quinta-feira, 10 de maio de 2007

[LOST] 320 - THE MAN BEHIND THE CURTAIN


FANTÁSTICO...

Ben não bate bem!!!




Ben é o vilão perfeito e conhecer sua vida nos leva a entender seus atos...




Fica muito claro agora o termo que ele sempre usou, "Nascido na Ilha"... a ILHA lhe deu a oportunidade de ser "alguém"! Lhe deu a oportunidade de amenizar o sofrimento de se sentir culpado pela morte da mãe, mesmo que para isso fosse preciso matar o próprio pai!





Seu pai, Roger "Work Man" Linus... o motorista da kombi encontrada por Hurley! Ao que parece, Ben foi capaz de sacrificar até o "amor" de sua vida, Annie.




Assim, Ben nasceu na ILHA...



Vimos que a tal purgação (Purge), que ouvimos de Mikhail para Sayid e Kate, foi o extermínio do grupo da DHARMA INITIATIVE ao qual Benjamin Linus fez parte... pelo menos de corpo! Mas alguns membros DHARMA devem ter sobrevivido: os que estavam nas estações!



Ben é o último sobrevivente da DHARMA INITIATIVE!


O que não vimos ainda, e achava que fosse ser mostrado nesse episódio, é o "incidente"...

Vimos que Richard Alpert é nativo da ILHA... por essa eu não esperava. E além disso, parece não envelhecer, pelos menos em aparência. Isso teria alguma relação com a ressonância que ele mesmo mostra para Juliet em "Not in Portland"!?





"Conhecemos" Jacob!!!



Eu pensei "Ben é louco!"... mas quando vi o vulto na cadeira, pirei!



Todo mundo sabe que não gosto dessa coisa sobrenatural, e não esperava que isso fosse acontecer na série. Porém, foi a primeira impressão que tive e a forma como foi criado o mito Jacob teve um desfecho incrível... e o inesperado ajuda muito!

Mas também existe a possibilidade, e que me agrada mais, de Jacob controlar o que aconteceu na cabana. Exatamente como em "O Mágico de Oz"... Jacob está em algum lugar por ali, e não me surpreenderia ajudasse Locke pessoalmente...


Uma sequência sensacional para a chegada à "casa do espanto"... ela é rodeada por terra com sal ou o que!?



Outra coisa, foi ter a impressão de "deja vu" com um filme que assisti chamado "Horizonte Perdido", que contava sobre o mito de Shangri-lá... esse Jacob tem um pouquinho do "Jacob" do filme...



Jacob deve ser "criação" dos hostis... ou pode ser o "Dave" do Ben, que sentiu a ausência paternal como Hurley! Sendo criação de Ben, podemos pensar em "Psicose"... mas acho que não é o caso:


Jacob é a história da ILHA!



Locke em estado alterado fez de tudo para conhecer o "assombrado" Jacob, e dessa vez nem precisamos nos esforçar para referenciar o "Mágico de Oz"... espancou Mikhail, que explicou como saiu vivo da cerca! Além disso, espantou Ben com a notícia sobre Naomi... "How?"... também quero saber, Ben!? "How?"



Alex tem o sangue francês correndo em suas veias... não tem como não ver Rousseau em suas atitudes. Ben talvez veja ele próprio em Alex...


Na praia, Jack me surpreendeu, mas ainda tenho um pé atrás em relação à Juliet! "Precisamos colocar a conversa em dia" foi a frase perfeita para o líder do grupo...




Devemos ter uma organização na praia para se defender do ataque dito por Ben à Locke... Jack uma vez perguntou para Ana Lucia: "Quanto tempo para montar um exército!?"... hoje ela responderia: "2 dias é nosso prazo!!!"




E que final de episódio...




E daí se Locke morrer!? Mas isso não deve acontecer, acredito eu...

Mas tudo foi tão bem tratado no roteiro e direção que a morte não fica sem sentido, mas me assustei quando Ben atirou...
Ben mostrando onde estavam os integrantes da DHARMA, de onde ele surgiu, após contar à Locke que não tinha nascido na ILHA... e de repente, atira em Locke.




A inveja de Locke corrói Ben, fica cada vez mais evidente! E isso me leva a dar mais créditos ainda na minha idéia de racha entre os OTHERS pelas palavras de Richard no episódio anterior sobre alguns não estarem contentes com as prioridades de Ben...




Ciência e fé (ou mito)... DHARMA e HOSTIS...


Pareceu um Season Finale, muitos ganchos...





ALGUNS DETALHES...


- Horace estava com um macacão da ARROW (aquela da tailsection)...
- a ILHA tem um vulcão... oh oh!!
- Adão e Eva foram hostis, certo!?
- Richard parece não ter envelhecido!


Uma questão...

Ben foi criado pela DHARMA, conhece o sistema... assim:Ben treinou os hostis para enganar a DHARMA como se tudo ainda estivesse bem na ILHA!? Assim, o controle da DHARMA fora da ILHA continua enviando mantimentos e suporte!? Dessa forma ainda conseguem dados, além da atuação de Richard!?


NAMASTÊ... assim como as "recepcionistas" da DHARMA!

4 comentários:

gabriel (jax) disse...

Se Jacob é o Mágico de Oz eu não sei,
mas o Ben era a cara do Harry Potter!

Caramba nos nem se quer sabemos se o Paulo e a Nick morreram ainda e já nos deparamos com outra possivel morte: Locke.

Espero que a conecção especial do Locke com a ilha não o deixe morrer.

valeu

Anônimo disse...

acho q o Locke já elvis.

no teaser da semana q vem mostra mesmo o exercito sendo montado.

será o flashback da Rossou o episódio final?

Curto esse episódio, e adorei os comentários! parabéns!!

Gisele disse...

Gostei do comentário.
E a atitude de Richard e Tom quando Locke espanca Bakunin me mostrou que relamente existe uma cisão entre os Outros.
E fiquei com uma idéia louca na cabeça: será que aquela Annie não é Rousseau? Será que não existe possibilidade de Alex REALMENTE ser filha de Ben?

Abraço, vou continuar aqui viajando na maionese!

Comentarista Leco disse...

Valeu por gostarem dos comentários...

Olha Gisele, eu duvido muito que Annie seja Rousseau...

Eu já tinha comentado sobre uma cisão nos OTHERS no episódio passado, lembra!? Que bom que vc também está percebendo algo...


Valeu pelo comentário, Gabriel...


E "anônimo", se Locke já Elvis, lembre-se do ditado:
"Elvis não morreu!"

Namastê