terça-feira, 22 de janeiro de 2008

[Premiação] Oscar 2008

Taí os indicados. Apesar da tentativa brasileira de advinhar o gosto americano, numa atitude covarde, deixando o filme mais falado do ano, "Tropa de Elite" de fora e lançando à candidatura "O ano em que meus pais saíram de férias". Apesar da aposta no tema açúcarado (porém bem resolvido, vale ressaltar), o filme não não conseguiu indicação. As vezes é preciso mais do que criancinhas no elenco. :P Espero que finalmente aprendam a "lição".

Reproduzinho a minha opinião (porque todo mundo tem direito a uma) no orkut, em nossa comunidade Comentários em Série, sobre "O ano..."

"Ganhou o filme: O ano que meus pais saíram de férias. Dos 5 concorrentes, eu já tinha visto Tropa, O ano..., Cidade dos Homens , Cheiro de ralo. Então posso falar.QUE P*** É ESSA DE NÃO INDICAREM TROPA DE ELITE??????Quer dizer que vamos bancar os moralistinhas e mostrar para os americanos um filme poético de Cao sobre um menininho no auge da ditadura.Isso mesmo, não podemos mostrar a polícia brasileira, isso assusta. Isso não acontece aqui. Chega de filmes de cosmética da violência. Vivemos bem e estamos seguros e precisamos do Oscar.O ano...é muito bom, bom mesmo, bom demais, bom demais para ser, inclusive, filme brasileiro. Mas já fizeram um filme com o mesmo tema melhor na Argentina. Chama-se Kamchatka e tem Ricardo Darín.

Fonte:UOL

Coloquei em negrito as minhas apostas, não o que acho que vai ganhar, mas o que gostaria :P

Melhor atriz
Cate Blanchet ( "Elizabeth: A Era de Ouro")Julie Christie ("Longe Dela")Marion Cotillard ("Piaf - Um Hino ao Amor")Laura Linney ("The Savages")Ellen Page ("Juno")

Melhor ator
George Clooney ("Conduta de Risco")Daniel Day Lewis ("Sangue Negro")Tommy Lee Jones ("In the valley of Elah")Viggo Mortensen ("Senhores do Crime")Johnny Depp ("Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet")

Melhor filme
"Conduta de Risco""Onde os Fracos Não Têm Vez"'"Sangue Negro""Desejo e Reparação""Juno"

Melhor diretor
Tony Gilroy ("Conduta de Risco")Jason Reitman ("Juno")Julian Schnabel ("O Escafandro e a Borboleta")Paul Thomas Anderson ("Sangue Negro")Ethan e Joel Coen ("Onde os Fracos Não Têm Vez)

Filme estrangeiro:
"Beaufort", de Joseph Cedar (Israel); "12", de Nikita Mikhalkov (Rússia); "Mongol", de Sergei Bodrov (Cazaquistão); "The Counterfeiters", de Stefan Ruzowitzky (Áustria); e "Armadilha", de Srdan Golubovic (Sérvia).

Melhor ator coadjuvante
Casey Affleck ("O Assassinato do Jovem Jesse James pelo Covarde Robert Ford")Javier Bardem ("Onde os Fracos Não Têm Vez")Philip Seymour Hoffman ("Jogos do Poder")Hal Holbrook ("Na Natureza Selvagem")Tom Wilkinson ("Conduta de Risco")

Melhor atriz coadjuvante
Cate Blanchett ("I'm Not There)Ruby Dee ("O Gângster")Saoirse Ronan ("Desejo e Reparação")Amy Ryan ("Gone Baby Gone")Tilda Swinton ("Conduta de Risco")

Melhor filme de animação
"Ratatouille" (Brad Bird)"Tá Dando Onda" (Ash Brannon and Chris Buck)"Persépolis" (Marjane Satrapi and Vincent Paronnaud)

Melho roteiro adaptado
"O Escafandro e a Borboleta""Onde os Fracos Não Têm Vez""Desejo e Reparação""Longe Dela""Sangue Negro"

Melhor roteiro original
"Juno""Lars and the Real Girl""Conduta de Risco*"Ratatouille""The Savages"

A lista completa aqui

Danielle Mística

2 comentários:

e.fuzii disse...

O Brasil estando fora é menos um que tenho para torcer contra.
O grande "eu não quero que vença" desse ano vai para "Onde os Fracos...".

Minha grande decepção fica pela falta de Cronenberg entre os diretores, já que ele leva "Senhores do Crime" nas costas sozinho.

Anônimo disse...

Olha achei péssimo terem escolhido " O ano etc..." porque esse filme, apesar de ter sido realizado com muito cuidado, é muito chato!!!! Desculpe a minha franqueza... mas o Cao já fez coisas tão melhores, e eu sou meio fã dele, porém esse filme não dá. Achei é bom que ficou fora do Oscar. Acho que os avaliadores, como eu, piscaram em algumas partes do filme.