sábado, 19 de maio de 2007

[CSI] Especial Season Finale 7: Living Doll.


Diferentemente de Grave Danger - que foi ação e suspense do início ao fim, esse season finale deu conta do suspense e de responder algumas perguntas.

Início do episódio, Grissom e Brass vão apartamento de Trevor Dell (um dos filhos de Ernie Dell), e o encontram morto.

Grissom: Tenho medo que o assassino das maquetes...


...tenha estado aqui antes.


Sara acredita que o MK (miniature killer = assassino das maquetes) seja o responsável pela morte de Trevor Dell. Grissom, no entanto, não está muito convencido dessa teoria porque não encontrou a miniatura e porque o boneco encontrado só combina parcialmente com o estado em que a vítima foi encontrada.

Grissom: é difícil dizer. Ainda não encontrei a miniatura, apenas isso.


Sara insite e aponta para o frasco de alvejante.


Grissom deixa que Sara coordene a investigação.

Grissom: (o caso)É todo seu, minha querida.


Também são esclarecidos os mistérios em torno das imagens de uma boneca ensangüentada que foram encontradas nas miniaturas e porque alvejante é o 'gatilho' que faz Natalie cometer os assassinatos.

Esta cena faz parte de um flashback em que o pai de Natalie conta o motivo que o fez dá-la para adoção. Aqui, vêem-se as irmãs na casa da árvore: Cloe (4 anos) e, atrás, Natalie (6 anos).


Esta cena (ainda no flashback) mostra quem era a boneca nas miniaturas: Cloe.


Agora é a vez de explicar porque Natalie tem o trauma com alvejante; não foi por causa de um abuso na infância - como Hodges e Grissom haviam suposto anteriormente, mas devido ao choque de ver o pai chorando enquanto limpava o sangue de Cloe usando esse produto.


O momento em que Sara é seqüestrada:


A miniatura mostra um acidente, esse screenshot é do momento em que Grissom tira o carro para ver melhor a boneca.


Ao encontrar o carro de Sara, Brass diz acreditar que ela foi seqüestrada.

Brass: Encontramos o carro de Sara, mas ela está desaparecida. Não há sinal dela.


Nick, Warrick, Greg e Catherine estão analisando a nova miniatura quando Grissom entra na sala e revela a identidade do MK: Natalie Davis. O que surpreende a todos, entretanto, é o fato de que ela já estava trabalhando para o serviço de limpeza do prédio há um mês.

Grissom: O nome dela é Natalie Davis... Ela trabalha para o nosso serviço de limpeza.


Os CSIs observam que há o número de uma placa na miniatura do carro. As informações que constam no banco de dados do departamento indicam que o carro, um Mustang vermelho, envolvera-se em um acidente há seis semanas.

Greg: ...CSI no caso: Sara Sidle.


Ao passar as fotos do caso, Grissom vê que Natalie estava observando a cena do acidente enquanto ele e Sara trabalhavam. Um flashback mostra Grissom tirando a algo do ombro de Sara e tocando, suave e demoradamente, o braço dela.


Warrick: Não entendo. O que Sara faria com alvejante?


Finalmente, Grissom chega a uma conclusão e explica aos outros do que tudo isso se trata:

Grissom: É diferente. Essa garota me tem como responsável pela morte de Ernie Dell. Eu tirei a vida da única pessoa que ela amou, então ela está fazendo o mesmo comigo.


Dizem que "para bom entendedor, meia palavra basta". Bem, não haveria jeito mais no estilo de Grissom do que esse para ele revelar seu relacionamento com Sara.

Ele continua:

Grissom: Não se trata de uma reação psicótica à palavra 'alvejante', uma irmã morta ou uma boneca... noturlittlebisquedoll.


'Noturlittlebisquedoll' é o nickname de Natalie em um fórum (na internet) para troca de informações sobre miniaturas, detalhe: o mesmo fórum do qual Grissom participa. Assim que percebe isso, ele vai a sua sala e - depois de confirmar o nickname - liga para o promotor público (general attorney) para pedir um mandado contra Natalie Davis.



Assim que a polícia chega ao apartamento, Natalie foge dando início à perseguição. Sofia se surpreende ao ver o local onde as miniaturas eram feitas. A perseguição não dura muito, depois de alguns passos na rua Natalie desmaia e é encontrada por Nick e Warrick.

Já no LVDP, Grissom e Brass conversam na sala de interrogatório B, enquanto observam a garota, que está na sala A. Brass não perde a oportunidade de usar de seu senso de humor irônico quando diz: "Eu poderia trazer um galão de alvejante e despejar nela para forçá-la a contar onde Sara está, mas agir assim não está de acordo com as normas do departamento". Então Grissom pede para conversar com Natalie, sozinho.

Depois de se apresentar, Grissom inicia a conversa dizendo que talvez não devesse fazer este tipo de comentário, mas é um grande fã de Natalie.


Grissom: Trabalho na polícia técnica há vinte e dois anos, já investiguei mais de dois mil homicídios e você é, de longe, a melhor que eu já vi.

Diz que tem pensado nela há alguns meses e que tentou fazer o que ela faz, construiu uma maquete.

Grissom: Imagino se é possível jogar sem cometer qualquer erro.

Grissom: ... e o jeito que você matou Sara.

Natalie: Não matei Sara.

Natalie: Isso é sobre ela? Ela, ela, ela... É sempre sobre ela.

Grissom: Não, não é, Natalie. É sobre você.

Grissom: Natalie, escute-me, diga-me onde ela está. Natalie, por favor diga-me onde Sara está... [Natalie se perde no próprio devaneio e começa a cantar a música "The Little Bisque Doll"] Pare, pare com isso! Diga-me onde Sara está!




Ela ainda está viva.

O jeito é esperar o premiere 8.


Eu esperava que, ao falar para todos do relacionamento com Sara, Grissom mostrasse um pouquinho mais de emoção, ainda assim achei legal porque tem tudo a ver com o jeito 'enigmático' do personagem. No entanto, a falta de um tom mais emocionado naquela cena foi compensada pela raiva quando Grissom perde o controle e grita com Natalie, "Tell me where Sara is!" salvou a cena.

A ação, que ficou faltando no season finale, deve ficar para o próximo premiere.

Tatiane Grissom

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando Sara é sequestrada,nas análises de cenas,num flashback a natalie observando Sara e grissom trabalhando na cena de uma batida de um carro-um Mustang vermelho- e Grissom tira uma alça de bolsa do ombro de Sra, acariciando-a.Alguém sabe dizer se realmente esta cena existiu e qual foi o capítulo?Um abraço a todos