fresnadillo, e que possui o "Michael" no elenco, é um filme que, embora ainda mal tenha estreado oficialmente, tb já tem bastante informação na grande rede, portanto eu quero com esse tópico, mais tecer alguns comentários e algumas criticas, ok? Preparados(as)? Borandá então...



<<<<<<<<<<<<<"28 Days Later">>>>>>>>>>>>>



Aproveitando o resumo do WIKIPEDIA eu colocarei algumas considerações, em negrito, no corpo do texto wikipediano:

"28 Days Later (2002, Extermínio no Brasil) (Achei esse título nacional ridiculo, mas isso não é novidade por aqui) é um filme de terror de baixo orçamento dirigido por Danny Boyle e escrito por Alex Garland (falta dizer aqui, que além de bla bla bla com bla bla bla, é uma versão do filme (do salve salve Tio Romero) "Day Of The Dead", com os zumbis trocados por mortais pessoas infectadas com uma "variavel do virus da raiva") .
Ambientado na Grã-Bretanha no começo do século XXI, o filme mostra a destruição da sociedade após a liberação de um vírus conhecido como Rage, que instantaneamente transforma aqueles que por ele foram infectados em um estado de insanidade hiperativa, e a luta dos poucos sobreviventes contra os infectados e tudo aquilo que lhes era familiar.(é, ecologia, salvar o planeta, salvar os bichinhos é muito importante, maaaaaaaaaaas tem uns ecochatos bem burricos, qq anta veria que os macacos estavam doidos, a anta mor, além de abrir a jaula, fica com a cara na porta, esperando o que, um beijinho de obrigado pela salvação??? Fez M... aí, deu M...)
O filme foi um sucesso de crítica e público, e teve como cenas marcantes as tomadas em uma Londres completamente deserta(chega a realmente impressionar, ver a cenas de ruas vazias, quem idealizou e criou isso merece palmas). De baixo custo - teve um faturamento aproximadamente dez vezes maior que o orçamento - foi filmado quase totalmente em filme digital." (sem dúvida fez por merecer!!)


Comentários adicionais:
- Esse filme foi uma grata e enorme surpresa, pois embora beba da fonte do tio Romero, e praticamente copie "Day of The Dead", até a última cena, o diretor e/ou o criador e/ou ambos hehehe conseguiram colocar o toque pessoal, no filme, e isso fez uma enorme diferença. Tem cenas forçadas, tem sequencias estranhas (como eu disse, eles copiaram DOD), maaaaaaaaaaaaaaaaaaas tem a história muito bem amarrada e tem até um final bem legal que liga a paz dos sobreviventes + a chegada do dia 28 + um salvamento, que vem após um contato aéreo ( achei muito legal isso, pois sempre me irrita, nesses filmes de virus, mortos vivos e tal, o uso de sucatas, soldados mulambentos e tal, mas nesse filme, fora da quarentena, o exército esta a postos, com jatos e tudo o mais, isso torna a coisa mais real...)


<<<<<<<<<<<<<"28 Weeks Later">>>>>>>>>>>>>



Meus Comentários:
- Embora, eles tenham tido uma idéia batuta... Embora, tenham estruturado o filme, de forma batuta, colocando vários links ao filme anterior (adorei eles mostrarem as jarras e baldes nos tetos, p/pegar água); Embora seja quase genial o lance dos 28 dias, das 28 semanas e dos outros 28 dias (comendo batatas francesas heheheh); Embora tenham usado o recurso batido dos adolescentes que fogem a regra e "fazem asneira" (bem no estilo da série 24 hrs); Embora os adolescentes citados, durante a "asneira" (passeio no setor proibido), tenham encontrado sua mãe (até então dada como morta), que era a única sobrevivente pois tinha/apresentava anticorpos para o virus e, mesmo infectada, não apresentava os sintomas; Embora a forma como ela(mãe) infecta o pai (cagão e FDP) dos santinhos e com isso, possivelmente sem querer, dá inicio a uma PG que levaria ao caos tuuuuuuuuuudo de novo, seja meigo e bonitinho hehehe; Embora tudo isso, gere um filme assistível, com momentos interessantes e até um tanto inovadores, Eu acabei (sim, vi até o fim) de ver o filme bem irritado, pois a forma encontrada, para se iniciar o caos (a mae, infectar o pai com um beijo), foi ridiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicula, pois mesmo o pai sendo o Zelador Mor, tendo o cartão "triplo A" e bla bla bla, é mediocre o fato de dentro de uma base militar, deixarem o único ser humando, possível fonte de cura p/o virus (a mãe), sem nenhuma segurança!! Tá, o papito, poderia pedir p/os guardas ficarem do lado de fora, pois queria matar a saudade da mamita e tal, maaaaaaas o papito fez um barulhão, por um tempão, e ninguem apareceu!!!!!!!! Pq isso??? Pq do contrário, matavam o FDP e o filme acabava... Não gostei disso, e com isso acabou a "credibilidade" do roteiro.
- Vale a pena ver, por curiosidade, diversão, ou só por ter gostado do primeiro? Tá titio deixa, até pq tem momentos bem interessantes, maaaaaaaaaaaaaaaaaas toda credibilidade factível do primeiro filme, cai por terra nesse momento citado acima.


(Na foto acima, Michael está olhando toda asneira que ele fez, ao sair da Ilha...)

Um comentário:

Anita disse...

Assim.
Eu sou fan do Boyle. Incondicional. Acho 28 days um dos filmes mais geniais. Achei o 28 weeks fraquinho e meio violento demais. Acho que algo que voce nao ve pode ser mais assustador. Como a primeira cena do filme, eh genial. Depois o filme descamba, mas a primeira cena realmente congela o sangue.