segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

[L and O:SVU] Agora Law and Order: SVU está no CeS!


Boa noite! A partir de hoje, vou dividir com vocês algumas impressões a respeito de Law & Order: Special Victims Unit. Tenho usado algum tempo do meu lazer para assistir séries e as policiais e que envolvem investigação estão entre as principais. Me lembro de me apaixonar por L&O:SVU assistindo um antigo episódio deitada numa cama de hotel em Washington, quando estava a um dia de nossa esticada de viagem para passar o Reveillon em New York. Era a compreensão do clima da série que faltava para me colocar no mesmo plano dos investigadores e torcer junto para cada solução de caso, mesmo que as vezes a lei esteja contra a justiça, e esta seja cega em um sentido bem menos nobre do que o original.

Muitas séries hoje revelam cada metro quadrado da ação criminal. Estou acompanhando algumas: CSI (Las vegas), Cold Case, Without a trace e Dexter (onde o criminoso é o nosso herói). Além disso temos as ótimas e já finadas Third Watch e Justice que vale cada reprise assistida. Law & Order: Special Victims Unit é uma história a parte. Uma delícia de série. Retrata muitíssimo bem a cidade de Nova York, onde um milhão de culturas tentam conviver e se proteger uns dos outros a margem de uma das mais ricas e influentes "capitais" do mundo.

Lá a lei é clara e é cumprida, o que não é garantia que esta dê conta de tudo o que é preciso. As vezes, arma-se tudo como um jogo de xadrez, recuando as vezes para levar vantagem depois. A promotoria também se envolve nos conflitos e entra de cabeça nas histórias para extrair-lhe a verdade. Com todos tendo dificuldade para separar vida pessoal de profissional, é preciso um chefe de pulso firme, que se solidariza com seus "filhotes" mas sabe quando impor limites. Só passam pelos detetives desta unidade crimes de abuso sexual, crimes contra mulheres e coisas deste tipo.

Este seriado é bom para toda sorte de espectadores: você pode assisti-lo eventualmente, pois cada caso se encerra no próprio capítulo, as vezes, em dois. Mas, você também pode assisti-la todas as semanas, entendendo que há um fio condutor em que o centro da história são os próprios investigadores. Há também aqueles que assistem muitos episódios juntos, mesmo os que começaram tarde, tem um mega-benefício: entender, minuciosamente, o entrelaçamento das histórias e sofrer junto com cada um dos personagens, tanto os principais quanto os secundários. Cada uma das experiências é única e tem suas vantagens.

O time de personagens desta história é encabeçado pelos detetives Elliot Stabler (interpretado pelo ator Christopher Meloni) e Olivia Benson (interpretada pela atriz Mariska Hargitay). Outra dupla de investigadores é formada, atualmente, por Fin Tutuola (Ice T) e Chester Lake (Adam Beach). A promotoria é encabeçada por Casey Novak (Diane Neal) que conta com o perito em psiquiatria forense George Huang (B. D. Wong) e a legista Melinda Warner (Tamara Tunie). O departamento é completo ainda pelo detetive Sargento John Munch e a liderança fica a cargo do Capitão Don Cragen (Dan Florek).

Como assistir: com a greve dos roteiristas, fica difícil recomendar horários dos episódios inéditos e entender como as redes de televisão estão se virando para manter as pessoas na frente do aparelho, mas, originalmente, a nona temporada (a mesma que nos EUA, com alguns episódios de atraso) passa no Universal Channel, as 23h. É um seriado da NBC.

Bons links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Law_&_Order:_Special_Victims_Unit
http://www.nbc.com/Law_&_Order:_Special_Victims_Unit/

_____________________________________________________
A comentarista que vos fala mora em Porto Alegre/RS e assiste: House, Dexter, 30Rock, CSI, Cold Case, Supernatural, Without a trace, The Big Bang Theory e, é claro, Law & Order.
Entre em contato: pedenabo@gmail.com

5 comentários:

danielle disse...

Aee Paula! Bem vinda ao time do CeS!

Um Mero Espectador disse...

Uma iniciante que fala:

"temos as ótimas e já finadas Third Watch" TEM MEU RESPEITO!!!


EU AMO TW!!!!!!!!

Um Mero Espectador disse...

Ops!! eu não sou mais comentarista!!!

Preciso mudar esse nick!!!

(medo de bugssssssssss)

e.fuzii disse...

Ah, você escreve tão bem, Paula.
Seja muito bem-vinda!

Celia Kfouri disse...

Bem-vinda, Paula!!